Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2015 / Simpósio Internacional Orson Welles no Festival do Rio

Simpósio Internacional Orson Welles no Festival do Rio

ORSON WELLES IN RIO
Centro Cultural Banco do Brasil

Encontros com os mais importantes críticos e especialistas na vida e obra do diretor.

Sexta-feira, 9/10, 15h - Teatro I

ORSON AOS 100: UM PANORAMA, com James Naremore (Indiana University)

ORSON WELLES NA ESPANHA, com Esteve Riambau (Filmoteca de Catalunya)

Mediação: Adalberto Müller (Universidade Federal Fluminense)

 

James Naremore foi professor de cinema na Indiana University e é autor do clássico The Magic World of Orson Welles (livro obrigatório para qualquer estudo sobre o cineasta) e de um estudo-chave sobre o cinema noir americano, More Than Night. Aqui ele apresenta um balanço sobre a importância da produção cinematográfica de Welles e discute o futuro das suas obras inacabadas e filmes em processo de restauração.

Esteve Riambau, autor de Orson Welles: Una España imortal e de um documentário sobre Orson Welles na Espanha, fala sobre a longa relação do diretor americano com o país de Cervantes, focando especialmente Falstaff (Chimes at Midnight). Riambau é Diretor da Filmoteca de Catalunya.

Sábado, 10/10, 10h30 - Teatro I

ORSON WELLES E O CINEMA NOVO, com Nelson Pereira dos Santos (cineasta / Academia Brasileira de Letras)

WELLES, GLAUBER E SGANZERLA, com Joel Pizzini (cineasta)

Mediação: João Luiz Vieira (Universidade Federal Fluminense)

Os diretores Nelson Pereira dos Santos e Joel Pizzini falam nesta mesa sobre o impacto e as possíveis ou prováveis influências da obra e da pessoa de Welles no cinema brasileiro. Nelson Pereira dos Santos é um dos nomes maiores do Cinema Novo, diretor de Vidas Secas, e viveu de perto a fase gloriosa da carreira de Orson Welles nos EUA e na Europa. Joel Pizzini, por outro lado, pode falar com autoridade da quase obsessão de Rogério Sganzerla pelo diretor norte-americano, uma vez que Sganzerla é autor de quatro filmes sobre Welles, e Pizzini é justamente o autor do filme Mr. Sganzerla, no qual a figura de Welles é uma espécie de fantasma da ópera.


Sábado, 10/10, 15h - Teatro I

‘HELLO AMERICANS!’ WELLES E A POLÍTICA DE BOA VIZINHANÇA, com Darlene Sadlier (Indiana University)

IT’S ALL TRUE: WELLES E O BRASIL, com Catherine Benamou (University of California)

Mediação: João Luiz Vieira (Universidade Federal Fluminense)

Darlene Sadlier, professora emérita da Indiana University, é renomada brasilianista, tem livros e artigos publicados sobre a Política da Boa Vizinhança, sobretudo Americans All: Good Neighbor Cultural Diplomacy in World War II. Neste evento ela fala em especial sobre os programas de rádio que Welles realizou sobre e no Brasil, Hello Americans!.

 

Catherine L. Benamou, professora da University of California, escreveu o livro mais importante sobre o maior e mais significativo "fracasso" de Orson Welles: It's All True. Neste evento, vai apresentar fotos feitas durante a filmagem daquele filme no Rio e em outras cidades brasileiras, em 1942.