Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2019 / 03 / SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS INAUGURA EXPOSIÇÃO "DO CENÁRIO AO MUSEU"

SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS INAUGURA EXPOSIÇÃO "DO CENÁRIO AO MUSEU"

SOLAR DA MARQUESA DE SANTOS INAUGURA EXPOSIÇÃO “DO CENÁRIO AO MUSEU”

Exibição rememora e reflete a formação do acervo de bens móveis do Museu da Cidade, no contexto histórico do restauro da Casa do Bandeirante e das festividades do IV Centenário da Cidade de São Paulo em 1954.

O Museu da Cidade de São Paulo inaugura no Solar da Marquesa de Santos no dia 23 de março de 2019, sábado, às 11 horas, a exposição “Do Cenário ao Museu” com curadoria de Gabriela Rios. A mostra exibe cerca de 72 itens da coleção de bens móveis adquiridos para recompor o ambiente da Casa do Bandeirante em 1954, simultaneamente ao seu restauro, em diálogo com as fotografias históricas do evento. As peças exibidas destacam-se pela beleza do fazer manual, pela robustez da madeira maciça, tão rara atualmente, ao mesmo tempo em que denotam a rusticidade e simplicidade dos tempos antigos, com pequenos itens do cotidiano.

A inauguração da Casa do Bandeirante – que, assim como o Solar da Marquesa de Santos, integra o acervo arquitetônico do Museu da Cidade – marcou o encerramento dos festejos dos 400 anos da cidade de São Paulo. Com o intuito de celebrar a data com grandiosidade e, mais do que isso, reescrever a história do Brasil pautada nessa perspectiva paulista, a elite paulistana juntou-se a um seleto grupo de jornalistas e intelectuais da época para constituir a Comissão do IV Centenário de São Paulo, responsável pelo financiamento e organização de todos os eventos oficiais relacionados às festividades que se alongaram por todo o ano de 1954.

A fim de afirmar o protagonismo de São Paulo na história do Brasil, a chave de leitura escolhida naquela ocasião foi a definição das nossas fronteiras através das bandeiras, indo ao encontro dos “tempos modernos” então vivenciados pela sociedade paulistana que transitava de cidade agrícola para industrial.

A mostra propõe uma reflexão sobre os mitos e tradições que construímos dentro de uma determinada visão de mundo num contexto passado e sobre como podemos ressignifica-la no tempo presente.

Serviço:

Exposição: “Do Cenário ao Museu”. Curadoria: Gabriela Rios. Abertura: sábado, dia 23 de março de 2019, às 11 horas. Local:Solar da Marquesa de Santos - Rua Roberto Simonsen nº 136, Sé. Telefone: (11) 3241-1081. Visitação: de terça a domingo, das 9h às 17h. Entrada franca

Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Cultura da Cidade de São Paulo.