Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2019 / 08 / A experimentação visual de Herbert Duschenes, por Paola Prestes.

A experimentação visual de Herbert Duschenes, por Paola Prestes.

“A experimentação visual de Herbert Duschenes”.

Exposição: Paola PrestesComentários: Fernanda CoelhoDebate: Rubens Machado Jr. Mediação: Geraldo Blay. Orgs.: G.B. e R.M.J.

Resumo: Apresentaremos os filmes em 8mm e Super 8, sem som, em cores e preto e branco realizados por Herbert Duschenes (1914-2003), arquiteto alemão e professor de história da arte radicado no Brasil em 1940. O arquivo fílmico que ele gerou foi tema de tese defendida na ECA-USP em 2019. O objetivo da tese foi afirmar a atuação de Duschenes não apenas como arquiteto e educador, mas como cineasta amador, e estabelecer sua produção como um dos mais expressivos conjuntos da cinematografia amadora brasileira. Os filmes foram analisados e interpretados à luz da reflexão sobre o cinema amador que vem consolidando a relevância do gênero. A pesquisa permitiu uma articulação com a produção de outros realizadores que atuaram no âmbito do cinema não industrial, autoral e experimental como Jonas Mekas, David Perlov e Maya Deren, inaugurando o diálogo entre esse cinema já consagrado e o de Duschenes. Na apresentação que acontecerá no âmbito do encontro História da experimentação no cinema e na crítica, serão comentados não somente os aspectos cinematográficos da coleção Duschenes, mas aquilo que a torna um caso único na cinematografia brasileira, sua imanência ao mesmo tempo investigativa, artística, experimental e pedagógica.

Nesta segunda-feira, 19/08/2019, 18h30, programação aberta e gratuita, Cine-Debate de Segunda, na Sala Carlos Reichenbach, Edifício Rui Barbosa, 1º andar, MariAntonia, Centro Universitário da USP, Rua Maria Antonia, 258/294, Vila Buarque, São Paulo, SP (11) 3123-5200 / 5202 (metrôs Higienópolis-Mackenzie e Santa Cecília).

Uma atividade do HECC, História da experimentação no cinema e na crítica, ECA-USP,

Grupo de Pesquisa certificado no CNPq: <http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1771390418966455>;

para acesso às atividades: <https://historiadaexperimentacao.wordpress.com/>.

Essa sessão conta com o apoio do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro.

Projetaremos os filmes:
Danças Maria 11.48 - Campos - 5.49 (Campos de Jordão, 1949, 7’, 8mm., P&B mudo)
D. Maria (São Paulo, 1949, 6’, 8mm, P&B mudo)
Hands (São Paulo, 1949, 8’, 8mm., P&B mudo)
Ronny - 1949-1950 (São Paulo, 1950, 30’, 8mm, P&B mudo)
São Paulo (São Paulo, 1950, 13’, 8mm, P&B mudo)
Concorde (1976, S8, 3’?, cor mudo)

Paola Prestes Penney é cineasta documentarista pela Serena Filmes e roteirista. Por quase 15 anos realizou documentários para agências de comunicação, como a Ogilvy e, paralelamente, vários curtas-metragens experimentais, entre eles Na cama com King (2002), premiado no Festival Mix Brasil. Seus dois longas-metragens Flávio Rangel - O teatro na palma da mão (2009) e Massao Ohno - Poesia Presente (2015) estrearam na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, passando depois nos canais Curta! e Film & Arts, além de projeções especiais na Biblioteca Mário de Andrade e na Flip. Foi roteirista da Rede Globo. Tem doutorado pelo PPGMPA/ECA-USP, com a tese A viagem permanente de Herbert Duschenes: arquiteto, educador e cineasta amador. Nos últimos 10 anos tem sido professora visitante de cinema documentário nos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas, da Fundação Armando Alvares Penteado e do SENAC, além de dar oficinas de documentário no SESC e no MIS de São Paulo.

