Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2019 / 10 / Mesa Redonda de lançamento seLecT #44 - 16/10/2019

Mesa Redonda de lançamento seLecT #44 - 16/10/2019

com BENJAMIN SEROUSSI, SAMANTHA MOREIRA, CAMILLA ROCHA CAMPOS E

REGINA PACHECO

Residências e outros modelos de fomento à criação artística

Quarta-feira 16/10, às 19 horas, na Sala Vermelha do Itaú Cultural Avenida Paulista, 149 - São Paulo

Boa parte dos programas de residências abordados na edição #44 da seLecT floresceu a partir de 2004, quando o sistema de arte se viu beneficiado por uma série de ações de incentivo à produção, de estímulo à experimentação e de difusão da reflexão crítica, com o lançamento do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais. No entanto, o programa foi interrompido antes da sua 12a edição e a iniciativa não chegou a constituir uma política pública de longo prazo.

Segundo uma pesquisa do Datafolha divulgada em 5 de setembro passado, 67% dos brasileiros apoiam a manutenção das atuais leis e políticas para incentivar e patrocinar atividades culturais, como teatro, dança, literatura e cinema. Porém, 26% acreditam que o governo deveria acabar com as atuais políticas culturais e deixar que essas atividades busquem recursos junto à iniciativa privada. Entre as políticas pesquisadas não consta uma legislação específica para as artes visuais.

No lançamento da seLecT #44, três gestores culturais e um representante do poder público discutem o fomento à produção e à experimentação da arte:

Regina Pacheco Secretária-adjunta da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.

Samantha Moreira

Artista, curadora e gestora cultural. Fundadora do Ateliê Aberto – Campinas (SP, desde 1997), do CHÃO SLZ (São Luís, MA, desde 2015), e integrante do JA.CA (MG, desde 2016). Atualmente é coordenadora-geral e artística do Programa CCBB Educativo – Arte e Educação, no Centro Cultural Banco do Brasil do RJ, BH, SP e DF.

Camilla Rocha Campos

Artista, professora, pesquisadora, ativista micropolítica e autorrevolucionária. Em 2016, Ca- milla foi artista residente no Programa Internacional CAPACETE, no Rio de Janeiro, onde desde 2017 atua como diretora. Possui mestrado em História e Crítica de Arte pelo Instituto de Artes da Uerj. Atualmente é professora no Programa de Formação do Parque Lage.

Benjamin Seroussi

Curador, editor e gestor cultural, é diretor-executivo da Casa do Povo, em São Paulo. Foi curador associado da 31a Bienal de São Paulo, diretor de programação do Centro de Cultura Judaica e curador do Canteiro Aberto Vila Itororó.

Mediação: Paula Alzugaray curadora, crítica de arte e editora da revista seLecT.

Entrada gratuita, sujeita à capacidade da sala. Confirme sua presença até 15/10 em rsvp@select.art.br

Apoio: Realização:

SET/OUT/NOV 2019 ANO 09 EDIÇÃO 44 R$ 22,00