Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2018 / 08 / V Seminário ARTE!Brasileiros: ARTE além da ARTE

V Seminário ARTE!Brasileiros: ARTE além da ARTE

Seminário Internacional ARTE!Brasileiros chega a sua quinta edição em 2018. Ele será realizado na Quintafeira 6 de Setembro, no Auditório Ibirapuera, durante asemana de abertura da 33ª Bienal de São Paulo.

O tema “Arte além da Arte será abordado por artistas, sociólogos, acadêmicos, curadores, diretores de bienais, museus, fundações e diretores criativos de diversas bienais atuantes no período.

A arte contemporânea impregna profundamente a produção artística dos últimos 50 anos. As mudanças e debates culturais acompanham avanços e retrocessos que envolvem o Século XXI.

O Seminário terá início às 9h30, com a projeção exclusiva da obra “AGAIN”, do artista alemão Mario Pfeifer, que estará presente para abrir o evento e debater o trabalho na sequência. A obra está em exibição na Bienal de Berlim e é uma imponente reflexão sobre o comportamento de países europeus junto aos imigrantes e cidadãos frente os enormes movimentos migratórios atuais.

O primeiro painel abordará o tema Geopolítica e Arte, com Aníbal Jozami, sociólogo, reitor da UNTREF – Universidad Nacional 3 de Fevereiro de Buenos Aires e Diretor de BIENALSURJoão Fernandes, diretor-adjunto do Museu Nacional de Arte Reina Sofia de Madrid. Foi diretor do Museu de Serralves entre 2003 e 2013. Fernandes organizou e curou a representação portuguesa da 1ª Bienal de Johannesburg (1995), da 24ª Bienal de Arte de São Paulo (2003) e, junto com Vicente Todolí, da 50ª Bienal de Veneza (2003).

Este painel conta com a participação da artista chilena Voluspa Jarpa, que desenvolve uma obra ligada à pesquisa e ao estudo de arquivos, especialmente sobre arquivos de CIA. Sua obra se volta para a história e suas representações.

Participa ainda Diana Weschler, argentina, historiadora de arte, pesquisadora, diretora da área de arte e cultura da UNTREF e atual diretora artística da BIENALSUR.

Completa o painel um vídeo exclusivo de Leoluca Orlando, prefeito de Palermo, na Sicília, cidade que recebe a bienal europeia Manifesta 12, em cartaz até 4 de novembro. Orlando ocupa o cargo de prefeito da cidade pela terceira vez, tendo se destacado no combate à máfia e no apoio às artes como forma de integração social e cultural.

A partir das 14h00, o segundo painel abordará A Arte Além da Arte com curadores de bienais.

Estarão presentes o curador da 33ª Bienal de São Paulo, Gabriel Pérez-Barreiro, que apresentará sua proposta Afinidades EletivasNydia Gutierrez, venezuelana, diretora artística do Museu de Antioquia, em Medellín, na Colômbia, e diretora-artística do Encontro Internacional de Arte de Medellín (MDE15) . Gutiérrez também foi curadora do Museu de Belas Artes de Caracas e atualmente dá aulas de curadoria na Universidade Nacional da Colômbia, no programa de mestrado em Museologia.
O brasileiro Paulo Tavares, co-curador da próxima Bienal de Arquitetura de Chicago, que acontece em 2019. Ele trabalhou em pareceria com o grupo Forensic Architecture, candidato ao Turner Prize deste ano, e é professor da Universidade de Brasília. Em 2017, criou a agência Autonoma, uma plataforma dedicada a pesquisa e intervenção espacial. E ainda a presença de Anneliek Sijbrandij, nascida em Breda, Netherlands. Advogada, estudou Modern & Contemporary Art em Londres e fundou em 2014 o projeto sem fins lucrativos The Verbier Art Summit, uma plataforma para discutir a inovação e a multidisciplinariedade na arte.

As 16h30, para encerrar o Seminário Internacional, contaremos com a presença dos diretores da Fundação Cultural Montblanc, Sam Bardaouil e Till Fellrath, que farão uma apresentação sobre a fundação e farão a entrega do Prêmio Montblanc de la Culture Arts Patronage ao projeto JAMAC. Representando o JAMAC, a artista brasileira Mônica Nador receberá o prêmio e também apresentará seu trabalho.

SERVIÇO

Seminário Internacional ARTE!Brasileiros “ARTE Além da ARTE” acontece dia 6 de setembro, a partir das 9h30, no Auditório Ibirapuera. O evento é gratuito e aberto ao público.

Os ingressos serão distribuidos na bilheteria do auditório 1 hora antes da abertura.
A distribuição será realizada por ordem de chegada sendo restrita a 2 unidades por pessoa.

LOCAL

PROGRAMAÇÃO

8h30 – início da distribuição de ingressos na bilheteria do auditório – manhã
9h30 – Abertura: projeção exclusiva da obra AGAIN”, e apresentação do artista alemão Mario Pfeifer

11h00 – Painel 1: Geopolítica na Arte
Aníbal Jozami, sociólogo, reitor da UNTREF e diretor da BIENALSUR
João Fernandes, diretor-adjunto do Museu Nacional de Arte Reina Sofia de Madrid
Voluspa Jarpa, artista e pesquisadora
Diana Weschler, historiadora de arte, pesquisadora, diretora da área de cultura da UNTREF e diretora artística da BIENALSUL
Leoluca Orlando, prefeito de Palermo, Sicilia
Mediação, Patricia Rousseaux, diretora editoria ARTE!Brasileiros

Intervalo para almoço
13h00 – início da distribuição de ingressos – tarde

14h00 –  Painel 2: A Arte Além da Arte
Gabriel Pérez-Barreiro, curador da 33ª Bienal de São Paulo
Nydia Gutierrez, diretora artística do Museu de Antioquia, Medellín na Colômbia
Anneliek Sijbrandij, advogada, historiadora de arte, fundou em 2014 o projeto The Verbier Art Summit
Paulo Tavares, co-curador da Bienal de Arquitetura de Chicago 2019
Mediação, Fabio Cypriano, membro do comitê científico do Seminário Internacional ARTE!Brasileiros

16h30 –  Cerimônia de Encerramento:
Entrega do Premio Montblanc de la Culture Arts Patronage pelos diretores da Fundação Cultural Montblanc, Sam Bardaouil e Till Fellrath. Apresentação do projeto JAMAC – Mônica Nador.

PATROCINE

Para patrocínio e apoio, entre em contato com:

Eliane Massae eliane@artebrasileiros.com.br

(11) 3030 4050

Mais informações e Inscrições: http://artebrasileiros.com.br/seminario/