Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2018 / 10 / Mensagem do ICOM Brasil aos novos governantes

Mensagem do ICOM Brasil aos novos governantes

O Conselho de Administração, o Conselho Consultivo e a Diretoria do ICOM Brasil – Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus, divulga mensagem aos novos governantes:

Museus são instituições permanentes que adquirem, preservam, pesquisam e comunicam, para fins de educação e lazer, os testemunhos materiais e imateriais dos povos e seus ambientes. Museus são, ainda, uma potente ferramenta que atua no enriquecimento das culturas, na promoção da diversidade, na troca cultural, na liberdade de expressão, no desenvolvimento do entendimento mútuo, cooperação e paz entre as pessoas.

É nessa perspectiva que, os membros dos Conselhos e Diretoria do ICOM Brasil, respeitosamente chamam a atenção e pedem o compromisso dos novos governantes com a preservação e a proteção do patrimônio museológico – que recentemente sofreu inestimável perda com o incêndio do Museu Nacional – e com a continuidade das políticas públicas para o setor museológico, que tem sido construídas de forma consistente e em amplo diálogo com entidades e profissionais do setor. Pedem, também, que a implementação dos planos de governo tenha como base a participação, o respeito à diferença e a transparência, com líderes atentos às demandas dos diferentes segmentos que compõem a sociedade brasileira.

O fortalecimento dos museus representa um investimento insubstituível na construção de uma sociedade desenvolvida, democrática e igualitária. Um país forte é um país culturalmente rico e diverso, um país do futuro é aquele que preserva o seu patrimônio.

28 de outubro de 2018

Fonte: http://www.icom.org.br/?p=1527