Maria Fernanda Curado Coelho formou-se em cinema pela FAAP, tem pós-graduação (Lato Sensu) em Museologia pela FESP, mestrado em Ciência da Comunicação pela ECA/USP. Atualmente faz um máster sobre Arte, Museo y Gestión del Patrimonio Histórico, na Universidad Pablo de Olavide, em Sevilha, Espanha. Foi Coordenadora de Preservação da Cinemateca Brasileira (SAv/MinC) de 2000 a 2008 e em 2014. Aposentou-se do serviço público em 2015, permanece atuando na área como consultora. Desde 2008 é professora convidada da pós-graduação da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, no Núcleo de Gestão de Arquivística. Na área museológica, especializou-se em conservação de acervos, notadamente em acervos audiovisuais. Foi homenageada no 10º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais (2015) por sua atuação na preservação da memória audiovisual brasileira. Foi presidente do Conselho Regional de Museologia da 4ª Região - COREM 4R no ano de 2016.

Rubens Luis Ribeiro Machado Jr. é mestre e doutor em artes-cinema pela ECA-USP, onde é professor titular, lecionando História, Análise e Crítica do Audiovisual. Ensinou Estética, História da Arte e da Arquitetura na FAU-Febasp. Editou e colaborou em revistas como Cine-Olho, L’Armateur, Infos Brésil, praga, Sinopse, Rebeca. É ensaísta e articulista pesquisando os campos da história do cinema brasileiro, cinema experimental e de vanguarda, história da crítica, análise fílmica, relação cidade-cinema e arte-cinema. Pesquisador e curador dos projetos Marginália 70: o experimentalismo no Super-8 brasileiro (Itaú Cultural, 2000-03) e PST LA/LA: Experimental Media in Latin America (Los Angeles Filmforum e Getty Foundation, 2014-18). Conselheiro eleito em várias gestões da Socine, onde cria o seminário Cinema como arte, e vice-versa. Lidera o grupo de pesquisa (CNPq) História da experimentação no cinema e na crítica.

 

Geraldo Blay Roizman é cineasta e artista plástico desde 1989. É doutor em Meios e Processos Audiovisuais pela ECA-USP, com pesquisa a respeito do superoitismo experimental de Torquato Neto, José Agrippino de Paula e Edgard Navarro, intitulada Os Superoutros: corpos em movimento no cinema superoitista dos anos 1970 no Brasil, sob a orientação de Rubens Machado Jr.. É membro do grupo de pesquisa História da experimentação no cinema e na crítica. Formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela PUCCAMP e possui mestrado em Artes Visuais pela UNESP, sob a orientação de Francisco Alambert Jr., com pesquisa intitulada Mário Peixoto, um olhar fenomenológico. Realizou, entre outros, Nuanças (2011), prêmio de publico no Festival MUBE, média metragem adaptado d’O inútil de cada um, de Mário Peixoto, e O Caminho do Mar (1987), Super-8 de longa-metragem.

 

::::

Próximos debates:

“Sertão Mar, nova edição”, com Mateus Araújo, Milton Ohata e Ismail Xavier.

Estou me guardando para quando o carnaval chegar (2019), de Marcelo Gomes”, por Priscila Figueiredo.

“Cinema e Ideologia”, com Gabriel Zacarias.

Chats Perchés (2004) de Chris Marker: Arte e política na cidade de Paris sob o olhar de um gato sorridente”, com Miguel Angel Lomillos García.

“Um jogo onírico e experimental: Blak Mama (2009), de Patricio Andrade e Miguel Alvear”, por Denise Tavares.

“Pintura e cinema: o caso do Cinema Novo”, com Adilson Mendes.

“Imaginações do Rio enquanto capital pela crítica cinematográfica”, com Eliska Altmann.

“Formas engajadas na arte fílmica brasileira: Você também pode dar um presunto legal, de Sérgio Muniz”, por Naara Fontinele.

::::

Últimos debates:

05/08/2019: “Projeção e Debate do filme Derrubada, não! (2019) de yann beauvais”, Comentário: Lucas Murari. Debate: Ж. Mediação: Rubens Machado Jr. Em presença de: yann beauvais e Edson Barrus. Programadores: Ж e R.M.J.

