Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2019 / 07 / Memória da amnésia: políticas do esquecimento - FLIP 2019

Memória da amnésia: políticas do esquecimento - FLIP 2019

Lançamento 12/7, 17h: Casa Sesc | Flip - Paraty

DEBATE
Patrimônio histórico: memória, negligência e resistência
com Giselle Beiguelman, Solange Ferraz (Museu Paulista-USP) e Alexander Kellner (Museu Nacional- UFRJ)
Rua Marechal Santos Dias, 20 (Rua da Matriz)
Centro Histórico - Paraty
Este livro reúne um conjunto de ensaios textuais e visuais no campo das estéticas da memória. Todos os capítulos, com exceção do último (uma reflexão sobre o incêndio do Museu Nacional), orbitam em torno de projetos realizados por mim em diferentes contextos. São trabalhos experimentais e de pesquisa que se desenvolvem por meio de intervenções artísticas no espaço público e nos espaços informacionais.

Nas palavras de Agnaldo Farias, que assina a apresentação do livro:

Hoje, nem o tempo é mais o que era. Antigamente, reconhecia-se o passado como algo que dizia respeito ao que havia acontecido, o presente ao que estava acontecendo e o futuro ao que iria acontecer. Como aqui demonstra a artista e pensadora Giselle Beiguelman, a partir de ensaios textuais e visuais, a presumida linearidade do tempo explodiu, e a temporalidade parece estruturar-se numa nuvem de fragmentos com espessuras e velocidades distintas e em direções desencontradas.
(...)
Considerando o ódio que perpassa nosso país, com seu racismo, seu preconceito e sua misoginia cada vez mais escancarados, as formas que Giselle Beiguelman encontra para debater o tema da memória merecem ser analisadas com atenção.
Agnaldo Farias

E no dia 16, estamos no Centro de Pesquisa e Formação Sesc-SP
Dia 22/8 - Porto Alegre
Dia 30/8 - Santa Maria (SC)
E mais: Rio de Janeiro, Bienal de Arquitetura do Chile e...