Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2018 / 09 / 1º Encontro Regional de Museus da Capital de São Paulo

1º Encontro Regional de Museus da Capital de São Paulo

O Sistema Estadual de Museus de São Paulo convida para o 1º Encontro Regional de Museus da Capital de São Paulo, que será realizado em 22 de outubro, das 10h às 16h, no Auditório da Secretaria da Cultura do Estado de SP, à r. Mauá, 51 - Luz - São Paulo - SP.

Este encontro tem por objetivo articular instituições museais e correlatas, profissionais, estudantes e entusiastas, para construção de uma rede de fortalecimento regional do setor, incentivando experiências e práticas colaborativas que possam apoiar a efetivação do Cadastro Estadual de Museus – CEM.

Seguem abaixo uma Carta de Apresentação para mais informações e a Programação detalhada do evento.

Confirme sua presença no formulário disponível neste link. Assim você estará nos ajudando a programar melhor nosso primeiro encontro e é através deste formulário que iremos atualizar a nossa base de dados.

CARTA DE APRESENTAÇÃO:

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) conta com um Grupo de Trabalho composto por 34 Representantes Regionais e 34 suplentes, eleitos a cada 2 anos durante o Encontro Paulista de Museus e têm por objetivo compartilhar e debater os objetivos estratégicos setoriais, articular as instituições museais das diferentes regiões do Estado, definindo prioridades e planejamento de ações.

Durante o último EPM, as regiões administrativas sofreram uma reconfiguração e a principal mudança ocorrida foi a divisão da antiga Representação Regional RMSP, que ganhou 4 subdivisões: ABCD, Alto Tietê, Sudoeste e Capital. Neste contexto, os Representantes Regionais da Capital foram eleitos durante o "10o Encontro Paulista de Museus", no último mês de Julho de 2018 e tomaram posse em 17/09/2018, durante o "16o Encontro de Representantes Regionais", na Secretaria da Cultura do Estado, tendo suas nomeações publicadas no D.O.E de 18/09/18. Esta RR Capital passa, a partir de então, a ser representada pelos titulares: Higor Advenssude (coordenador do Núcleo de Valorização do Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura) e Natalia Moriyama (coordenadora de desenvolvimento institucional da Associação Museu Afro Brasil) e como suplentes: Maurício Rafael (museólogo do Museu da Cidade) e Karen Khan (consultora cultural do Instituto Carlos e Diva Pinho).

Assim sendo, gostaríamos de convidá-lo para o “1o Encontro Regional de Museus da Capital de São Paulo” a ser realizado em 22 de outubro, das 10h às 16h, no Auditório da Secretaria da Cultura do Estado de SP, à r. Mauá, 51 - Luz - São Paulo - SP.

Este encontro por objetivo articular instituições museais e correlatas, profissionais, estudantes e entusiastas, para construção de uma rede de fortalecimento regional do setor, incentivando experiências e práticas colaborativas que possam apoiar a efetivação do Cadastro Estadual de Museus – CEM.

É de fundamental importância ressaltar que, os representantes regionais não pertencem ao quadro de funcionários da Secretaria da Cultura e atuam de forma VOLUNTÁRIA, como representantes da sociedade civil, colaborando com as políticas públicas junto ao estado de São Paulo.

A sua presença é muito importante!

São Paulo, 24 de setembro de 2018


PROGRAMAÇÃO: Encontro Regional dos Museus da Capital de São Paulo 22 de outubro de 2018 - Auditório da SEC

9h30 CREDENCIAMENTO

10h Abertura – David Kaseker (SISEM-SP)

10h15 Palestra - A importância do CEM e como os RR poderão colaborar Renata Motta (ICOM Brasil)

11h Apresentação do Plano de Trabalho da Representação Regional da Capital

11h30 Debate entre os participantes

12h ALMOÇO (por conta do participante)

13h Temas importantes para a efetivação do Cadastro Estadual de Museus. Mediação Luiz Mizukami.

Plano Museológico - Beatriz Cavalcanti – MAC USP

Política de Acervo – Juliana Monteiro

Acessibilidade em Museus - Claudio Rubino – Instituto Tomie Ohtake

Infraestrutura e Segurança – Angélica Fabbri – Acam Portinari

14h30 INTERVALO

14h45 Formação de Grupos de Trabalho em 3 eixos:

Política de Acervo

Acessibilidade

Infraestrutura e Segurança

16h ENCERRAMENTO