Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2012 / Boletim eletrônico Nº 386 - IBRAM

Boletim eletrônico Nº 386 - IBRAM


null

Boletim eletrônico Nº 386 - Ano IX - 5 a 12 de janeiro de 2012 null
    www.museus.gov.br

notícias

Inscrições para Semana Nacional de Museus seguem até o fim do mês


Museu do Ouro na 9 semana de museus
nullMês do Museólogo nas Redes Sociais: conheça os ganhadores de publicações do Ibram
 
nullPrexifos de telefones do Ibram mudam nesta sexta
 
nullInstituições inscrevem para exposições temporárias em 2012
 
nullConcurso vai escolher marca da Década do Patrimônio Museológico
 
nullMuseu de Artes e Ofícios promove programação de férias
 
nullCasa da Hera promove “Férias no Museu”
 
nullInhotim recebe doações para vítimas das enchentes
 
nullProjetoCultura abre inscrições para novos cursos em março
 

agenda

null Cinema e História – A idade média no cinema
null Oded Ezer: Tipocriaturas
null Bonecas
null Passagem de Som
null Bonomi – Entre a gravura e a arte pública
null Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida: Irmãos de Travessas e Travessias em Tatuí
null Anticorpos – Fernando & Humberto Campana 1989-2009
null Cine Segall
null A Beleza da Natureza
null VI Feira de Troca de Livros
null Retrospectiva Salões da Primavera
null Cursos de Férias
null Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário
null Sarau Lírico
null Oficinas de Férias

cursos e oficinas

null Mediação em museus e centros de ciência: teoria e prática
null Curso de Iniciação ao texto literário
null Oficinas Culturais

Links

null www.icom.org.br
null www.cofem.org.br
null www.ibermuseus.org

notícias

Inscrições para Semana Nacional de Museus seguem até o fim do mês


Estão abertas até o dia 31 de janeiro as inscrições para a 10ª Semana de Museus. A temporada de eventos é promovida pelo Ibram/MinC em parceria com os museus brasileiros, em comemoração ao Dia Internacional de Museus (18 de maio), e será realizada entre os dias 14 e 20 de maio.

Em 2012, terá como tema “Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações”, escolhido pelo Conselho Internacional de Museologia (ICOM).

Seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são alguns exemplos de ações que vêm sendo realizadas pelas instituições participantes a cada edição.

Podem participar museus e outras entidades culturais. O Ibram espera um novo recorde de instituições participantes e eventos inscritos. Em 2011 foram mais de 3 mil atividades em 994 instituições de todo o país.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Ibram (http://eventos.museus.gov.br/). A instituição que tiver dúvidas pode entrar em contato pelo email cpgii@museus.gov.br ou pelos telefones (61) 3521-4122 ou 3521-4135.

topo

Mês do Museólogo nas Redes Sociais: conheça os ganhadores de publicações do Ibram

Por conta das celebrações em torno do Dia do Museólogo, cuja data nacional é 18 de dezembro, o Ibram/MinC lançou no final de 2011 uma ação voltada a divulgar as publicações do instituto nas redes sociais.

Para participar, bastava seguir o perfil do Ibram no microblogue Twitter , na página de relacionamento no Facebook ou no canal de vídeo no Youtube e compartilhar um conteúdo relacionado à profissão de museólogo, aos museus da rede Ibram/MinC ou museus brasileiros de forma geral.

O resultado da promoção foi divulgado nesta quinta-feira (5) no site do Ibram. Confira a lista de ganhadores aqui.

topo

Prexifos de telefones do Ibram mudam nesta sexta

A partir desta sexta-feira (6), os prefixos dos telefones da sede do Instituto Brasileiro de Museus, em Brasília, vão mudar. Os números, que antes começavam por 2024, serão substituídos pelo prefixo 3521. Os ramais permanecerão inalterados.

topo

Instituições inscrevem para exposições temporárias em 2012

Diversos museus e instituições culturais estão com editais abertos para a seleção de exposições temporárias em 2012.

O Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), recebe inscrições até o dia 26 de janeiro para o Edital Público de Exposições Temporárias 2012. Mais informações no blog do Museu: museuvictormeirelles.blogspot.com

Já o Museu do Diamante (Ibram/MinC) recebe propostas até o dia 14 de março. O concurso contemplará cinco projetos de exposição de arte contemporânea ou tradicional, a serem realizados na sala de exposições temporárias do Museu do Diamante. Informações sobre o concurso podem ser solicitadas pelo endereço eletrônico md.programaexposicao@museus.gov.br.

