Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2017 / 10 / Dirigentes Culturais II: Dos Anos 50 à Atualidade - Paulo Emílio Salles Gomes

Dirigentes Culturais II: Dos Anos 50 à Atualidade - Paulo Emílio Salles Gomes

Detalhes do evento

Quando

de

Onde

Sala BNDS da Cinemateca Brasileira, Largo Senador Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1678

Adicionar evento ao calendário

O trabalho e a vida de Paulo Emílio Salles Gomes, fundador da Cinemateca Brasileira será apresentado na Sala Petrobras da Cinemateca Brasileira. Para comentar sobre Paulo Emílio, estará presente o teórico e professor de cinema brasileiro, Ismail Xavier.  A coordenação será de Ricardo Ohtake, gestor do Tomie Ohtake e titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, que organizou a conferência, junto com o Itaú Cultural e em parceria com a Cinemateca Brasileira. O Encontro será realizado na sala BNDS da Cinemateca Brasileira, a partir das 14h30 do dia 03/10/2017.

Ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão"

A atividade terá moderação de Ricardo Ohtake, gestor do Tomie Ohtake e titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, e integra o ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão".

A programação do ciclo consiste em quatro etapas que pretendem fornecer um panorama crítico, atual e histórico da formação de uma estrutura cultural na cidade de São Paulo, pelo ponto de vista da gestão cultural em instituições e terá como foco

 

 

1) as relações entre arte, cultura e política,

2) o perfil de instituições culturais que fazem diferença na estrutura cultural de uma cidade como São Paulo,

3) a contribuição de certos gestores culturais na consolidação de um campo cultural no Brasil e

4) o papel das exposições na representação cultural de um Brasil contemporâneo.

Por meio de uma dinâmica discursiva e reflexiva em interação direta com importantes equipamentos culturais da cidade e seus principais agentes, a programação  pretende assim oferecer um amplo e crítico panorama da situação da cultura no Brasil pelo viés da gestão cultural em instituições e organismos de representação cultural.

Esta  atividade dá continuidade ao ciclo com o retrospecto da carreira de Ricardo Ohtake como dirigente cultural na cidade de São Paulo. Ela corresponde a uma trajetória de vida dedicada às artes e à cultura, iniciada no Departamento de Informação e Documentação Artísticas (IDART) da Secretaria Municipal de Cultural no final da década de 1970, quando Ricardo Ohtake liderou o projeto de organização do Centro Cultural São Paulo (CCSP), sendo seu primeiro diretor. De lá para cá, foi Secretário da Cultura do Estado de São Paulo, Secretário do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura de São Paulo e diretor do do Museu da Imagem e do Som e da Cinemateca Brasileira. Atualmente dirige o Instituto Tomie Ohtake.

Expositor

Ismail Xavier

Coordenador

Ricardo Ohtake

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição prévia

Não há necessidade de inscrição para assistir à transmissão on-line.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo