Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2014 / Itinerância 18º Festival Videobrasil — São Carlos

Itinerância 18º Festival Videobrasil — São Carlos

Itinerância 18º Festival Videobrasil — São Carlos

Convite | Itinerância 18º Festival — São Carlos

São Carlos e Campinas recebem as primeiras exposições do projeto Itinerância 18º Festival de Arte Contemporânea SESC_VideobrasiI, com obras premiadas e menções honrosas

 

Um travesti que cultua Orixás e um pastor evangélico se contrapõem enquanto habitam o mesmo corpo, em ruas do Centro de Salvador, Bahia; em Mali, um vilarejo abandonado é ocupado por corpos flamejantes; conversas em família reconstituem a formação do Estado de Israel. Três exemplos da diversidade de temas, personagens e culturas expressas no conjunto das 14 obras premiadas pela mostra competitiva Panoramas do Sul do 18º Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. A partir de maio, estes trabalhos começam a circular por cidades do Brasil e do mundo com a edição 2014-2015 do projeto de Itinerâncias do Festival. Duas mostras já estão agendadas. A primeira delas, na unidade do Sesc São Carlos, com abertura no dia 6 de maio e visitação até 20 de julho. Em seguida, os trabalhos seguem para o Sesc Campinas, para exposição de 29 de julho a 05 de outubro.

Em São Carlos, a mostra vai apresentar o registro da performance vencedora do Grande Prêmio da 18ª edição do Festival, O Samba do Crioulo Doido, de Luiz de Abreu (Brasil), junto com as nove obras em vídeo e videoinstalações vencedoras dos prêmios de residências artísticas. São elas Funfun, de Ayrson Heráclito (Brasil); Tomo, de Bakary Diallo (Mali); My Father, de Basir Mahmood (Paquistão); Doméstica, de Gabriel Mascaro (Brasil); Journey to a Land Otherwise Known, de Laura Huertas Millan (Colômbia); We Are One, de LucFosther Diop (Camarões); The Sun Glows Over the Mountains, de Nurit Sharett (Israel); Pipe Dreams, de Ali Cherri (Líbano) e Sergio e Simone, de Virgínia de Medeiros (Brasil). Na abertura da exposição, dia 06 de maio, às 19h, acontece o primeiro encontro dos Programas Públicos da Itinerância, com mesa de abertura com a participação de curadores do 18º Festival, ao lado de pesquisadores e professores da região, no Teatro do Sesc São Carlos.

Em Campinas, o encontro de abertura se repete, no dia 29 de julho (em horário a confirmar), no Espaço Programas Públicos, novamente com a presença de curadores do festival e pesquisadores locais. Nesta cidade, além dos dez trabalhos premiados, serão expostas também as quatro obras que receberam Menções Honrosas no Festival: Rabeca, de Caetano Dias (Brasil); Brisas, de Enrique Ramirez (Chile); 9493, de Marcellvs L. (Brasil); e Motherland, de Sherman Ong (Malásia).

Além da exposição das obras do 18º Festival, tanto no Sesc São Carlos quanto em Campinas serão instalados nos espaços expositivos terminais para acesso à Videoteca VB, com cerca de 1.300 obras do Acervo Videobrasil. No mesmo local, outros computadores disponibilizam acesso ao Canal VB, seção audiovisual do site do Videobrasil onde são exibidos os programas da série Videobrasil na TV; registros de encontros de Programas Públicos; entrevistas e depoimentos de artistas, curadores e convidados; além de making of e registros das performances  que aconteceram nas dezoito edições do Festival.

Também estará disponível para o público, neste mesmo local, acesso à PLATAFORMA:VB, uma ferramenta online para pesquisa e experimentação em arte que explora e expande as relações entre os conteúdos gerados pelas ações do Videobrasil. Na plataforma, há mapeamentos de curadores convidados e conteúdo sobre as obras em exposição, selecionados pelos próprios artistas. Nela é possível entender mais sobre o processo de elaboração dos trabalhos, conhecer as referências dos artistas e acessar links para fotos e vídeos que eles mesmos selecionaram  por terem importância em suas pesquisas criativas.