Outras instituições também estão com inscrições abertas. É o caso da Pinacoteca Universitária da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Museu Eugênio Teixeira Leal, de Salvador (BA), do Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul e do Museu de Arte de Blumenau. Mais informações aqui.

topo

Concurso vai escolher marca da Década do Patrimônio Museológico

O Programa Ibermuseus lançou na última segunda-feira (2) convocatória para a escolha da logomarca oficial da Década do Patrimônio Museológico (2012-2022).

A marca escolhida será utilizada em todos os eventos e documentos relacionados à Década, que culminará em 2022 com o cinquentenário da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, documento que impulsionou os museus e a museología social nos países ibero-americanos.

As inscrições para o concurso podem ser feitas até 2 de fevereiro no portal do Programa Ibermuseus, neste link. Poderão participar artistas gráficos e estúdios de design de todos os países ibero-americanos.

topo

Museu de Artes e Ofícios promove programação de férias

O Museu de Artes e Ofícios, de Belo Horizonte (MG), promove este mês a 9º edição do projeto “Estação da Brincadeira”, que traz uma programação especial voltada ao público infantil durante o período das férias escolares.

A Estação da Brincadeira foi elaborada pelo Setor Educativo do Museu de Artes e Ofícios e acontece desde 2008, sempre com novidades na programação. O objetivo é promover visitas lúdicas através da interação com o acervo permanente e discutir as relações sociais de trabalho com o público infanto-juvenil.

Este ano, o projeto acontece nos dias 24 a 27 e 31 de janeiro, sempre às 14h e prevê apresentação idealizada pela contadora de histórias Sandra Lane e o músico Vilmar de Oliveira, que por meio de uma história com sombras vão instigar as crianças a conhecer sobre o museu e os ofícios representados no acervo.

A participação de grupos pode ser agendada pelo telefone (31) 3248-8621.

topo

Casa da Hera promove “Férias no Museu”

O Museu Casa da Hera, do município de Vassouras (RJ) também oferece programação especial para o público infantil durante as férias de janeiro.

Todos os projetos educativos regulares do museu ocorrerão ao longo dessa semana como parte do projeto “Férias no Museu”, que acontece entre os dias 24 e 27 de janeiro. Cineclube, Contação de Histórias, Ecoclube e Clube de Leitura integram a programação.

Para mais informações, entre em contato pelos telefones (24) 2471-2961/2471-2930 ou casadahera@museus.gov.br

topo

Inhotim recebe doações para vítimas das enchentes

As fortes chuvas que caíram no município mineiro de Brumadinho nos últimos dias deixaram a cidade em estado de alerta e impossibilitaram o funcionamento do Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico Inhotim devido à interdição das estradas de acesso. O espaço está fechado desde a última terça-feira (3).

O Inhotim está recebendo doações para as vítimas das enchentes. Roupas, cobertores, alimentos não perecíveis, colchões, água potável e produtos de limpeza e higiene pessoal podem ser encaminhados para a para o escritório do instituto em Belo Horizonte (Rua Antônio de Albuquerque, 911, Savassi ).

Como incentivo, o Inhotim oferece uma cortesia para cada doação de pessoa física destes itens de maior urgência. Mais informações pelo telefone (31) 3194-7300.

topo

ProjetoCultura abre inscrições para novos cursos em março

O espaço cultural ProjetoCultura, em parceria com a Fundação Ema Klabin , está com inscrições abertas para vários cursos de curta duração que se iniciam em março de 2012.

As oportunidades são para os cursos “História da Arte Universal”, “Arte brasileira contemporânea: introdução a uma história sem fim”, “Pequenas Histórias da Alimentação”, “História da Arte – Civilizações Pré-Colombianas”, “Núcleo de Escrita Criativa”, e “Grandes religiões e o problema do mal”.

Com linguagem acessível e atual, as aulas serão ministradas por conceituados especialistas na própria Fundação, em um espaço privilegiado no Jardim Europa. O ProjetoCultura fica na Rua Portugal, 43 – Jardim Europa, São Paulo.

Informações pelos telefones 3081-5845/2339.0767 ou no site www.projetocultura.com.br

topo

Agenda

 

Cinema e História – A idade média no cinema

O quê: O ciclo Cinema e História – A idade média no cinema exibe o filme Robin Hood, de Ridley Scott, seguido de discussão com a Profª Me. Rita Boeira Campos.
Quando: Neste sábado, 7 de janeiro, às 15h.
Onde: Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, Rua dos Andradas, 959, Centro Histórico de Porto Alegre (RS)
Informações: (51) 3225-8757

 

topo

 

Oded Ezer: Tipocriaturas

O quê: A mostra, formada por mais de 50 obras, revela o hibridismo do trabalho do artista-designer, sua identidade contemporânea e internacional, com traços peculiares da cultura e do alfabeto hebraico.
Quando: Até este domingo, 8 de janeiro.
Onde: Caixa Cultural Brasília (SBS, Quadra 4 | Brasília-DF)
Informações: www.caixa.gov.br/caixacultural ou (61) 3206-9448

