Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2017 / 10 / Nelson Brissac e Martin Grossmann falam de suas experiências na cultura 17/10

Nelson Brissac e Martin Grossmann falam de suas experiências na cultura 17/10

Nelson Brissac e Martin Grossmann falam de suas experiências na cultura  17/10

Casa do Povo

No dia 17 de outubro, às 14h30, a Casa do Povo receberá o quarto encontro sobre gestores culturais, que integra o ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão" da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência. Desta vez, os convidados a exporem suas experiências serão o filósofo Nelson Brissac e o professor Martin Grossmann, coordenador acadêmico da cátedra e ex-diretor do IEA. Como nos demais encontros, a mediação será de Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake e titular da cátedra. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia. Haverá transmissão ao vivo pela web.

Brissac é o criador e curador do Arte/Cidade, um projeto de intervenções urbanas que nasceu em 1994. Inicialmente voltado para São Paulo, o Arte/Cidade tem atuado mais recentemente em localidades “fora do eixo” nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo, além da Alemanha.  Em São Paulo, Brissac organizou e foi curador de intervenções urbanas no antigo Matadouro da Vila Mariana, no ramal ferroviário da Zona Oeste, e em edifícios da região central.

Ex-diretor do IEA, Grossmann acumula na bagagem a gestão do Centro Cultural São Paulo (CCSP), de onde foi diretor entre 2006 e 2010, e a vice-diretoria do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP, de 1998 a 2002. É conselheiro do Conselho Estadual de Educação, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, e do Museu Lasar Segall do IBRAM – MinC. Criador e coordenador do Fórum Permanente: Museus de Arte, entre o Público e o Privado, uma plataforma de mediação e ação cultural e que mantém grupo de pesquisa de mesmo nome no IEA-USP. Na Escola de Comunicação e Artes da USP, Grossmann é professor titular.

Local do evento

Seguindo a proposta de realizar os encontros do ciclo em diferentes e importantes símbolos culturais da capital paulista, este evento será hospedado na Casa do Povo, localizada no bairro do Bom Retiro. Associação cultural sem fins lucrativos, foi construída em 1946, logo após a Segunda Guerra Mundial, a partir do esforço da comunidade judaica recém-chegada à região. Atualmente, a Casa do Povo atua como um lugar de memória e centro cultural, com programação flexível e adaptada a cada projeto.

Ciclo

O evento integra a programação do Ciclo "Cultura, Institucionalidade e Gestão", realizado pela Cátedra. Dividido em quatro etapas, o ciclo pretende fornecer um panorama crítico, atual e histórico da formação de uma estrutura cultural na cidade de São Paulo, pelo ponto de vista da gestão cultural em instituições. Os eventos terão como foco:

Relacionado

Todas as notícias da Cátedra

Programação do Ciclo

1) As relações entre arte, cultura e política;

2) O perfil de instituições culturais que fazem diferença na estrutura cultural de uma cidade como São Paulo;

3) A contribuição de certos gestores culturais na consolidação de um campo cultural no Brasil e em São Paulo;

4) O papel das exposições na representação cultural de um Brasil contemporâneo.

“A programação pretende oferecer um amplo e crítico panorama da situação da cultura no Brasil pelo viés da gestão cultural em instituições e organismos de representação cultural”, explica Martin Grossmann, coordenador acadêmico da Cátedra. Segundo ele, isso será feito por meio de uma dinâmica discursiva e reflexiva em interação direta com importantes equipamentos culturais da cidade e seus principais agentes.

A Cátedra Olavo Setúbal é resultado de uma pareceria entre o Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP e o Itaú Cultural. Foi iniciada em 2016 e este ano tem como titular o arquiteto Ricardo Ohtake, presidente do Instituto Tomie Ohtake.


Dirigentes Culturais IV: Dos Anos 50 à Atualidade
17 de outubro, às 14h30
Casa do Povo, Rua Três Rios, 252 - Bom Retiro, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Inscrição via formulário
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone: (11) 3091-1678
Página do evento