Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2017 / 08 / III Seminário Internacional Arte e Natureza

III Seminário Internacional Arte e Natureza

III Seminário Internacional Arte e Natureza
30 de agosto a 01 de setembro de 2017


Auditório da Biblioteca Brasiliana Mindlin USP e Espaço das Artes ECA-USP
Inscrições gratuitas e programação completa no site www.seminarioartenatureza.com
Palestras: 30 de agosto a 1 de setembro no Auditório da Biblioteca Brasiliana, das 9h30 às 17h30
Exposição: de 30 de agosto a 8 de setembro no Espaço das Artes ECA-USP, com abertura dia 30 de agosto às 18:30, com performances de Síssi Fonseca e Lucimar Bello e lançamento de livro de Regina Johas.
Mostra de vídeo: 30 de agosto a 1 de setembro no Auditório da Biblioteca Brasiliana, das 11h30 às 12h10, no âmbito da programação do Seminário
Idealização e organização: Prof. Dr. Hugo Fortes e grupo de pesquisa Imaginatur - ECA-USP
A realização do Seminário Internacional Arte e Natureza, em sua terceira edição em 2017, vem firmá-lo definitivamente como um evento de referência nas discussões sobre arte e natureza no país. O evento é o único do gênero no Brasil com este porte, regularidade e importância. O evento apresenta ampla abordagem das relações entre natureza e arte contemporânea, travando diálogos com a biologia, a ecologia, a tecnologia, a comunicação e os "animal studies". Sua realização já alcançou ressonância internacional, tendo sido mencionado como evento de referência na área em publicações importantes como o livro "Tiere:Kulturwissenschaftliches Handbuch" (Animais: manual de ciências culturais), de autoria de Roland Borgards, publicado na Alemanha (ISBN 978-3-476-05372-5).
Em 2017, o evento inclui além de palestras e diálogos com artistas, também uma exposição, performances, lançamento de livro e uma mostra de vídeos internacional. Entre os palestrantes internatcionais estão o Prof. Dr. Massimo di Felice (ECA-USP), o Prof. Dr. Friedrich Weltzien ( Universidade de Hannover- Alemanha), a artista e Profa. Darlene Farris-Labar (East Stroudsburg University - USA), o artista colombiano Oscar Leone (Universidad del Magdalena, Colômbia) e a artista alemã Carla Merceds Hihn. Entre os brasileiros estarão Sandra Cinto, Marcelo Moscheta, Massimo di Felice, Rafael Vogt Maia Rosa, Fernando Limberger, Dália Rosenthal, Viga Gordilho, Nivalda Assunção, Néle Azevedo, Regina Johas, Neide Jallageas, Jacopo Crivelli Visconti, Sylvia Furegatti, entre outros. A mostra de vídeo tem curadoria de Hugo Fortes, Hannah Israel (EUA) e Jessica Ullrich (Alemanha).  As palestras ocorrerão no Auditório da Biblioteca Brasiliana Mindlin USP e a exposição no Espaço das Artes (Antigo Espaço do MAC Cidade Universitária). Toda a programação do evento é gratuita e as inscrições poderão ser feitas em breve através deste site. O evento tem idealização organização geral de Hugo Fortes, em conjunto com o grupo de pesquisa Imaginatur, ligado à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O evento tem apoio do CNPQ, da FUSP/Santander e da Universidade de São Paulo.
Organização Geral e Idealização:
Prof. Dr. Hugo Fortes
Comissão Organizadora:
Grupo Imaginatur
Hugo Fortes | Dália Rosenthal | Marcos Martins | Tiago Gomes | Viviane Vallades
Leandra  Espírito Santo | Alexander Santiago | Luiz Couto | Flávia Leme
Filiação Institucional:
Escola de Comunicações e Artes da USP
Instituições participantes:
Brasil: USP - UNB - UFBA - UFRN - UNICAMP
Alemanha: Hochschule Hannover
Estados Unidos: East Stroudsburg University
Colômbia: Universidad del Magdalena
Endereços:
Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin USP: Rua da Biblioteca, s/n, Cid. Universitária, São Paulo, SP, CEP 05508-050
Espaço das Artes (antigo espaço do MAC Cidade Universitária) :Rua da Praça do Relógio, 160. Cidade Universitária, SP

Seminário Internacional Arte e Natureza