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Projeto Latitude em SP-Arte 2014

Projeto Latitude aproveita a SP-Arte para trazer informações inéditas sobre as dinâmicas do mercado de arte contemporânea no Brasil
Projeto Latitude em SP-Arte 2014

SP-Arte. Montagem 2014 obras chegando! | www.sp-arte.com

Lançamento da 3ª Pesquisa Setorial LatitudeOnde: Pavilhão da Bienal

Sala do Conselho - 3º andar

Terça-feira, 1º de abril, às 11h30.

(Imprescindível confirmação de presença para entrada no prédio).

 

A 3a edição da Pesquisa Setorial Latitude afirma que 90% das galerias participantes do Projeto aumentaram o volume de negócios em 2013. O setor caminha a passos cada vez mais largos para a internacionalização, com 75% das galerias participando de feiras internacionais. O Projeto Latitude é realizado em parceria pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasl) com o objetivo de promover o setor brasileiros de galerias de arte no mercado internacional.

 

Fonte de informação sobre o mercado primário de arte no Brasil, a Pesquisa Setorial Latitude traz em sua 3ª Edição informações e análises a partir das respostas dadas por 45 galerias associadas ao Projeto Latitude ou à ABACT.  As galerias respondentes informaram um aumento médio de 27,5% do volume de negócios em 2013. O número representa um crescimento de cinco pontos percentuais frente à média de 2012, de 22,5%. Isso significa que o setor permanece dinâmico e em expansão, confirmando a tendência já observada na 1ª edição da pesquisa, que indicou um crescimento acumulado de 44% no biênio de 2010-2011.

 

“Dentre as principais razões desse crescimento se encontram o excelente posicionamento das galerias nos mercados nacional e internacional e o crescente número de colecionadores”, diz a responsável pela pesquisa, Ana Letícia Fialho.

 

75% das galerias participantes da pesquisa realizaram vendas para o mercado internacional em 2013, 15% a mais do que em 2012.

 

A pesquisa será lançada em evento no dia 1º de abril, em São Paulo (serviço ao final do release) e apresentará números como o volume das exportações e o número de obras vendidas no período.

 

O mercado é jovem e em constante expansão, o que se estende ainda no número de artistas. De um universo de mil nomes, 15% deles foram apresentados ao mercado em 2013. Além disso, as galerias seguem crescendo também sua equipe: 60% delas contrataram profissionais em 2013.

 

A pesquisa foi conduzida por Dra. Ana Letícia Fialho, pesquisadora e consultora do Latitude – Platform for Brazilian Art Galleries Abroad. O Latitude é um projeto resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para a promoção do setor brasileiro de galerias de arte contemporânea no mercado internacional.

 

Nesta edição, a Pesquisa Setorial contou com a colaboração inédita da consultoria londrina  ArtTactic. O diretor geral desta empresa especializada em estudos de mercado de arte, Anders Petterson, desenvolveu um capítulo dedicado à percepção dos colecionadores estrangeiros sobre o mercado de arte contemporânea brasileiro

 

Vendas Nacionais e Internacionais

A Pesquisa Setorial identificou que as vendas domésticas representaram 85% dos negócios realizados pelo setor em 2013 contra 15% para o mercado externo. Essa proporção permaneceu inalterada em relação ao ano de 2012 , mas  o destino das vendas chegou a quase 30 países em 2013. Na liderança encontram-se, por ordem de grandeza: Estados Unidos, Inglaterra, França e Suíça. Pela primeira vez, a Colômbia também  foi apontada como um dos principais destinos de vendas.

 

Percepção do mercado brasileiro no exterior

Segundo o levantamento da ArtTactic, há um grande interesse e confiança por parte dos colecionadores internacionais no mercado brasileiro. 40% dos colecionadores internacionais já adquiriram obras de artistas brasileiros e 74% pretendem adquirir nos próximos cinco anos.

 

54% dos colecionadores internacionais acreditam que o mercado brasileiro irá se desenvolver nos próximos doze meses e 66% deles estão confiantes a respeito do crescimento para os próximos cinco anos.

 

Dentre esses colecionadores, 88% percebeu ainda a qualidade da produção brasileira como um dos principais pontos fortes desse mercado e 55% deles considera um dos destaques do mercado sua forte e sofisticada base de colecionadores.

 

Imersão de curadores e jornalistas internacionais na produção artística brasileira

Ainda por ocasião da SP-Arte, o Projeto Latitude traz ao Brasil um grupo de convidados internacionais para mais uma Art Immersion Trip, ação voltada para apresentar a cena de arte brasileira a importantes formadores de opinião estrangeiros promovendo relacionamento e trocas culturais.

 

Para esta edição, serão recepcionados pelo Projeto 17 profissionais do mundo da arte que farão uma agenda de 3 dias em São Paulo, conhecendo a feira além de outros espaços culturais da cidade, e seguirão a Minas Gerais onde visitarão o Centro Cultural Inhotim.

 

Estes curadores, críticos, jornalistas e diretores de instituições atuam em países como os Estados Unidos, México,, França, Inglaterra, Itália e Suíça.Desde 2007 o Projeto Latitude já trouxe ao Brasil quase cento e cinquenta profissionais, compradores e formadores de opinião internacionais e, dentre seus resultados mais significativos, a iniciativa dobrou o número de curadores interessados na cena artística do país, mostrando ser uma importante plataforma para a geração de projetos, parcerias e negócios.

 

 

Informações à imprensa:

Agência Guanabara

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Diego Sierra – diego@agenciaguanabara.com.br

Laila Abou – Laila@agenciaguanabara.com.br

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