Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2014 / Bolsa Iberê Camargo 2014 é lançada nesta quinta-feira

Bolsa Iberê Camargo 2014 é lançada nesta quinta-feira

Na próxima quinta-feira, 24 de abril, às 19h no auditório da Fundação, será lançada a Bolsa Iberê Camargo 2014, destinada a jovens artistas de todo o Brasil ou estrangeiros residentes.

A ideia do encontro é contar as experiências de participantes da edição de 2013, apresentar os locais de residência oferecidos aos selecionados desta edição e tirar dúvidas a respeito das inscrições. Laura Cogo, produtora cultural da Fundação, vai falar sobre as mudanças na edição deste ano e orientar a elaboração do portfólio e do projeto.

"A Bolsa Iberê Camargo é uma das mais importantes do país, pois permite o desenvolvimento de potencialidades e conhecimentos de artistas que estão começando sua carreira. A parceria com respeitadas instituições estrangeiras promove um intercâmbio cultural e artístico que oportuniza a esses artistas uma grande troca de conhecimentos e experiências. Além disso, a edição 2014 da Bolsa Iberê Camargo amplia a contribuição da Fundação Iberê a um maior número de artistas, incentivando a criação de projetos digitais especialmente para serem vistos no nosso site e, ainda, oferece vivências e aprendizados no Ateliê de Gravura", explica Laura.

Além da conversa com a produtora, três artistas contemplados pela edição de 2013 – Jander Rama, que participou do Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura; Ana Tomimori, que fez residência em Kiosko, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia; e Mariana Xavier, que realizou residência no MAMbo, em Bolonha, na Itália – vão contar para o público como foram suas experiências e os desdobramentos em seu trabalho proporcionados pela Bolsa.

“Participar da Bolsa Iberê Camargo foi incrível não só pela residência em Bolonha em si, mas também pelo trabalho que pude desenvolver lá e que foi pensado especificamente para esta ocasião. Foi uma experiência totalmente diferente de tudo o que eu já tinha feito, o que refletiu no trabalho artístico, que acabou sendo completamente diverso de minha produção anterior, abrindo novos caminhos e possibilidades na minha prática como artista”, relata Mariana Xavier.

Na edição de 2014, os participantes poderão se inscrever para viver e trabalhar por dois meses na Casa de Velázquez, em Madri, na Espanha; na Kuenstlerhaus Bremen, na Alemanha; ou para trabalhar no Ateliê de Gravura da Fundação, pelo programa Artista Convidado, durante duas semanas.

A novidade desta edição é que os participantes terão a possibilidade de desenvolver projetos especialmente para o Ateliê, e não somente para as residências no exterior. Além disso, serão escolhidos seis artistas para criar um trabalho inédito para o site da FIC – substituindo as reportagens sobre sua produção anterior que eram feitas até então.

O período de inscrições vai de 28 de abril a 27 de julho, e as residências no exterior ocorrem de 15 de outubro a 15 de dezembro de 2014.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.iberecamargo.org.br/bolsa. Mais informações pelo telefone 3247.8000 ou pelo e-mail bolsa@iberecamargo.org.br.

 

Fundação Iberê Camargo

Av. Padre Cacique, 2000 .

CEP 90810-240 .

Porto Alegre . RS . Brasil