Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2016 / 05 / Fundaj convida: Fórum do Movimento das Imagens

Fundaj convida: Fórum do Movimento das Imagens

O Fórum do Movimento das Imagens acontecerá nos dias 25, 26 e 27 de maio, na Caixa Cultural Recife. O Fórum será um espaço para projeções e debates, com foco principalmente em práticas cinematográficas livres como o cinema experimental e vídeo-arte.



A curadoria contará com a projeção de importantes obras de acervos propostas por Philippe Alain Michaud- FR e Moacir dos Anjos- PE, assim como o programa de obras sob a curadoria de Yann Beauvais - FR, os três dias serão seguidos de debate com o Yann Beauvais, sobre conceitos cinematográficos e a produção artística contemporânea.



O Fórum do Movimento das Imagens será um espaço para projeções e debates de cinema experimental e video-arte, com curadoria de trabalhos das coleções de renomadas instituições. As três mostras contarão com apresentações de trabalhos que incidem sobre a diversidade das práticas cinematográficas, serão organizados entre Moacir dos Anjos, curador da Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Artes – Meca, da Fundação Joaquim Nabuco - Fundaj, Philippe Alain Michaud, curador das coleções de cinemado MNAM , e Yann Beauvais, para promover os intercâmbios nesta área. A primeira mostra terá curadoria de Moacir do Anjos baseada no acervo da Fundaj. A segunda mostra com curadoria de Philippe Alain Michaud do acervo das coleções de cinema do Museu Nacional de Arte Moderna Centre Georges Pompidou. A terceira mostra com curadoria do cineativista, crítico e produtor independente Yann Beauvais realiza a mostra“Videoarte e Cinema Experimental”, recheada de filmes conceituais. Após as sessões de cada mostra, Yann Beauvais comandará debates junto à plateia, identificando algum desses conceitos inspirados a partir de conceitos cinematográficos do filósofo francês Gilles Deleuze, como: espaço-qualquer, ritornelo (diferença e repetição), disnarrativo, controle, luz, movimento e velocidade. O principal propósito deste Fórum é torná-lo um instrumento de reflexão sobre a produção artística contemporânea, destacando as semelhanças e divergências existentes entre os usos dos filmes, seja instalações ou outras propostas que não exigem necessariamente a sala de cinema, mas que fazem parte deste movimento.

PÚBLICO-ALVO

Faixa etária: A partir de 18 anos. Estudantes e profissionais das artes plásticas e cinema, curadores, críticos de cinema, jornalistas e interessados em cinema, artes plásticas e estética.


LOCAL / HORÁRIO

Caixa Cultural (sala multimídia) – Rua Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife.

Horário: 19h30

Programação

Dia 25/05:
Estreia filme experimental: Anabelle Yolle, Folia, (Brasil/ França 2016, 21’)
Coprodução Brasil e França, parceria École Nationale Supérieure d'Arts Paris - Cergy e 3emeio Cultura em Movimento.
Filmes do acervo da FUNDAJ, curadoria Moacir dos Anjos

Programa 1: Metáfora da Linha

Paulo Bruscky, A Dança das partituras, (Brasil, 1982, 1’)
Paulo Bruscky, Registros, (Brasil, 1979, 4’ )
Dennis Oppenheim, A Feedback Situation, (EUA, 1971, 3’02’’)
Letícia Parente, Marca registrada, (Brasil, 1974, 8’ )
Wiliam Kentridge, Automatic Writing , (África do Sul, 2003, 2’38”)
Jonathas de Andrade, Pacífico, (Brasil,2010, 12’)
Gordon Matta-Clark, Splitting, (EUA, 1974, 10’50”)

Programa 2 : Movimentos de corpos

Ana Mendieta, Untitled (Chicken Piece, shot #2), (Cuba/ EUA, 1972, 2’57”)
Ana Mendieta Body Tracks (Blood Sign), (Cuba /EUA, 1974, 1’)
Berna Reale, Palomo, (Brasil, 2012, 3’)
Berna Reale, Imunidade, (Brasil, 2013, 3’)
Rodrigo Braga, Casulo,  (Brasil, 2010, 6’03” )
Francis Alys, El Gringo, (Belgica, 2003, 4’12”)
John Baldessari, I am Making Art, (EUA, 1971, 18’40”)