01/07/2019, “Artistas nômades e pós-nômades: Entre lugares, exílios e diásporas culturais”, Exposição: Maria Antonietta Trasforini. Comentário: Ana Paula Simioni. Debate: Rubens Machado Jr. Mediação: Maria Lúcia Bueno. Relato Crítico: Juliana Caldas. Orgs.: M.L.B., R.M.J.

17/06/2019: “A Corcina e a Lei do Curta: auge e crise do curta-metragismo brasileiro?”, Exposição: Lucas Parente. Comentário: Alfredo Suppia. Debate: Rubens Machado Jr. Mediação: Rafael Parrode. Relato Crítico: Cristina Couto Melo.

10/06/2019: “Paulo Emílio e a Cultura Cinematográfica: crítica e história na formação do cinema brasileiro”, Exposição: Rafael Zanatto. Comentário: Francisco Alambert Jr. Debate: Rubens Machado Jr. Mediação: Felipe de Moraes. Relato Crítico: Victor Vigneron.

03/06/2019: “Ternura e subjetividade neoliberal em Toni Erdmann (2016) - possibilidades de uma leitura marcusiana”, Exposição: Priscila Figueiredo. Debate: Felipe de Moraes. Mediação: Rubens Machado Jr. Relato Crítico: Thiago Mendonça.

27/05/2019 “O uso de imagens amadoras de guerra na arte contemporânea. Performance e contra-visualidade na obra de Coco Fusco”, Exposição: Wagner Morales. Comentários: Alice Shintani e Rafael Campos. Debate: Nicolau Bruno. Mediação: Rubens Machado Jr. Relato Crítico: Geraldo Blay.

20/05/2019: “Sobre debater filmes: experiências do passado e contemporâneas”, Depoimentos: Rubens Machado Jr., Esther Hamburger, Graziela Kunsch. Mediação: Diogo Gomes dos Santos. Relato Crítico: Joseane Alves Ferreira.

13/05/2019: “Projeção /Análise /Debate de Mãe Natureza (1978), do Pod Minoga”, Análise: Rubens Machado Jr. Comentário: Carlos Moreno. Debate: Felipe de Moraes. Mediação: Anna Ballalai. Relato Crítico: Rafael Parrode.

29/04/2019: “Projeção /Análise /Debate de O Livro de Imagem (2018) de Jean-Luc Godard”, Comentários: Anna Ballalai e Mário Sagayama. Mediação: Geraldo Blay. Relato Crítico: Dalila Camargo.

17/09/2018: “Projeção /Análise /Debate de Intervenção (2018) de Rubens Rewald, Tales Ab’Sáber e Gustavo Aranda”, Comentários: Laymert Garcia dos Santos. Mediação: Rubens Machado Jr., em presença dos realizadores.

20/06/2018: “Crítica, Afeto e Cosmopolitismo: António um dois três (2017) de Leonardo Mouramateus”, com Denilson Lopes. Comentários: Raul Arthuso. Debate: Rubens Machado Jr. Mediação: Geraldo Blay. Relato crítico: Anna Karinne Ballalai..

18/06/2018: “Projeção /Análise /Debate de Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans”. Exposição: Anderson Gonçalves. Comentários: Priscila Figueiredo e Ruy Braga. Debate: Thiago Mendonça e Mateus Araújo. Mediação: Rubens Machado Jr. Relato crítico: Dalila Martins. Com a presença de Affonso Uchôa.

13/06/2018: “Troca de olhares sobre Manoel de Oliveira: um encontro com Jacques Parsi (e O dia do desespero)” Convidado: Jacques Parsi. Debate: Carolin Overhoff Ferreira, Mateus Araujo, Pedro Maciel Guimarães. Mediação e Relato crítico: Maria Chiaretti.

23/04/2018: “O superoitismo no quadro da experimentação pós-1968: Marginália 70, Programa 1.” Exposição: Rubens Machado Jr. Comentário: Celso Favaretto. Relato Crítico: Geraldo Blay.

11/04/2018: “Lilian M.: Relatório Confidencial e as rotas corsárias de Carlos Reichenbach nos anos 1970”. Análise: Bruno Vieira Lottelli. Debate: Daniel Caetano. Comentários: Felipe de Moraes e Inácio Araújo. Mediação: Rubens Machado Jr., Relato Crítico: Lorena Duarte.

