Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2019 / 11 / Seminário Internacional - Museu Paulista: Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence

Seminário Internacional - Museu Paulista: Aimé-Adrien Taunay e Hercule Florence

 

O Seminário marca o lançamento do site O caderno de Aimé-Adrien Taunay: histórias, descobertas e percursos e a divulgação de estudos sobre Taunay e Hercule Florence desenvolvidos em parceria entre o Museu Paulista da Universidade de São Paulo e o Instituto Hercule Florence.

No período da manhã, as atividades estarão concentradas nas investigações em torno de Aimé-Adrien Taunay (1803-1828), desde a conferência de abertura até a mesa que apresentará as contribuições das diferentes áreas de conhecimento para a realização da pesquisa, do restauro, da digitalização, da transcrição e da disponibilização do documento O caderno de Aimé-Adrien Taunay.

No período da tarde, as apresentações estarão concentradas em Hercule Florence (1804-1879): na primeira sessão, discutindo a ampliação do conhecimento a respeito do artista-inventor e como as diferentes facetas de sua diversificada produção têm sido mobilizadas, sobretudo a partir da segunda metade do século XX até os dias atuais. Na segunda, os trabalhos têm como ponto de partida as encomendas de pinturas para diversos artistas por Afonso Taunay para o Museu Paulista utilizando como matriz desenhos e aquarelas de Hercule Florence e como tais trabalhos foram apropriados tanto nas salas do Museu como em outros suportes. Por fim, na conferência de encerramento, se discorrerá sobre as representações visuais de Hercule Florence d’après nature (do natural).

O evento contará com intérprete em Libras.

As inscrições online podem ser feitas em <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfG85Lps0MmizrvZRE9rmh7f74DtBP515FyGBJmY7Kev6s3PA/viewform>

Organização:
Solange Ferraz de Lima, Maria Aparecida de Menezes Borrego e Ana Paula Nascimento
Realização:
Museu Paulista da Universidade de São Paulo
Parcerias:
Instituto Hercule Florence
Sesc

Serviço:
Data: 27 de novembro de 2019
Horário: das 9h30 às 18h30
Local: Teatro do Sesc Ipiranga
Endereço: Rua Bom Pastor, 822 - Ipiranga - São Paulo - SP

A programação completa e outras informações podem ser acessadas no site do Museu Paulista <http://mp.usp.br/chamadas/seminario-internacional-museu-paulista-e-memorias-das-narrativas-de-aime-adrien-taunay-e-he> ou no evento do Facebook <https://www.facebook.com/events/748799242300443/>.