Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2018 / 02 / Museu Lasar Segall tem novo diretor – Giancarlo Hannud

Museu Lasar Segall tem novo diretor – Giancarlo Hannud

O Museu Lasar Segall anuncia o seu novo diretor Giancarlo Hannud, escolhido pela comissão de seleção composta por Renata Vieira da Motta, Denise Grinspum e Renata Bittencourt.

Giancarlo Hannud é formado em Belas Artes pela Universtiy College London (2005) e tem mestrado em História Cultural e Intelectual pelo Warburg Institute (2006). Foi curador assistente nas Bienais de São Paulo (2008) e Veneza (2009). Atualmente é curador sênior da Pinacoteca do Estado de São Paulo. (consulte seu currículo resumido nesta plataforma).

O plano de trabalho do novo diretor para os anos de 2018 a 2021 tem como ponto central a ressignificação do Museu Lasar Segall dentro do imaginário da capital paulista a partir de três eixos: a afirmação da instituição como centro de excelência no campo dos estudos sobre a vida e obra do artista; a abertura conceitual do museu para seu público e entorno; e o reconhecimento do prédio que o abriga como parte integrante de seu acervo. A agenda de exposições e atividades educativas da instituição será centrada na obra, tempo e espaço de Lasar Segall. “Estaremos fortalecendo as ações já desenvolvidas pelos núcleos do museu e ao mesmo tempo concentrando esforços e energias para a realização do catálogo raisonné do artista”, explica. Reconhecer o papel do público na formação da identidade do museu, convidando-o a participar ativamente de sua programação cultural e educativa, também será, segundo o diretor, uma vertente prioritária para os próximos anos.

Participaram como candidatos do processo seletivo:

  • Marcelo Monzani Netto: Formado em Ciências Sociais pela PUC em 1993 e mestre em museografia em Santiago do Chile, compõe a direção do Museu Lasar, como chefe da divisão técnica desde 2009.
  • Daniela Cristina Oliveira Anastácia: (Sem informações)
  • Daniela Matera do Monte Lins Gomes: Museóloga com ênfase em Coleção de Artes Plásticas, atuando nas áreas de Museografia, Documentação, Conservação Preventiva e Pesquisa, em especial na obra de Hélio Oiticica. Atualmente é Coordenadora Técnica do Museu Nacional de Belas Artes/IBRAM/MINC
  • Franquilandia Gonçalves Rangel Raft: Artista plástica, gestora cultural, atuou como Coordenadora de Artes Visuais, responsável pelos espaços culturais Galeria Homero Massena e Museu do Colono, ambos vinculados a Secretaria de Estado da Cultura - Secult ES, no período de junho de 2012 a junho de 2016.
  • Karina Muniz Viana: Museóloga de 2011 a 2016 integrou a equipe da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná-SEEC, na Coordenação do Sistema Estadual de Museus. Em 2016 dirigiu o Museu da Imagem e do Som do Paraná-MIS PR.
  • Monica Christine Hubert Zafita:(Sem informações)
  • De acordo com o site do IBRAM, a seleção do diretor foi realizada mediante critérios técnicos e objetivos de qualificação, avaliados por Comissão de Seleção através de análise de currículo, declaração de interesse e plano de trabalho. Realizado em três etapas, cada processo seletivo incluiu ainda entrevista oral de caráter classificatório.

    (fonte: http://www.museus.gov.br/museu-da-republica-e-museu-lasar-segall-tem-novos-diretores/)