Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2018 / 12 / ACAM PORTINARI - EDITAL PARA PROPOSTAS DE EXPOSIÇÕES ITINERANTES DO SISEM-SP

ACAM PORTINARI - EDITAL PARA PROPOSTAS DE EXPOSIÇÕES ITINERANTES DO SISEM-SP

Inscrições estão abertas até 3 de dezembro e contemplarão seis macrorregiões do Estado

 

A Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria da Cultura do Estado, abre edital para o credenciamento de propostas de exposições itinerantes em território paulista para 2019.

As inscrições devem ser feitas   https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfgG-xX4INYMwIQoO2K9ie42UOtySYYlE_N6J9j7mQoH6wUJw/viewform ) até o dia 3 de dezembro.

As propostas selecionadas irão compor a programação de itinerâncias do SISEM-SP e têm por objetivo diversificar, qualificar e ampliar o repertório cultural das instituições museológicas que abrigarão as exposições.

As itinerâncias podem contemplar uma das seguintes macrorregiões do Estado:

. 1) Oeste Paulista: regiões de Bauru, Marília e Presidente Prudente;
. 2) Noroeste Paulista: regiões de Araçatuba, Barretos e São José do Rio Preto;
. 3) Nordeste Paulista: regiões de Franca, Central e Ribeirão Preto;
. 4) Região Metropolitana e Administrativa de Campinas;
. 5) Vale do Paraíba e Litoral: regiões da Baixada Santista, Metropolitana de São Paulo e São José dos Campos;
. 6) Sudoeste Paulista: regiões de Itapeva, Registro e Sorocaba.

O edital estipula que cada uma das mostras deve, obrigatoriamente, percorrer pelo menos dois municípios. Será selecionada, ao menos, uma exposição itinerante para cada macrorregião.

As temáticas podem variar entre acessibilidade; artes; ciências e tecnologia; cultura LGBT; culturas indígenas; cultura quilombola; culturas tradicionais; direitos humanos; história local ou regional.

Os projetos podem ser orçados entre R$ 15 mil e R$ 40 mil por projeto de itinerância – valor que já deve prever custos de embalagem, acondicionamento, montagem, deslocamento e seguro (se necessário).

As propostas serão avaliadas pela Comissão de Habilitação, que verificará se o proponente cumpre as obrigações do edital; e também pela Comissão de Avaliação, composta pelo Grupo Técnico de Coordenação (GTC) do SISEM-SP, ACAM Portinari e pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico (UPPM).

Confira o edital completo em:

https://www.acamportinari.org/wp-content/uploads/Edital-de-Chamada-P%C3%BAblica-CD-01.2018-Programa-de-Itinerancias-de-Exposi%C3%A7%C3%B5es..pdf

e saiba quais municípios pertencem a cada região.

 

SISEM-SP
Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo