Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2014 / IV Colóquio Internacional Educação e Visualidade – pedagogias em trânsito

IV Colóquio Internacional Educação e Visualidade – pedagogias em trânsito

IV Colóquio Internacional Educação e Visualidade – pedagogias em trânsito

http://pedagogiasemtransito.wordpress.com/

IV Colóquio Internacional Educação e Visualidade – pedagogias em trânsito
Santa Maria, RS, Brasil, 03 à 05 de setembro de 2014
EVENTO GRATUITO

Sobre o Colóquio

O IV Colóquio Internacional Educação e Visualidade: pedagogias em trânsito é a somatória dos esforços de quatro Programas de Pós Graduação que trabalham com Arte e Educação: Programa de Pós Graduação em Arte da UnB, Programa de Pós Graduação em Arte e Cultura Visual, da UFG, Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, da UFPE e Programa de Pós Graduação em Educação, da UFSM. Este evento contou, desde a primeira edição com a parceria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM-RS) – mediante a participação do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC-UFSM). Igualmente contou com a significativa colaboração da Universidad de La República (UDELAR), de Montevidéu, no Uruguai, mediante a atuação do núcleo de investigação “cultura visual, educación y construcción de identidad”, da Escuela Nacional de Bellas Artes.

A seguir, o histórico das edições anteriores: Em 2007, por iniciativa e sob a coordenação do Prof. Dr. Belidson Dias, do Departamento de Artes Visuais (VIS/UnB), e com o apoio da UFG, realizou-se o I Colóquio Internacional Visualidade e Educação, em Brasília/DF. O objetivo, naquele momento, foi o de aproximar o Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte,Educação e Cultura, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS), ao Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação, da Faculdade de Artes Visuais da FAV/ UFG, bem como às atividades do PPG-Arte,VIS/UnB. Como desdobramento, entre outras ações e contribuições, publicou-se o livro Educação e Visualidade (2008), com textos dos autores convidados para o I Colóquio. Este evento teve como eixo temático Os Fundamentos e Princípios da Educação da Cultura Visual.

O II Colóquio teve como tema Imagens em Deslocamento, com a ênfase dada as práticas e experiências em Educação da Cultura Visual. Foi realizado em Goiânia/GO, na FAV/UFG, sob a coordenação do prof. Dr. Raimundo Martins e da profa. Dra Irene Tourinho. A programação foi dividida em quatro seções temáticas: Cultura e visualidade: questões em curso; Fundamentos e experiências em cultura visual; Educação à Distância: possibilidades em cultura visual; Cibercultura, ciberespaco e cultura visual. Decidiu-se manter a mesma estrutura para a publicação de um número especial da VIS – Revista do Programa de Pós-Graduaçãoem Arte da UnB (2009), dossiê coordenado pelo prof. Dr. Belidson Dias, cujo texto está disponibilizado na internet.

Em 2011, o III Colóquio Internacional Educação e Visualidade foi realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na cidade de João Pessoa/PB sob a coordenação do prof. Dr. Erinaldo Alves do Nascimento e do Prof. Dr. Elydio dos Santos Neto (in memorian). Como desdobramento, publicou-se, na Revista n. 11, do Laboratório de Artes Visuais da UFSM, o dossiê temático: Visualidade e Educação – Incômodos.

O IV Colóquio Internacional Educação e Visualidade de 2014 será sediado na Universidade Federal de Santa Maria com a temática – pedagogias em trânsito. Os responsáveis pela organização serão os professores do Centro de Educação: Profa. Dra. Marilda Oliveira de Oliveira e Prof. Dr. Marcelo Andrade Pereira e os professores do Centro de Artes e Letras: Prof. Dr. Leonardo Charréu e Prof. Dr. Lutiere Dalla Valle.

Sessões TEMÁTICAS

1. Metodologias e abordagens de pesquisa em educação e arte

2. Performance, processos de subjetivação e produção de pesquisa

3. Pedagogias críticas e pós críticas nas pesquisas em educação e arte

4. Experiências educativas em educação e arte

Objetivos

  • Fortalecer os grupos de pesquisas envolvidos e a discussão acadêmica sobre temas relacionados à pesquisa em educação e arte;
  • Promover discussões teóricas e conceituais sobre processos de pesquisa na área de educação e a arte;
  • Contribuir para a divulgação das pesquisas dos acadêmicos da pós graduação em educação e arte;
  • Fortalecer propostas de intercâmbio com pesquisadores nacionais e internacionais que discutam a Educação e a arte;
  • Socializar com a comunidade participante do evento as investigações desenvolvidas no campo da educação e da arte.

PÚBLICO ALVO

Mestrandos e doutorandos dos programas de pós graduação das instituições parceiras, graduandos, pesquisadores e profissionais da área de educação interessados na temática em pauta.

Realização

Laboratório de Artes Visuais (LAV), Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) e Linha de Pesquisa ‘Educação e Artes’ do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado e Doutorado em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria-RS.