Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2014 / Latitude traz colecionadores e formadores de opinião ao Rio de Janeiro

Latitude traz colecionadores e formadores de opinião ao Rio de Janeiro

Latitude participa do Projeto Carnaval da Apex-Brasil e traz colecionadores e formadores de opinião ao Rio de Janeiro

Os colecionadores, oriundos da França, da Bélgica e dos Estados Unidos, visitarão Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, para conhecer o que há de melhor em arte contemporânea e ver os desfiles de Carnaval

Organizado pela Apex-Brasil, o Projeto Carnaval envolve 45 empresas brasileiras e 27 entidades setoriais

 

O Latitude – platform for Brazilian art galleries abroad, parceria entre a

Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira

de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) traz ao Brasil

quatro colecionadores para conhecer o mercado de arte brasileiro. Eles

visitarão instituições e galerias de arte em São Paulo e Rio de Janeiro,

além do Instituto Inhotim, em Minas Gerais. A iniciativa tem como objetivo

capitalizar a grande visibilidade do Carnaval brasileiro no mundo para

atrair compradores, formadores de opinião e investidores estrangeiros ao

Brasil.

 

A ação faz parte do Projeto Carnaval, realizado pela Apex-Brasil desde 2009

e que este ano traz 314 convidados estrangeiros para participar de agendas

de negócios em vários estados brasileiros, entre 24 de fevereiro e 11 de

março. Importadores e formadores de opinião de mais de 50 países estão no

Brasil com o objetivo de conhecer de perto os produtos e as empresas

brasileiras, estreitar relacionamento comercial e fechar negócios. A

expectativa é de que o Projeto Carnaval resulte em mais de US$ 340 milhões

em negócios para as 45 empresas brasileiras participantes, além de

fortalecer a percepção dos produtos e serviços do Brasil no mercado

internacional.

 

Os participantes também acompanharão o desfile das escolas de samba no Rio

de Janeiro, em um ambiente preparado para receber os convidados como se

estivessem no interior de uma casa brasileira, com móveis e decoração de

empresas e artistas nacionais. Os alimentos servidos aos convidados também

serão usados para divulgar os produtos brasileiros.

 

Realizada em parceria com entidades de diversos segmentos da economia, a

ação intensifica o relacionamento entre empresas brasileiras e

internacionais e, em seis anos, já teve a presença de mais de 1.500

convidados gerando negócios para mais de 35 setores da economia brasileira.

 

 

Sobre o Projeto Latitude

 

O Projeto de Promoção Internacional do Mercado de Arte Contemporânea

Brasileiro foi criado em 2007 pela Apex-Brasil em parceria com a Fundação

Bienal de São Paulo e o segmento de galerias nacionais do mercado primário

com o objetivo de fomentar as exportações brasileiras deste setor.

 

Em 2011, a Fundação Bienal de São Paulo passou a gerência do projeto para

ABACT. Hoje, o projeto Latitude representa 47 galerias de arte contemporânea

em seis diferentes estados brasileiros, promovendo o trabalho de cerca de

mil artistas.

 

Informações à imprensa

tel.: 55 (11) 3062 6399

Diego Sierra -  diego@agenciaguanabara.com.br

Laila Abou - laila@agenciaguanabara.com.br