Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2016 / Mediando passado, presente e futuro: Narrativas históricas do século XX e XXI; Diálogos com experiências do Sul Global

Mediando passado, presente e futuro: Narrativas históricas do século XX e XXI; Diálogos com experiências do Sul Global

Académie des Beaux Arts de Kinshasa (RDC) 18 a 21 de janeiro de 2016

Esta conferência - workshop se propõe a abordar os interstícios entre história e arte (especialmente sobre / e originárias do Congo) com um foco em metodologias criativas e questões partilhadas sobre o ensino de arte no Sul Global. Durante 4 dias, na Académie des Beaux Arts de Kinshada, problemáticas locais serão trabalhadas através de diálogos entre teóricos, pesquisadores, artistas e educadores. Conferências públicas ocorrerão pela manhã, seguidas de sessões simultâneas de workshops temáticos em grupos.

Esta projeto é uma colaboração transdisciplinar entre Kinshasa (Académie des Beaux Arts, República Democrática do Congo), Joanesburgo (Wits School of Arts, University of the Witwatersrand, África do Sul), São Paulo (Universidade Federal de São Paulo, Brasil).

Conceito e formato do projeto:

O workshop se organiza em torno de dois eixos principais:  (i) as relações entre narrativas históricas e obras de arte; (ii) Diálogos Sul-Sul no campo da arte educação. Sessões públicas compostas por duas ou três apresentações ocorrerão a cada manhã, nas quais metodologias comparativas e interdisciplinares, tendo aspectos e problemas comuns destacados.

À tarde, sessões ocorrerão na forma de grupos de discussão compostos de 5 ou 6 pessoas que trabalharão juntos um focados uma temática específica (o local em que tais sessões acontecerão será anunciado pela manhã para que eventuais interessados possam assistir). Cada grupo será composto de 2 a 3 participantes estrangeiros que irão interagir com participantes locais. Apresentações de artistas e projeções de filmes serão integradas no decorrer do evento. Nas sessões de grupos de trabalhos serão incluídas restituições do processo de workshop de artistas-educadores (Ayrson Heráclito, BR; Natasha Christopher & Donna Kukama, AS)  que conduzirão ateliers com estudantes da ABA durante a semana de 11 a 15 de janeiro de 2016, antes do evento principal. Os resultados destas sessões com artistas e estudantes serão apresentados na galeria do Institut Francais de Kinshasa/ Halle de la Gombe.

Temas centrais sugeridos (em torno dos quais os grupos de trabalhos serão organizados):

  • Educação e pedagogias do Sul
  • Representações da violência
  • História das exposições
  • Instituição da arte e descolonização
  • Metodologias comparativas
  • Obra de arte como narrativa histórica

 

Mais informações no site do evento (inglês e francês)

Contato: Emi Koide (Pós-doutoranda UNIFESP/FAPESP) – koide.emi@gmail.com