Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2017 / 07 / Bispo do Rosário terá tratamento de acervo e catalogação abertos à visitação do público na mostra Arqueologia Arthur Bispo do Rosário

Bispo do Rosário terá tratamento de acervo e catalogação abertos à visitação do público na mostra Arqueologia Arthur Bispo do Rosário



Há exatos 28 anos da morte de Bispo, o Museu homenageia o artista com o início da mostra Arqueologia Arthur Bispo do Rosário, uma espécie de laboratório científico expositivo que pretende revelar ao público o processo de catalogação, inventário, higienização e restauro da obra de Arthur Bispo do Rosário.


O Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea, com patrocínio da Galeria Almeida e Dale, realiza a mostra Arquelogia Arthur Bispo do Rosário, inventário do acervo do artista brasileiro Arthur Bispo do Rosario (Japaratuba, Sergipe, 1909 – Rio de Janeiro, RJ, 1989), por meio de pesquisa bibliográfica, teórica, aplicada e de campo, levantamento documental, desinfestação de mais de 800 obras e catalogação das obras existentes. A proposta prevê ainda a primeira edição do Catálogo Raisonné de Arthur Bispo do Rosario, com impressão de 1000 exemplares para distribuição em bibliotecas, instituições culturais e livrarias, bem como a disponibilização pública e irrestrita da catalogação por meio de hotsite ligado ao site do Museu Bispo do Rosario Arte Contemporânea e no sistema de catalogação da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, SISGRAM.Com parte desse projeto, a partir de hoje, aniversário de morte do artista, as obras do Bispo que pertence ao Museu irão passar pelo processo de desinfestação atóxica em atmosfera de anóxia, realizado pela Stephan Schafer Conservação e Restauração com equipamentos que foram desenvolvidos na Alemanha e importados para trabalhos em grande escala em ambientes exigentes como museus, bibliotecas, arquivos e acervos. Foi construída uma estrutura 100% atóxica, ecológica e sustentável pois não usa nenhum produto químico. Retira o oxigênio e substitui por nitrogênio garantindo assim a eliminação de cupins, fungos e qualquer outro tipo de germe que esteja contaminando as obras. Esse é o maior trabalho de desinfestação em acervo de obra de arte contemporânea já realizado no Brasil.


Diagnosticado como esquizofrênico paranoico, Bispo viveu por quase 50 anos como interno de uma clínica psiquiátrica do Rio de Janeiro. Aproveitou-se dos materiais precários que o cercavam para recriar o mundo e registrou em mantos e estandartes tudo que sua memória foi capaz de recordar. Em 05 de julho de 1989 artista veio a falecer de infarto do miocárdio, arteriosclerose e broncopneumonia.

A mostra poderá ser visitada mediante agendamento de dias e horários a serem divulgados em breve. A mostra integra o projeto Inventário do Mundo que conta também com as exposições Pinacoteca Inventada, que traz a público um conjunto de pinturas “esquecidas” do acervo do Museu e Sobrevivência: sobre vivências, exibição das últimas criações dos artistas do Atelier Gaia num processo de superação do sistema psiquiátrico, construindo uma relação pessoal entre arte e memória.

Serviço:

Visitação da mostra Arqueologia: até 18 de agosto de 2017, de terça a sexta,

mediante agendamento prévio.

Visitação das exposições Pinacoteca Inventada e Sobrevivência: sobre vivências: de

terça a sexta, de 10h às 17h

Local: Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea – Estrada Rodrigues Caldas, 3400.

Taquara, Jacarepaguá, Rio de Janeiro/RJ

Telefone: 21 3432-2402