Você está aqui: Página Inicial / Rede / Cátedra Olavo Setubal de arte e cultura / Atividades Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência: Catedráticos Paulo Herkenhoff e Helena Nader / A relação entre ciência e arte, a partir de Da Vinci e Cildo Meireles, será tema de dois encontros

A relação entre ciência e arte, a partir de Da Vinci e Cildo Meireles, será tema de dois encontros

Por Fernanda Rezende para o IEA/USP em 09/08/2019

No terceiro e no quarto encontros da Jornada Relações do Conhecimento entre Arte e Ciência: Gênero, Neocolonialismo e Espaço Sideral será discutido o imbricamento entre o conhecimento científico e artístico, a partir de dois artistas cientistas: Leonardo da Vinci e Cildo Meireles. Os eventos Relações do Conhecimento em Dois Artistas Cientistas serão nos dias 15 e 16 de agosto, ambos no Auditório do IEA, e são organizados pela Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, parceria entre o IEA e o Itaú Cultural.

A jornada de seminários compõe uma disciplina oferecida pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP em associação à Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, uma parceria entre o IEA-USP e o Itaú Cultural. Mas há 40 vagas disponibilizadas para o público geral. A inscrição será feita no local a cada encontro, por ordem de chegada. Também será possível acompanhar ao vivo pelo site do IEA. Veja a programação completa.

Leonardo da Vinci, homem do Renascimento, foi um investigador científico que usou a arte para descrever fenômenos da Física, Biologia e Medicina, propondo mecanismos inimagináveis para o seu tempo. Para falar sobre ele, o físico Ildeu de Castro Moreira, o filósofo Luciano Migliaccio e o físico Francisco Rômulo Monte Ferreira farão exposição no dia 15, com moderação de Martin Grossmann, coordenador acadêmico da Cátedra.

No dia 16, o próprio Cildo Meireles será um dos que irá falar sobre a relação de sua obra com a ciência. De acordo com os organizados da jornada, ele utiliza conceitos (zero, topologia, geometria não euclidiana, buraco negro) para simbolizar situações sócio-políticas graves, mas sempre sem perder de vista a história da arte. Além dele, participarão da mesa o diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Marcelo Viana, a socióloga Maria Arminda do Nascimento Arruda e o crítico, curador e historiador de arte Paulo Herkenhoff, titular da Cátedra em 2019, que também fará a moderação.

Sobre a Jornada

O programa da jornada foi formulado pelos dois titulares da Cátedra em 2019: o crítico, curador e historiador de arte Paulo Herkenhoff e a biomédica Helena Nader, professora da Unifesp. A intenção é promover uma discussão profunda sobre as inter-relações arte e ciência ao longo dos tempos, perpassando por aspectos como proeminência cultural de um país sobre outro, questões de gênero, de estilos e formatos.

No total, serão 19 aulas entre os meses de agosto e dezembro, sempre às quintas e sextas-feiras, das 14h às 17h, que irão reunir palestrantes e debatedores de diversas áreas do conhecimento e que são lideranças em suas áreas de atuação. Cada seminário terá um homenageado e abordará um tema específico.

Fonte: http://www.iea.usp.br/noticias/a-relacao-entre-ciencia-e-arte-a-partir-de-da-vinci-e-cildo-meireles-sera-tema-de-dois-encontros