12/03/2018: “Atravessamentos políticos e feministas nos primeiros filmes de Helena Solberg". Exposição: Leonardo Amaral. Comentário: Bárbara Felice. Debate: Rosane Borges e Anna Karinne Ballalai. Moderação e Relato Crítico: Maria Chiaretti.

18/12/2017: “Debatendo O que está por vir (L’Avenir, 2016), de Mia Hansen-Løve”. Análise: Rubens Machado Jr. Comentário: Priscila Figueiredo. Mediação: Geraldo Blay.

29/05/2017: “Da fome ao vômito: Imagens do consumo no cinema moderno”. Exposição: Albert Elduque. Comentário: Mateus Araújo. Debate: Rubens Machado Jr. Moderação: Anna Karinne Ballalai. Relato Crítico: Sara Kim.

22/05/2017: “A crítica cinematográfica portuguêsa e a recepção do Cinema Novo”. Exposição: Regina Gomes. Comentário: Francis Vogner dos Reis. Debate: Mateus Araújo. Moderação: Rubens Machado Jr. Relato Crítico: Leandro Afonso.

15/5/2017: “Vertentes do cinema experimental italiano, ontem e hoje”. Exposição: Adriano Aprà. Mediação: Rubens Machado Jr. Tradução do francês: Mateus Araújo.

08/5/2017: “Pink e afeto: sexualidade no Japão moderno em filmes de Ryuichi Hiroki”. Exposição: João Lanari. Mediação: Rubens Machado Jr. Relato Crítico: Claudio Augusto Ferreira.

19/12/2016: “Super Outro: Carta branca a Edgard Navarro”. Comentário: Rubens Machado Jr. Debate: Edgard Navarro. Moderação: Marina da Costa Campos. Relato Crítico: Taís Freire e Geraldo Blay.

12/12/2016: “O horror, o horror, o horror - Sobre filmes, golpes e memes”. Exposição: Laura Cánepa e Kim Dória. Debatedor: Tales Ab’Sáber. Moderação: Nicolau Bruno. Relato Crítico: Guilherme Savioli.

28/11/2016: “Garotas do ABC e as rotas corsárias de Carlos Reichenbach nos anos 2000”. Exposição: Daniel Caetano. Debatedores: Francis Vogner dos Reis e Paulo Santos Lima. Moderação: Rubens Machado Jr. Relato Crítico: Bruno Vieira Lottelli.

21/11/2016: “Você me chama, eu quero ir ao cinema: Torquato Neto e o Super-8”. Exposição: Moema Pascoini. Debate: Geraldo Blay. Comentários: Viviana Bosi e Danilo Medeiros. Moderação: Rubens Machado Jr. Relatora Crítica: Marina da Costa Campos.

07/11/2016: “Rotas corsárias de Carlos Reichenbach: anos 80”. Exposição: Gabriel Carneiro. Comentário: Bruno Lottelli. Debate: Felipe de Moraes. Moderação: Rubens Machado Jr.

10/10/2016: “Da Fábrica 420 à Cidade 24: Intermidialidade, Memória e História em 24 City”. Análise: Cecília Mello. Comentário: Francisco Foot Hardman. Debate: Henri Gervaiseau. Moderação: Rubens Machado Jr. Relato Crítico: Fernanda Sales Rocha.

30/06/2016: “Projeção /Análise /Debate de Filme de aborto As mulheres pensam. Análise: Dalila Martins. Debate: Carla Gallo e Bete Franco. Moderação: Rubens Machado Jr. Relato Crítico: Camila Girotto. Em presença dos realizadores Lincoln Péricles e Talita Araujo.

27/06/2016: “Estética e gesto em Gilda de Mello e Souza”. Expositor: Ricardo Fabbrini. Comentário: Thelma Lessa. Mediação: Rubens Machado Jr. Projeção de Entre narciso e o colecionador, ou o ponto cego do criador (2006), de Hamilton Grimaldi, com fala de Bento Prado Jr.

