Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2014 / Menninghaus trata dos mecanismos envolvidos na apreciação das obras de arte

Menninghaus trata dos mecanismos envolvidos na apreciação das obras de arte

Menninghaus trata dos mecanismos envolvidos na apreciação das obras de arte

Winfried Menninghaus

Embora um dos objetivos primários das artes seja mover a audiência, há poucos estudos psicológicos dedicados a compreender o que isso significa. Essa lacuna vem sendo preenchida pelo pesquisador alemão Winfried Menninghaus, que no dia 20 de março, às 15 horas, faz no IEA a conferência O Que Significa Ser Movido por uma Obra de Arte?

No encontro, Menninghaus apresentará os resultados do projeto de pesquisa que vem desenvolvendo com o objetivo de estabelecer o "ser movido" e o "ser tocado" como conceitos de emoção genuínos e de revelar o papel que desempenham na apreciação estética. De acordo com o pesquisador, "isso inclui uma nova perspectiva sobre a consagrada questão do prazer estético associado a emoções negativas".

Membro titular da Academia de Ciências Berlin-Brandenbur, Menninghaus é diretor-fundador do Instituto Max Planck de Estética Empírica, Alemanha, criado em 2013 com a proposta de usar métodos científicos para investigar as bases psicológicas, neurais e socioculturais das percepções, avaliações e preferências estéticas. Suas pesquisas concentram-se na estética filosófica, evolutiva e empírico-psicológica; em modelos, fenômenos de fronteira e funções da estética na mitologia e no mundo da vida; e na literatura desde 1750, com ênfase no romantismo alemão e na literatura do século 20.

A abertura da conferência estará a cargo de Helmut Galle, professor de literatura alemã do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

Aberto ao público, gratuito e sem necessidade de inscrição, o evento será em inglês, com tradução simultânea. Haverá transmissão ao vivo pela web. A Sala de Eventos do IEA fica na rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar (localização). Para mais informações, envie mensagem para sedini@usp.br.