Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2017 / 06 / Bienal de Veneza, dOCUMENTA(14) e Skulptur Projekte Münster

Bienal de Veneza, dOCUMENTA(14) e Skulptur Projekte Münster


Bienal de Veneza, dOCUMENTA(14) e Skulptur Projekte Münster
arte contemporânea em evidência na Europa em 2017


No ano de 2017, três dos mais importantes eventos do calendário internacional de arte - Bienal de Veneza, dOCUMENTA(14) e Skulptur Projekte Münster - acontecem simultaneamente, algo que só acontece a cada 10 anos  tornando este um ano muito especial para o circuito de mostras de arte mundial.

Bienal de Veneza
Realizada desde 1895, a Bienal de Veneza acontece em dois principais espaços, Giardini e Arsenale  e em diversos edifícios espalhados pela cidade.  O tema desta 57a edição é VIVA ARTE VIVA, com curadoria de Christine Macel, apresenta o trabalho de 120 artistas (103 participando pela primeira vez) e 85 pavilhões dos países participantes. Nesta edição o Brasil terá uma das maiores participações das últimas edições com Cinthia Marcelle, no Pavilhão Brasileiro (premiado com uma menção honrosa), Ernesto Neto, Paulo Bruscky, Ayrson Heraclito e Erika Verzutti na curadoria geral, Carla Chaim e Vivian Caccuri, no Next Generation Art Prize e Alexandre Murucci , um dos artistas convidados para o Pavilhão de Granada.
dOCUMENTA(14)
De 10 de junho a 17 de Setembro, a pacata cidade de Kassel, na Alemanha, se transforma com a peregrinação de seguidores e amantes de arte para a Documenta 14. Ao lado da Bienal de Veneza, a Documenta é considerada uma das mais importantes mostras de arte da atualidade, apresentando arte moderna e contemporânea a cada cinco anos. Seu diretor Artístico Adam Szymczyk, ex-diretor e curador-chefe do Kunsthalle Basel, formou um time de curadores que incluem Pierre Bal-Blanc, diretor do Contemporary Art Center (CAC) Brétigny; Hendrik Folkerts, curador de performance e video do Stedelijk Museum de  Amsterdam; Hila Peleg,  diretor artístico e fundadora do Berlin Documentary Forum; Dieter Roelstraete, curador senior do Museum of Contemporary Art Chicago; e Monika Szewczyk, curadora de artes visuais do Reva and David Logan Center for the Arts, University of Chicago,  onde também leciona no departamento de Visual Arts and Art History. O tema proposto para essa 14ª edição é “Aprendendo com Atenas”. Em 2017, a cidade de Kassel divide pela primeira vez sua sede com a capital grega.

Münster Skulptur Project
De 10 de junho a 01 de outubro, a cidade de Münster apresenta o Skulptur Project. A mostra que teve início em 1977 e acontece a cada dez anos (1977, 1987, 1997, 2007), está em sua quinta edição, e apresenta obras de artistas internacionais em uma ampla variedade de espaços públicos na cidade. A equipe curatorial formada por Kasper König, Britta Peters, e Marianne Wagner, convidou artistas de todo o mundo para investigar a relação entre arte, domínio público e ambiente urbano em obras site-specific. Edições anteriores da mostra apresentaram trabalhos de artistas como Donald Judd, Bruce Nauman, Claes Oldenberg, Daniel Buren, Jorge Pardo, e Jeff Koons, entre outros.