 

topo

 

Bonecas

O quê: Exposição da artista plástica Rosana Spritzer que reúne 14 esculturas de figuras femininas produzidas a partir de barro de diferentes cores, que define a etnia de cada boneca.
Quando: Até este sábado, 7 de janeiro.
Onde: Café do Porto (Padre Chagas, 293 | Porto Alegre- RS)
Informações: (51) 3346-8385

 

topo

 

Passagem de Som

O quê: A exposição consiste em uma gravação do som ambiente do centro do Rio de Janeiro reproduzida por caixas de áudio 5.1 dispostas da marquise da Funarte. A obra do chileno Rodrigo Paglieri convida à reflexão acerca das relações entre arquitetura, urbanismo e as formas de ocupação do homem no espaço da cidade modernista.
Quando: Até este domingo, 8 de janeiro.
Onde: Marquise do Complexo Cultural Funarte (SCS, Brasília)
Informações: www.funarte.gov.br

 

topo

 

Bonomi – Entre a gravura e a arte pública

O quê: Mostra que reúne cerca de 250 obras da artistas Maria Bonomi
Quando: Até este domingo, 8 de janeiro.
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Brasília
Informações: (61) 3108-7600

 

topo

 

Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida: Irmãos de Travessas e Travessias em Tatuí

O quê: A exposição aborda a relação literária e pessoal entre os poetas modernistas Oswald de Andrade e Guilherme de Almeida, por meio de imagens e documentos. Abrangendo, sobretudo, o decênio de 1916 a 1925, a mostra enfoca as peças de teatro “Mon Coeur Balance” e “Leur Ame” (1916), escritas por ambos, em francês, com a pretensão de fundar o teatro moderno brasileiro.�
Quando: Até 8 de janeiro. De terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.
Onde: Museu Paulo Setúbal (Praça Manoel Guedes, 98 | Tatuí-SP)
Informações: (15) 3251-4969

 

topo

 

Anticorpos – Fernando & Humberto Campana 1989-2009

O quê: Últimos dias para conferir a exposição dos irmãos Campana, conhecidos mundialmente por suas obras que reúnem gêneros entre o popular e o erudito. Além da mostra, dividida em núcleos, os visitantes também poderão conhecer a biografia dos irmãos através de filmes, fotos e a partir das duas cadeiras que marcaram o início da carreira da dupla.
Quando: Até 15 de janeiro.
Onde: (Rua Álvares Penteado, 112 – Centro |São Paulo – SP)
Informações: (11) 3113-3651/3652

 

topo

 

Cine Segall

O quê: Exibição dos filmes Um dia (Lone Scherfig, Inglaterra, 2011) e A pele que habito (Pedro Almodóvar, Espanha, 2011).
Quando: Nesta quinta-feira (5), respectivamente às 17h10 e 19h20.
Onde: Museu Lasar Segall (Rua Berta, 11 – Vila Mariana | São Paulo-SP)
Informações: www.museusegall.org.br

 

topo

 

A Beleza da Natureza

O quê: Exposição da artista plástica Kitty Harvill que mostra as belezas naturais da Mata Atlântica, especialmente de suas espécies ameaçadas de extinção. É a primeira mostra da artista no Brasil e parte da renda obtida com os ingresso vai ser doada para a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental.
Quando: 10 a 31 de janeiro
Onde: Espaço Cultural Mokiti Okada (ao lado do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba)
Informações: (41) 3327 1998

 

topo

 

VI Feira de Troca de Livros

O quê: Exposição e troca de livros com atividades recreativas e educativas.
Quando: De 11 a 13 de janeiro, das 9h às 17h.
Onde: SESC Arapiraca (R. Manoel Cazuza, S/N, Bairro Santa Edwiges | Arapiraca-AL)
Informações: (82) 3482-2402

 

topo

 

Retrospectiva Salões da Primavera

O quê: Exposição de 39 obras do acervo do Museu de Arte Moderna de Resende (MAM) que receberam prêmios de aquisição nos Salões da Primavera durante as edições realizadas entre os anos de 1985 e 1994.
Quando: De 2 a 31 de janeiro. De segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.
Onde: Museu de Arte Moderna de Resende (Rua Dr. Cunha Ferreira, 104 – Centro Histórico |Resende-RJ)
Informações: (24) 3360-6155 ou www.mamresende.blogspot.com

 

topo

 