Debate: Yann Beauvais

DIA 26/05:
Filmes do acervo do MNAM, curadoria de Philippe Alain-Michaud
O sagrado 1 – Figura, desmembramento
Andre Deed, Cretinetti, Che bello ! (Itália, 1909, 10’)
Jack Smith, Flaming Creatures, (EUA, 1963, 42’)
Stan VanDerbeck, AchooMr Keroochev, (EUA, 1959, 1'30)
Martin Arnold, Pièce touchée, (Áustria, 1989, 15’)
O sagrado 2 : O lugar, a circunscisão
Rose Lowder, Qui proquo, (França, 1992 13')
Valérie Jouve, Grand littoral, (França, 2003, 20’)
Danielle Valet Kleiner, Acértate mas, (França, 2015 16')
Mike Hoolboom, Scrapbook, (Canada, 2015 18')

Debate : Yann Beauvais


Dia 27/05:

Filmes da coleção Light Cone, Curadoria Yann Beauvais
Programa 1 : Corpo em trânsito.
Paolo Gioli, Natura Obscura, (Itália, 2013, 8 ’)
Abigail Child, Elsa merdelamerdelamer ,(EUA, 2013, 3’30)
Damir Ocko, T.K, (Sérvia, 2014, 19’30)
Ryan Trecartin, K.CorealNC.K, (EUA, 2009, 33’)

Programa 2 : Olhares digitais
L, Jacques Perconte, L, (França, 2014 16')
Malcom LeGrice, Finiti, (Inglaterra, 2012, 52’)
Debate : Yann Beauvais


CURADORES:

Moacir dos Anjos
Doutor em Economia - University College London (1994). É Crítico e Curador de artes visuais, Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco desde 1990 e Professor Colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará desde 2013. Foi Diretor do Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães entre 2001 e 2006 e Pesquisador Visitante no grupo de pesquisa TrAIN - Transnational Art, Identity and Nation, na University of the Arts, em Londres, entre 2008 e 2009. Tem experiência na área de Artes Visuais, com ênfase em Teoria da Arte, atuando principalmente nos seguintes temas: arte brasileira, arte e política, cultura contemporânea e globalização. Foi curador da 29a Bienal de São Paulo (2010).

Philippe- Alain Michaud

É Crítico e Historiador de Artes Visuais, especializado em pesquisas sobre as diversas formas de cinema. É Curador da coleção de filmes do Museu Nacional de Arte Moderna no Centre Georges Pompidou, em Paris. Foi o Curador do Departemento do filme do Museu do Louvres por 10 anos. É autor de ensaios, livros e catálogos de exposições sobre cinema, arte moderna e contemporânea, tais como "Pyrotechnies: une histoire du cinema incendiare", "Sketches: Histoire de l’art, cinema", "Le Mouvement des images" e "Tapis volants". Este livro foi a primeira publicação sobre a obra de Aby Warburg em francês e "Warburg e a imagem em movimento", publicado na coleção Artefíssil.

Debatedor:

Yann Beauvais

Cineasta, Crítico e Curador Independente. Fundador do Light Cone, a mais importante cooperativa europeia de difusão do cinema experimental, ensinou estética e história do cinema experimental no Studio Le Fresnoy, na Universidade Paris 3 – Sorbonne Nouvelle e na Universidade da Flórida. Foi conservador e programador na American Center, produtor no Centro Nacional de Arte e Cultura Georges-Pompidou, no Museu de Arte Moderna de Paris e na Galeria Nacional do Jeu de Paume. Desde 2011, Yann Beauvais mora no Recife. Uma nova mostra de seus filmes será realizada, no Centro Georges Pompidou, em Paris.
Co-fundador espaço BCUBICO no Recife (2011).