Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2012 / Curso - Cinema e arte contemporânea - Instituto tomie Ohtake

Curso - Cinema e arte contemporânea - Instituto tomie Ohtake

Cinema e Arte Contemporânea
Pedro França e Patrícia Mourão.
 
Instituto Tomie Ohtake - SP
5a - 19-22
 
duração: 4 meses, a partir de 1 de março
 
 
 
O curso pretende discutir as aproximações recentes entre os campos do Cinema e das Artes Visuais a partir de olhares históricos, teóricos e formais.
 
Da perspectiva da produção artística,  parece cada vez mais indefinida a fronteira separando os dois campos, no momento em que a imagem em movimento já não tem o cinema como arena central de discussão. Também os artistas, no sentido oposto, apropriam-se das formas do cinema seja para mediar seu interesse por outras disciplinas (antropologia, etnografia, etc.), seja para promover uma discussão geral sobre o próprio estatuto da imagem. 
 
Do ponto de vista institucional, desde a documenta X, em 1997, tem sido comum a presença de cineastas em grandes exposições. O mesmo acontece com galerias e feiras, enquanto as salas de cinema recebem com crescente frequência produções de artistas visuais. 
 
As aulas serão centradas na análise de filmes de artistas e cineastas como Georges Melies, Marcel Duchamp, Salvador Dalie  Luis Buñuel, Jonas Mekas, Michael Snow, Andy Warhol, Stan Brakhage, Jean Luc Godard, Straub e Huillet,  Chantal Akerman, Pedro Costa, William Kentridge, David Claerbout, Anri Sala, Fischl e Weiss, Eija Liisa Athila, Marcel Broodthaers, Christian Marclay, Tacita Dean, Bill Viola, Marcelo Pedroso etc.
 
mais informações: 
 
Pedro França pedrofranca84@me.com
Patrícia Mourão mourao.pat@gmail.com
 
Instituto Tomie Ohtake
Rua dos Coropés, 88, Pinheiros  São Paulo
T: 11 2245-1900/ 2245-1937
 
 
 
Pedro  França 
 
Curador, artista e professor. Formou-se em Desenho Industrial pela PUC-Rio (2006). Mestre em História pelo Programa de Hitória Social da Cultura da PUC-Rio (2011), com dissertação sobre a pintura de Édouard Manet. Foi curador da programação de eventos da 29a Bienal de São Paulo (2010) e da Exposição 'Cavalos de Tróia', no Itaú Cultural (2011).  É professor de História da Arte na Escola de Artes Visuais do Rio de Janeiro (desde 2006), no Instituto Tomie Othake - SP e no MAM - SP (desde 2010). É coordenador do programa de debates e palestras do programa de Aprofundamento da EAV - Parque Lage. 
 
Patrícia Mourão
 
Doutoranda do Programa de Pós Grqaduação em Meios e Processos Audiovisuais da ECA - USP; Mestre em comunicação e semiótica pela PUC‐SP. Organizou as mostras O cinema de Chantal de Akerman (CCBB , 2009), O cinema de Pedro Costa (CCBB, 2010), Harun Farocki: por uma politização do olhar (Cinemateca Brasileira, 2010); David Perlov: Epifanias do Cotidiano (Instituto Moreira Salles e Cinemateca Brasileira, 2011); O cinema de Naomi Kawase (CCBB, 2011) e Straub-Huillet (CCBB, 2012).  É colaboradora do Forumdoc.bh (Festival de cinema e vídeo etnográfico de Belo Horizonte).