20/06/2016: “O Tempo de Câncer, de Glauber Rocha.”. Expositor: Paulo Yasha. Debatedores: Mateus Araujo e Rubens Machado Jr. Moderador: Theo Costa Duarte. Relator Crítico: Emilio Gonzalez Diez Jr.

02/06/2016: “Projeção /Análise /Debate de No Home Movie, Chantal Akerman, 2015”. Expositora: Ivone Margulies. Debatedores: Patrícia Mourão e Mateus Araujo. Moderador: Rubens Machado Jr.

16/05/2016: “A trajetória do Cine Clube Antonio das Mortes: exibição, crítica e produção”. Expositora: Marina da Costa Campos. Debatedores: Ricardo Musse, Maria Noemi de Araujo e Lisandro Nogueira. Moderadora: Izabel Melo. Relatores Críticos: Diogo Gomes dos Santos e Fernando Rodrigues Frias.

09/05/2016: “Análise fílmica e crítica imanente: tradições do ensaio e prática acadêmica”. Expositor: Rubens Machado Jr. Debatedores: Mateus Araújo e Jorge de Almeida. Mediadora: Laura Cánepa. Relator Crítico: Rafael Carvalho.

11/04/2016: “Paulo Emílio Salles Gomes e Sertão, depois de Clima, antes de Vigo”, Exposição: Rafael Zanatto. Debate: Felipe de Moraes. Comentário: Rubens Machado Jr. Mediação: Adilson Mendes.

28/03/2016: “Projeção /Análise /Debate de Prata Palomares”, Análise: Laura Diaz. Debate: Felipe de Moraes. Mediação: Rubens Machado Jr.

07/12/2015: “As Criaturas de Jack Smith: cinema e teatro no underground” (US’s udigrudi, 1), Expositor: Felipe de Moraes. Debatedores: Luiz Fernando Ramos e Rubens Machado Jr. Mediadora: Maria Chiaretti.

02/12/2015: “Construção dramática e Recepção crítica de A que horas ela volta? Com Anna Muylaert, Roberto Moreira e Rubens Machado Jr.” Os Grupos de Pesquisa Nudrama e História da experimentação no cinema e na crítica, os alunos de Crítica do audiovisual recebem a ex-aluna do CTR/ECA-USP para uma conversa.

16/11/2015: “O cinema invisível: Breve introdução à história do cinema experimental na Espanha”. Expositor: Ángel Rueda. Debatedores: Geraldo Blay e Theo Duarte. Mediador: Rubens Machado Jr.  Relator Crítico: Cauê Costa Soares.

09/11/2015: Seminário: Para uma história dos festivais e circuitos alternativos de cinema, com Isabel Arredondo, II. “El Super 8 en la sociedad de las redes: el circuito de festivales internacionales”. Expositora: Isabel Arredondo. Mediadora: Yanet Aguilera. Debatedores: Marília Franco e Rubens Machado Jr. Relator Crítico: Lucas Vega.

09/11/2015: Seminário: Para uma história dos festivais e circuitos alternativos de cinema, com Isabel Arredondo, I. “Os festivais e os concursos de cinema amador do Foto Cine Clube Bandeirante em São Paulo”. Expositora: Lila Foster. “As Jornadas da Bahia, o superoitismo e o cinema independente durante a ditadura militar brasileira”. Expositora: Izabel Melo. “Super Festivais do GRIFE: produção, circulação e formação de cineastas no Super-8 brasileiro (1973-1983)”. Expositor: Flavio Rocha. Moderadora: Carolina Amaral. Debatedores: Estêvão Garcia e Francis Vogner dos Reis. Relator Crítico: Cristiano Barbosa.

26/10/2015: “Crítica para cinema de invenção: Jairo Ferreira e a ‘trilogia freudiana’ do superoitista Edgard Navarro”. Exposição: Maria do Socorro Carvalho. Comentário: Maria Noemi de Araujo. Debate: Geraldo Blay. Moderação: Estêvão Garcia. Relatora Crítica: Taís Freire.

:::::::::::

SAIBA MAIS: https://www.itaucultural.org.br/ocupacao/maria-e-herbert-duschenes/