Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2019 / 08 / LANÇAMENTO: Programa Educativo Escola, Museu e Território, dias 30 e 31 de agosto, na Estação da Luz.

LANÇAMENTO: Programa Educativo Escola, Museu e Território, dias 30 e 31 de agosto, na Estação da Luz.

Para diretores, coordenadores, educadores e outros profissionais de instituições de cultura da cidade de São Paulo.

 

Prezadas e prezados,

Boas noticias!

 

O Museu da Língua Portuguesa lança, dias 30 e 31 de agosto, o programa educativo “Escola, Museu e Território” – conjunto de ações que propõe reconstruir os diálogos com a vizinhança a partir da articulação de uma rede de 23 instituições de educação, 25 de cultura e parcerias com a Administração Pública.

 

Entre as ações, a Mostra Imaginação (para estudantes entre 4 e 7 anos), Mostra Eu, o outro e nós (8 a 10 anos) e a Mostra Comunicação (últimos anos do Fundamental e Ensino médio) apresentam atividades para incentivar o processo de alfabetização, refletir sobre identidade a partir das relações sociais, históricas e culturais do bairro e valorizar a percepção da língua como possibilidade de expressão sobre o mundo. Novas abordagens sobre o texto, a palavra e a língua são apresentadas nas instalações e performances dos Projeto Sonora e O Grupo Cinza que compartilham os espaços de ocupação com as Mostras.

 

Um Clube de Leitura propõe encontros mensais tendo como foco autores brasileiros contemporâneos e um Clube de Cinema exibe sessões de documentários e recebe convidados para debates. Duas ações voltadas a estudantes de Ensino Médio e EJA das escolas do território.

 

Um material educativo de autoria coletiva entre todos os participastes do Curso para Professores deve abordar conceitos como território educativo e cultural e será outro meio de difusão das práticas do Programa Educativo.

 

Completam as ações Obra Aberta, uma visita encenada a obra que deve revelar o trabalho de centenas de profissionais da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa e explorar com o público as interpretações simbólicas da obra de um museu dedicado a língua falada por 260 milhões de pessoas.

 

Os estudantes das escolas da vizinhança se deslocam até a programação com o Ônibus Andante, um sistema de transporte a pé de grupos escolares divertido, saudável, educativo e cultural. O sistema é formado pela Linhas Bom Retiro, Campos Elísios e Centro Histórico com percursos pelo território que conectam escolas, instituições de cultura e espaços públicos.

 

As ações educativas do Museu da Língua Portuguesa têm início no dia 30 de agosto e terminam em 30 de novembro, ocorrendo quinzenalmente às sextas-feiras e nas manhãs do último sábado de cada mês, sempre na Estação da Luz. São gratuitas, voltadas para o público escolar e se estende à famílias e frequentadores da Estação.

 

O Programa Educativo "Escola, Museu e Território" é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.

Conheça a programação completa no cartaz anexo e faça parte dessa rede.

 


Luis SoaresCoordenador do Programa Educativo Escola, Museu e Território