Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2014 / Lançamento do Projeto Curatorial da 10ª Bienal do Mercosul

Lançamento do Projeto Curatorial da 10ª Bienal do Mercosul

 Lançamento do Projeto Curatorial da 10ª Bienal do Mercosul

Coletiva de imprensa apresentou projetos curatórios da Bienal do Mercosul (Foto: Renato Soder/RBS TV)

Apesar de estar programada apenas para setembro de 2015, o projeto curatorial da 10ª Bienal do Mercosul foi lançado nesta terça-feira (25) em Porto Alegre. Uma coletiva de imprensa reuniu o presidente da Fundação Bienal do Mercosul, José Antonio Fernandes Martins, e toda a equipe curatorial. Com o título provisório “Mensagens de Uma Nova América” o evento retoma o intuito de priorizar a arte produzida nos países da América Latina.

A exposição terá o historiador e crítico de arte Gaudêncio Fidelis como curador-chefe. A equipe curatorial é formada pelo curador-adjunto Márcio Tavares e pelos curadores-assistentes Carmen Cebreros Urzaiz, Fernando Davis, Raphael Fonseca, Ramón Castillo Inostroza e Regina Teixeira de Barros.

Conforme a organização, esta edição buscará promover a visibilidade, a legibilidade e a recepção da produção artística dos países através de uma exposição de grande envergadura que irá se construir em torno da produção mais relevante da região. A exposição pretende dar conta de um considerável número de “pontos cegos” deixados pela crítica e pela historiografia, trazendo à superfície obras cuja contribuição artística ainda não recebeu a merecida consideração crítica.

Quatro grandes campos conceituais compõem a 10ª Bienal do Mercosul: A Jornada da Adversidade, A Insurgência dos Sentidos, O Desapagamento dos Trópicos e A Jornada Continua. Cada um deles será composto por uma ou mais mostras, além de atividades voltadas para a formação profissional no campo curatorial e o desenvolvimento de um Programa Educativo relacionado.

Fonte: http://goo.gl/CTIwoA