Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê: outros espaços e formas de gestar os museus em São Paulo / Secretário de Cultura de SP deixa cargo e critica Serra

Secretário de Cultura de SP deixa cargo e critica Serra

Por Fernanda Mena para a Folha de São Paulo em 11/04/2005.

FERNANDA MENA
da Folha de S.Paulo

O secretário de Cultura de São Paulo, Emanoel Araújo, 64, renunciou ao cargo ontem por meio de uma carta dirigida ao prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), e enviada exclusivamente à Folha.

Na carta de seis páginas, o agora ex-secretário de Cultura justifica sua saída da pasta. O documento, no entanto, não foi enviado por ele a Serra, que não quis comentar a demissão --primeira baixa da administração tucana na cidade.

Celebrado no meio cultural como autor da transformação da Pinacoteca do Estado nos anos 90, o artista plástico e curador Emanoel Araújo foi pivô de polêmicas com os tucanos desde que foi anunciado como futuro gestor da pasta da Cultura do governo Serra.

Durante o período de transição, Araújo não escondeu seu apoio à candidatura de Marta Suplicy (PT) à reeleição. Depois de assumir a pasta, rivalizou publicamente com a gestora estadual da Cultura, Cláudia Costin.

A gota d'água da demissão de Araújo, no entanto, ocorreu na última sexta-feira, durante reunião de Serra com seu secretariado para avaliação dos cem primeiros dias de governo.

Na ocasião, o prefeito --conhecido por seu perfil centralizador-- anunciou duas medidas na área da cultura que Araújo, então secretário da pasta, desconhecia: a instalação do acervo do MAC (Museu de Arte Contemporânea) e a ampliação do MAM (Museu de Arte Moderna) no pavilhão da Prodam (Companhia de Processamento de Dados do Município) no parque Ibirapuera e uma articulação entre a prefeitura e a Fundação Roberto Marinho para criar dois museus (o Museu da Criança e o Museu do Futebol) no Quintal da Luz (centro).

"Devolvo-lhe esta secretaria desejando que se faça mesmo o Museu da Criança na "cracolândia", mas rogo que não se esqueça de incluir nesse espaço essas crianças abandonadas ao infortúnio da sorte", escreveu Araújo.

"Faça o Museu do Futebol, mas não esqueça a Pinacoteca Municipal guardada na reserva técnica do Centro Cultural São Paulo", provocou o ex-secretário.

"Coloque na Prodam o MAM e o MAC (...). Faça-o como se faz usualmente com o arranjo de um quarto de despejo, mas não toque com sua impropriedade no Museu Afro-Brasil porque este é uma conquista de anos", ameaçou.

Foi no Museu Afro-Brasil, do qual Araújo é criador e diretor, que o desentendimento entre Serra e o ex-secretário ficou evidente. No sábado, convidado para o lançamento do catálogo "Brasileiro, Brasileiros", Serra não apareceu.

Na carta dirigida ao prefeito, Araújo discorre sobre a infra-estrutura da secretaria --que chama de "espaço tratado como pocilga"-- e ataca seu antecessor, o secretário da gestão Marta Suplicy (PT), Celso Frateschi.

"A minha saída justifica-se por ter sido internado sem nenhuma infra-estrutura numa secretaria desprovida de recursos humanos, "apagando incêndios" deixados pelo meu antecessor, que eu, ingenuamente, desconhecia. Mas, como ele é ator, soube interpretar muito bem o seu papel."

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u50266.shtml