Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2012 / Pós-graduação Arte e Diversidade Cultural

Pós-graduação Arte e Diversidade Cultural

Público Alvo 
É destinado aos graduados nas áreas de Artes Visuais, História, Pedagogia, Comunicação e também aos profissionais que atuam ou pretender atuar em instituições de ensino, Ong’s, museus, centros culturais, setores educativos, mediação cultural e áreas afins.
 
Proposta
O curso atualiza e especializa profissionais da área das Ciências Humanas nos temas da Cultura Africana, Afro-Brasileira, Indígenas e de outras minorias; contribui para a superação da reconhecida carência dos Professores da Educação Básica e do Ensino Médio no trato com os conteúdos dessa temática, conforme a Lei n° 10.639, de 09 de janeiro de 2003 e Lei Nº 11.645, de 10 março de 2008; suscita vocação para a pesquisa em Diversidade Cultural. 
É ministrado numa abordagem multidisciplinar, com os aportes da História, Arte e Filosofia.
 
Matrículas
UNICASTELO - Pós-Graduação Lato Sensu
Rua Carolina Fonseca, 584, Itaquera -  UNICASTELO - Campus São Paulo
São Paulo, São Paulo, 08433-030
2070-0242
 
Cristiane Lima - Secretária
 
Gracielle Dantas Macedo – Secretária
 
 
Disciplinas
 
• Metodologia do Trabalho Científico;
• Seminários Acadêmicos de Preparação ao TCC;
• Tópicos avançados em Estudos Pós-Graduados;
• Filosofia e Arte Africana e Afro-brasileira;
• Religiões e Sociedades Africanas e Afro-Brasileiras;
• Ensino da História e Cultura Africana e Indígena: Desafios e Inovações; 
• Arte e estética Africana;
• Arte Afro-brasileira; 
• Arte e estética Indígena;
• Inclusão Social em Espaços e Projetos de Educação e Cultura;
• Estudos em Cultura Visual;
• Direitos Culturais das Minorias.
 
 
Carga Horária
450 horas
 
Período de Realização
Previsão de Início: Fevereiro 2012
 
Periodicidade: Dois encontros mensais aos sábados,  em período integral.
 
Duração Prevista: 
18 meses
 
Local de realização do curso
UNICASTELO - Campus São Paulo
Rua Carolina Fonseca, 584 – Itaquera
 
Certificação 
Este curso confere a titulação de ESPECIALISTA e está em conformidade com a resolução do MINISTERIO DA EDUCAÇÃO, Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação Nº. 01 DE 8 DE JUNHO DE 2007 publicada no DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Nº 109.
 
Coordenador do Curso:
Prof. Ms. José Souza Ferreira da Silva
 
Docentes do Curso
 
Bas’Ilele Malomalo
Doutorado em Sociologia pela UNESP/FCLAr, Docente da Historia e Cultura Africana e Afro-Brasileira na Unicastelo. Pesquisador do Centro de Estudos das Línguas e Culturas Africanas da UNESP e do Tubaman Institute, Canadá. Tem-se dedicado na capacitação de professores e na formação de novos profissionais.
 
José Souza Ferreira da Silva
Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica e graduado em Licenciatura em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado. É coordenador e professor do curso de licenciatura em Artes Visuais, da Universidade Camilo Castelo Branco. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Arte/Educação. Trabalhou com a formação de professores de Artes. 
 
Milton Silva dos Santos
Mestre em Ciências Sociais/Antropologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem ampla experiência como educador atuando no Museu Afro-brasil e em diversas exposições e museus.
 
Valdemar Gomes de Sousa Júnior
Mestre e Bacharel em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Leciona atualmente na Universidade Camilo Castelo Branco ( Unicastelo) disciplinas ligadas a Temática Étnico-Racial (História e Cultura Indígena e História e Cultura Afro-Brasiliera) nos cursos de Letras, Artes Visuais, Pedagogia e História. Leciona história na Rede Pública desde 1995. Foi bolsista da Fundação Ford.
 
Viviane Panelli Sarraf
Mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de São Paulo. Especialista em Museologia pelo MAE-USP. É doutoranda no Programa de Comunicação e Semiótica da PUC-SP. Recebeu prêmios e títulos nacionais e internacionais. Tem publicações na área de acessibilidade cultural e ministra cursos em parceria com diversas organizações brasileiras. Organizou em novembro de 2008 o Encontro Regional de Acessibilidade em Museus em parceria com a Fundação Dorina Nowill para Cegos e com o Museu de Arte Moderna de São Paulo, projeto pioneiro no Brasil. 
 
Para mais informações:
Rua Carolina Fonseca, 584
Fones: 2070-0242