Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2014 / Lançamento Portfolio #3

Lançamento Portfolio #3

Lançamento Portfolio #3

Revista Portfolio #3

Revista Portfolio #3: http://revistaportfolioeav.rj.gov.br/edicoes/03/

Todas as edições disponíveis em: http://revistaportfolioeav.rj.gov.br/edicoes.html

 

Editorial Portfolio #3

A Revista Portfolio, produzida pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage, vinculada a Secretaria de Estado de Cultura, abrange diversas áreas do conhecimento e da prática artística. Assim, traz entre seus articulistas convidados, críticos, historiadores e artistas dos mais variados campos de pesquisa.

Lançar o terceiro número da Portfolio diante da cena da arte contemporânea, cada vez maior e mais frenética, significa enfrentar alguns desafios como o de compreender a real função (ou vocação) de uma revista digital realizada por umas das mais importantes escolas de artes visuais do país e, a partir daí, abordar temas e assuntos de interesse, eleger artistas e suas exposições no Brasil e no exterior, priorizar matérias que por alguma razão tornam-se prementes e ainda, dar destaque àqueles que não conseguem espaço nos grandes veículos de comunicação.

Esta edição traz três entrevistas com grandes nomes da arte brasileira – Thereza Miranda, Paulo Bruscky e Suzana Queiroga – e reúne ensaios sobre a obra de artistas internacionais como Tacita Dean, Francesca Woodman e Ron Muek.

A Portfolio publica ainda um comovente depoimento de Eduardo Coutinho, falecido no início do ano. A entrevista fez parte da programação do Cinelage, evento que reúne importantes nomes do vídeo, do cinema e das artes. A participação de Coutinho no Cinelage de agosto de 2013 incluiu a exibição de “Santo Forte”, seguida de debate.

Lilian Zaremba e Carlos Alberto Mattos fazem um relato de suas impressões sobre a última Documenta de Kassel; Anna Bella Geiger, Fernando Cocchiarale e Marcelo Campos entrevistam três artistas do Programa Aprofundamento – um dos principais projetos da EAV Parque Lage, pelo qual são responsáveis. Em “Notas sobre a Formação do Artista” escrevem ainda sobre a experiência de estar à frente do Programa.

Vera Saboya, Superintendente de Leitura da Secretaria de Estado de Cultura, nos relata em entrevista, detalhes sobre a implantação e reforma das Bibliotecas Públicas do Estado do Rio de Janeiro – uma das mais importantes ações da gestão de Adriana Rattes à frente da SEC.

Lenora de Barros encerra a edição com o poema sonoro “Ping Pong”. A matéria sobre a artista conta com o texto curatorial de Gloria Ferreira sobre a exposição “Umas e Outras”, realizada na Casa de Arte Laura Alvim e uma entrevista concedida a Marilia Martins.

Fruto de discussões de seu Conselho Editorial formado por Angela Leite Lopes, Anna Bella Geiger, Carlos Alberto Mattos, Flora Sussekind, Glória Ferreira, Guilherme Bueno e Lilian Zaremba, e do trabalho colaborativo da equipe de funcionários da EAV Parque Lage, em conjunto com a jornalista Marilia Martins e a empresa de tecnologia Monocromo, a Portfolio é lida por mais de 15.000 pessoas a cada mês. Estes números confirmam a importância de uma publicação com o perfil da Porftolio – profundo, diverso, múltiplo e reflexivo.

 

Cláudia Saldanha
Diretora da EAV Parque Lage