Cursos de Férias

O quê: Durante o mês de janeiro, o Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (MARCO) oferece três cursos de férias: desenho mangá (criação de personagem e pintura), pintura em madeira e estamparia em tecido.
Quando: Mangá: 16 a 20 de janeiro (primeiro módulo) e 23 a 27 de janeiro (segundo módulo); pintura em madeira: 26 e 27 de janeiro; estamparia em tecido: 17 a 20 de janeiro. Sempre das 14h às 17h.
Onde: Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Rua Antônio Maria Coelho, 6000, Parque das Nações Indígenas | Campo Grande-MS)
Informações: (67) 3326-7449, das 12h30 às 17h30

 

topo

 

Festa do Reinado de Nossa Senhora do Rosário

O quê: As festas em louvor a Nossa Senhora do Rosário são manifestações religiosas e culturais que remontam ao início da colonização mineira. Durante as festividades, grupos afro-brasileiros manifestam sua devoção cantando, dançando e tocando instrumentos musicais nas chamadas Congadas/os ou Congos. Para este ano, são aguardadas 40 Guardas de Congo de varias cidades mineiras, envolvendo aproximadamente 3.000 pessoas entre foliões, congadeiros e Irmãos do Rosário.
Quando: De 3 a 8 de janeiro.
Onde: Rua Pe. Viegas, 61. Bairro Pe. Faria | Ouro Preto-MG
Informações: (31) 8797 0856 ou amigosdoreinadoop@gmail.com

 

topo

 

Sarau Lírico

O quê: Na primeira edição de 2012 do projeto Quintas no Museu, que traz saraus sempre na primeira quinta-feira de cada mês, o Museu de História da Medicina traz a soprano Gladys Gonçalves, o tenor Isaías Costa e o pianista Silvio Corrêa.
Quando: Nesta quinta-feira, 5 de janeiro.
Onde: Museu de História da Medicina (Av. Independência, 270 – Centro |Porto Alegre-RS)
Informações: (51) 3029 2900

 

topo

 

Oficinas de Férias

O quê: Para promover a socialização entre crianças de 6 a 12 anos, durante as férias escolares, o Museu Índia promove oficinas sobre Pintura com Nanquim, Confecção de Pau de Chuva, Modelagem em Argila e Pintura e Xilogravura em Sabão, além de visita a uma aldeia.
Quando: De 9 a 13 de janeiro.
Onde: Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Rua Coroados, nº 521 Centro |Tupã-SP)
Informações: (14) 3491-2333 ou contato@museuindiavanuire.org.br

 

topo

Cursos e Oficinas

 

Mediação em museus e centros de ciência: teoria e prática

O quê: Curso promovido pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).
Quando: Dia 23 de janeiro, das 13h às 17h. Inscrições de 2 a 13 de janeiro, das 9h às 17h.
Onde: Museu de Astronomia e Ciências Afins (Rua Gal Bruce, 586 – São Cristóvão | Rio de Janeiro-RJ)
Informações: (21) 3514-5229 ou 3514-5305

 

topo

 

Curso de Iniciação ao texto literário

O quê: Neste primeiro módulo do trabalho, o poema é o texto que amplia a perspectiva de uma ação com a linguagem. Essa opção tem, entre outras vantagens, a de romper com certos mecanismos estereotipados da escrita e revelar que é possível apropriar-se do material coletivo representado pela linguagem de forma mais pessoal. Há turmas às terças, quartas, quintas-feiras e sábados.
Quando: Inscrições a partir de 4 de janeiro no Museu – Início das aulas nos dias 13, 14, 15 e 17 de março de 2012
Onde: Museu Lasar Segall (Rua Berta 111 | São Paulo-SP)
Informações: www.museusegall.org.br

 

topo

 

Oficinas Culturais

O quê: As Oficinas Culturais do Estado de São Paulo abrem inscrições para a programação de férias: de janeiro a março. Serão oferecidas atividades gratuitas de formação e capacitação de público. Na Oficina Oswald de Andrade acontece o workshop de Gestão Cultural, coordenado pela produtora Sonia Kavantan. O ciclo de leituras dramáticas Melodramas do Picadeiro ocorre na Oficina Amácio Mazzaropi. Já os cineastas Jeferson De e Philippe Barcinski são os responsáveis pelo projeto Orquestra Locomotiva, na Oficina Alfredo Volpi.
Quando: Inscrições a partir desta quinta-feira, 5 de janeiro – oficinas de janeiro a março.
Onde: São 240 cursos no interior e na capital paulista.
Inscrições: www.oficinasculturais.org.br

 

topo

 



Imprimir o boletim

 

 


Para receber o e-museus no seu e-mail ou sugerir pauta, envie e-mail para: ascom@museus.gov.br - com antecedência mínima de 10 dias.

Informativo produzido pela Assessoria de Comunicação do Ibram/MinC.

 

null       

 

         

 
Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM :: Ministério da Cultura © 2009 / 2012