Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2018 / 06 / Pinacoteca de São Paulo vai ganhar novo prédio para arte contemporânea

Pinacoteca de São Paulo vai ganhar novo prédio para arte contemporânea

Pinacoteca de São Paulo vai ganhar novo prédio para arte contemporânea

Espaço que será ocupado pela Pina Contemporânea. Foto: Levi Fanan/Pinacoteca

A Pinacoteca do Estado de São Paulo anunciou oficialmente a aquisição de um novo prédio, que será dedicado às artes contemporâneas. A informação foi oficialmente confirmada pela Secretaria da Cultura estadual na quarta-feira, 13.

O novo espaço, já chamado de Pina Contemporânea, fica localizado a 50 metros do edifício da Pinacoteca no Parque da Luz, na Avenida Tiradentes e esquina com a Rua Ribeiro de Lima. O terreno também fica nos arredores do Parque da Luz e sediou, até 2014, o Grupo Escolar Prudente de Moraes, que hoje ocupa novas instalações no mesmo bairro. O prédio agora será formalmente cedido pelo Governo do Estado de São Paulo ao museu.

Este será o terceiro edifício da instituição. Além do prédio no Parque da Luz, no antigo Liceu de Artes e Ofícios, um outro espaço, a Estação Pinacoteca, divide a antiga sede da Companhia Estrada de Ferro Sorocabana com o Memorial da Resistência, na Rua Mauá.

O novo prédio da Pina Contemporânea possui ao todo 6.908 m² e 3.190 metros de área construída, projetado originalmente Escritório Ramos de Azevedo, que também assina os outros dois edifícios do museu. O local sofreu um incêndio em 1930 e foi substituído em 1950 por um edifício projetado por Hélio Duarte, arquiteto modernista.

No segundo semestre de 2018, a Pinacoteca vai começar a convidar arquitetos para realizar o projeto de adequação do novo edifício. Um plano de captação de recursos para as obras deve ser feito apenas em 2019 e o museu ainda não estipulou uma data de abertura prevista.

Fonte: ESTADÃO