Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2014 / Casa da Hera oferece atividades gratuitas

Casa da Hera oferece atividades gratuitas

No ano de 2014 o Museu Casa da Hera teve intensa programação voltada ao grande público, são os chamados Projetos Educativos e Oficinas que fizeram o número de visitantes aumentar, apesar do fechamento temporário da Casa principal para obras de reparo.

 

Fazem parte do Projeto Educativo atividades como o Ecoclube, em que os participantes tem contato com o processo de plantio e manutenção de uma horta orgânica, o Cineclube, em que há exibição de filmes temáticos, com debate e dinâmica e a Prática de Slackline, esporte que desenvolve equilíbrio, persistênca e concentração. As Oficinas buscam exercitar a imaginação, raciocíno e habilidades manuais, como a Oficina de Xadrez, onde os integrantes são as peças do jogo em um tabuleiro gigante e jogam com orientação dos monitores, a Oficina de Materiais Reciclados, em que todos são convidados a construir objetos , Oficina de pipas, entre outras.

 

A equipe do museu insere essas atividades desde 2009, quando o IBRAM começou a orientar as instituições a adotarem práticas que aproximassem a comunidade ao espaço do museu. Além das atividades, a chácara e o circuito externo da Casa da Hera estão abertos para visitação, das 13 às 17 horas nos finais de semana e a partir das 10 horas nos dias de semana. Há também uma exposição de fotos sobre a história da casa e da família Teixeira Leite para quem quiser conhecer mais sobre o museu, que no momento encontra-se em reforma.

 

Museu Casa da Hera

O Museu Casa da Hera foi a casa urbana da família Teixeira Leite, uma das mais importantes no vale do Paraíba do Sul nas primeiras décadas do século XIX, durante o apogeu do café. A casa foi preservada pela filha, Eufrásia Teixeira Leite, que após a morte dos pais, deixou a casa trancada, com recomendação que deixassem-na intocada. Devido a essa exigência, a Casa foi preservada como era na época, aos moldes de uma construção do início do século XIX.

Eufrásia, por sua vez, tornou-se um símbolo de mulher progressista, foi para o exterior e tornou-se primeira mulher brasileira a investir em finanças, multiplicou a riqueza da família tornando-se uma das mulheres mais ricas e poderosas da época. O Museu Casa da Hera desperta a curiosidade de muitos à procura de parte da história da Eufrásia, que não deixou herdeiros mas encaminhou todos seus bens à filantropia.

 

 

Programação:

Prática de Slackline:

Data: 29/11, sábado

Hora: 14 às 16h

Faixa Etária Livre

Entrada Franca

(necessária inscrição)

 

Ecoclube:

Data:13/12

Hora: 14 às 16h

Faixa Etária: Até 13 anos

Entrada Franca

(necessária inscrição)

 

As inscrições para as atividades podem ser feitas pelos telefones: (24) 2471-2930 | e (24) 2471- 2961 ou por email: casadahera@museus.gov.br

 

As atividades Cineclube, Oficina de Xadrez e Oficina de Material Reciclado são voltadas para escolas, ocorrem de acordo a disponibilidade das escolas em datas comemorativas ou sob demanda.

Serviço:

Local: Museu da Casa da Hera

Rua Dr. Fernandes Jr., 160, Centro, Vassouras, RJ

Telefone: (24) 2471-2930 | (24) 2471- 2961

casadahera@museus.gov.br

www.casadahera.museus.gov.br