Você está aqui: Página Inicial / Dossiês / Dossiê: outros espaços e formas de gestar os museus em São Paulo / Virando museu: Transformação de edifícios históricos em espaços culturais

Virando museu: Transformação de edifícios históricos em espaços culturais

Pinacoteca de São Paulo, em 30/11/2021.

 

No dia 23 de novembro foi anunciado o início da construção de um novo edifício para a Pinacoteca, a Pina Contemporânea. O projeto de autoria do escritório Arquitetos Associados prevê a requalificação do antigo edifício da Escola Estadual Prudente de Morais, também localizado no Parque da Luz, para sua adequação às demandas de um museu de arte contemporânea. Ocupar edifícios existentes e transformá-los em museus é uma característica que acompanha a história da Pinacoteca. Além da Pina Luz e da Pina Estação, a Pina Contemporânea, numa intervenção que transformará o antigo edifício escolar, marcará um novo momento da instituição e de seu diálogo com a cidade. Dessa forma, a Pinacoteca de São Paulo promove a mesa redonda virtual “Virando museu: Transformação de edifícios históricos em espaços culturais” que contará com a participação de 4 escritórios de arquitetura atualmente envolvidos em projetos de edifícios culturais que utilizam espaços existentes, que preservam e/ou recuperam suas estruturas com novos programas, para apresentar seus trabalhos e debater o tema.
Programa:
16h – Abertura Jochen Volz (Diretor Geral da Pinacoteca de São Paulo) Valeria Piccoli (Curadora Chefe da Pinacoteca de São Paulo)
16h10: PINACOTECA CONTEMPORÂNEA
Arquitetos Associados
Carlos Alberto Maciel Graduado pela Faculdade de Arquitetura da UFMG, onde também defendeu seu Mestrado [2001] e Doutorado [2015], ambos em Teoria e Prática da Arquitetura. É atualmente professor na graduação em Arquitetura da UFMG.
Paula Zasnicoff Cardoso Graduada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, cursou Mestrado em Teoria e Prática da Arquitetura ne UFMG, concluído em 2007. Foi professora na Escola da Cidade, em São Paulo e atualmente leciona na graduação em Arquitetura da UNI-BH e IBMEC.
16h30: AMPLIAÇÃO DO MASP (Edifício Pietro Maria Bardi)
Metro Arquitetos
Gustavo Cedroni Arquiteto e urbanista formado pela FAAP. Trabalhou com os arquitetos Pedro Paulo de Melo Saraiva e Eduardo Colonelli. Em 2002 passou a trabalhar no escritório METRO ARQUITETOS ASSOCIADOS, do qual tornou-se sócio em 2007. Participou da Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2006, com uma vídeo-instalação. Deu aulas no Instituto Europeu de Design de São Paulo em 2010 e, em 2012, trabalhou no escritório OMA de Nova York, pertencente ao arquiteto holandês Rem Koolhaas.
16h50 – Debate 17h10: MUSEU NACIONAL
Ateliê de Arquitetura e H+F Arquitetura
Fabiana Araújo Formou-se em 2010 em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, obteve título de mestrado em Projeto Urbano pela Harvard Graduate School of Design em 2013. Foi sócia do escritório Fábrica Arquitetura entre 2013 e 2017, onde trabalhou desde 2004. Colaborou, entre 2007 e 2009, no escritório do arquiteto Christian de Portzamparc, em Paris, e em 2012, no escritório regional da ONU-Habitat, no Rio de Janeiro. Foi professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRJ. Desde 2017 é doutoranda na área de Teoria, Projeto e História da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
Pedro Ivo Freire Arquiteto e urbanista pela Escola da Cidade em 2009, já colaborou com arquitetos como João Filgueiras Lima, SANAA e Paulo Menda da Rocha. Atualmente é professor da Escola da Cidade, sócio da Guará Arquitetura e autor do projeto do novo Museu Nacional em colaboração com os escritórios H+F e Atelier de Arquitetura e Desenho Urbano.
17h30: MUSEU DO IPIRANGA
H+F Arquitetura
Pablo Hereñú Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, onde também obteve os títulos de Mestre [2007] e Doutor [2016]. Titular da empresa Hereñú+Ferroni Arquitetos desde 2002. Professor de Projeto na Escola da Cidade, São Paulo, desde 2002 e foi Professor Visitante da Universidade da Florida – EUA, em 2007.
Eduardo Ferroni Arquiteto e Urbanista formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, tornou-se Mestre pela mesma instituição em 2008. Titular da empresa Hereñú+Ferroni Arquitetos desde 2002. Professor de projeto na Escola da Cidade, São Paulo, desde 2002. 17h50 – Debate e encerramento A mesa redonda online acontecerá no dia 01 de dezembro de 2021 às 16h00 no Youtube da Pinacoteca de São Paulo. A mediação da mesa será feita por Jochen Volz e Valéria Piccoli. Esta atividade é uma contrapartida social para o projeto captado via lei de incentivo Federal que teve como resultado a elaboração de todos os pré-projetos e projetos necessários para o inicio das obras. Transmissão com interprete/tradução em libras. Não é necessário fazer cadastro antecipadamente.
17h50 – Debate e encerramento
A mesa redonda online acontecerá no dia 01 de dezembro de 2021 às 16h00 no Youtube da Pinacoteca de São Paulo. A mediação da mesa será feita por Jochen Volz e Valéria Piccoli.
Esta atividade é uma contrapartida social para o projeto captado via lei de incentivo Federal que teve como resultado a elaboração de todos os pré-projetos e projetos necessários para o inicio das obras.
Transmissão com interprete/tradução em libras. Não é necessário fazer cadastro antecipadamente.