Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2014 / Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental

Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental

21 a 23 de maio 2014
Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental

Oriente-se: Ampliando Fronteiras

Oriente-se: Ampliando Fronteiras

A Pós-Graduação de História da Arte da Unifesp e o  Grupo Outros Orientes vêm a público divulgar as diretrizes do evento Oriente-se: Ampliando Fronteiras – Encontro Internacional de Pesquisadores em Arte Oriental, que será realizado nos dias 21 de maio de 2014 no Anfiteatro Boris Casoy – Unifesp e, nos dias 22 e 23 de maio na Pinacoteca do Estado de São Paulo. O Encontro reunirá pesquisadores de Arte Oriental do Brasil, juntamente com especialistas internacionais convidados, visando inovar e ampliar o entendimento da Arte e da História da Arte que geralmente, em nosso país, ainda está circunscrito ao Ocidente. Propõe-se, a partir da ampliação das perspectivas que discutem a fronteira Oriente/Ocidente, questionar os paradigmas que fundamentaram essas áreas de pesquisa por um longo período. Tal visão compreende o mundo como território global que reconhece a fecundidade das diferenciações culturais, concebe a pluralidade e a copresença de universos distintos e de suas manifestações.

Grupo de Pesquisa Outros Orientes

Formado por pesquisadores nas áreas de História da Arte, Artes Visuais e áreas afins, o Grupo é a primeira iniciativa de reunir pesquisadores em Arte Oriental no Brasil e vem atuando como um fórum permanente, ao promover a troca de experiências e de conhecimento científico nas diferentes regiões do Brasil.
Tem como objetivo consolidar os estudos da Arte Oriental em nosso país considerando o crescente interesse que esse espaço geográfico vem adquirindo na contemporaneidade, promovendo, a partir das recentes revisões historiográficas, a discussão da produção artístico-cultural de origem oriental, bem como de sua circulação e recepção em diferentes geografias.

Fez o seu I Encontro de Pesquisadores em Arte Oriental - Oriente-se: Estado da Questão, no Rio de Janeiro, em 2012; e organizou o Simpósio: Entre Orientes e Ocidentes, no 22º Encontro da ANPAP, em Belém, em outubro de 2013.