Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2020 / 04 / Newsletter - PIVÔ REMOTO #2

Newsletter - PIVÔ REMOTO #2

Enviado em 09/04/2020.

 

PIVÔ PESQUISA: INTI GUERRERO

O curador colombiano Inti Guerrero é o próximo palestrante a participar do programa público do Pivô Pesquisa. Guerrero irá apresentar o projeto A Journal of The Plague Year. Co-curada com Cosmin Costinas no espaço Para Site, Hong Kong, em 2013, a exposição coletiva fez itinerância no theCube, Taipei (2013), Arko Art Center, Seul (2014), Kadist Art Foundation e The Lab, São Francisco (2015). A Journal of The Plague Year tratou das imaginações históricas e contemporâneas e as políticas do medo diante das doenças e do espectro da contaminação na sociedade e na cultura.


A palestra será realizada em plataforma digital de videoconferência, em língua portuguesa, no dia 16 de abril, quinta-feira, às 11h. Para inscrever-se, acesse aqui. As vagas são limitadas.

© Lygia Pape, Divisor (1968-2013). Street performance in Central Hong Kong. Produced for Para Site.

CANAL: FLORA LEITE

Confira no Canal do Pivô, o registro da palestra As condições de produção do artista, ministrada pela artista e pesquisadora Flora Leite. A primeira atividade pública do Pivô Pesquisa em 2020 reuniu 100 pessoas em uma plataforma digital de vídeo-conferência, no dia 02 de abril.

 

BLOG: ENTREVISTA AAREA

Livia Benedetti e Marcela Vieira falaram sobre curadoria, arte e internet na entrevista para o nosso Blog. As fundadoras da plataforma aarea foram as convidadas para coordenar o primeiro ciclo do Pivô Pesquisa e agora trabalham junto a equipe do Pivô na transposição do programa de residências para o ambiente digital.


DICAS PARA ATRAVESSAR O ISOLAMENTO

Passamos a compartilhar uma série de indicações da equipe do Pivô (e de artistas, parceiros e colaboradores) de coisas para serem lidas, vistas, ouvidas – e que possam trazer algum alento para estes estranhos dias de quarentena.

© K. C. Green


AINDA MT NADA

Ainda mt nada é uma plataforma digital que reúne obras de artistas e curadores pensadas para internet neste momento de confinamento. Nas palavras dos criadores: “Ainda mt nada não tem muita intenção de nada, é um convite, espaço, plataforma que durará por esses tempos que ninguém sabe direito quanto tempo dura e que ninguém está entendendo nada. É um laboratório de experimentação e de percepção da relação sensível com as coisas, pessoas e o mundo, que está mudando nesse exato momento”.

Participam (até o momento) do projeto: Alexandre Nitzsche, Alvaro Seixas, Ana Matheus Abbade, Andrés Brück, Ão, Bruno Baietto, Carlos Issa, Estela May, Felipe Barsuglia, Germano Dushá, Hanya Beliá, Ingrid Kita, Juno, Institute of Queer Ecology, Marina Benzaquem, Natalie Braido, Nuno Q. Ramalho, Paola Ribeiros, Rafael Meliga, um haitiano, Vitória Cribb e Yan Copelli.



A TRILOGIA DA VIDA (E MAIS)

O artista residente do programa Pivô Pesquisa  Matheus Chiaratti é co-fundador do projeto arte_passagem e desenvolve uma prática artística marcada pelo acaso e a deriva. Chiaretti indica:


A Trilogia da Vida, de Pier Paolo Pasolini, composta por O Decameron (1971), Os Contos de Canterbury (1972) e As Mil e Uma Noites (1974). São filmes essenciais para se conhecer o trabalho do diretor italiano, um dos maiores nomes da cinematografia mundial do século passado. Poeta e intelectual, Pasolini foi também um importante pensador do cinema, tendo cunhado o termo "cinema de poesia", através do qual exerceu com extrema liberdade a linguagem cinematográfica.

O Menino e o Vento (1967), filme de Carlos Hugo Christensen. Assisti ao filme através do gratuito e incrível site rarefilmm, uma joia de site para encontrar filmes clássicos sem complicação. Neste site, descobri esse intrigante filme baseado no conto do escritor Aníbal Machado sobre dois caras que compartilham a paixão pelo vento.

As fotografias da artista JoAnn Verburg. Estamos encerrados e ansiosos em nossas casas, então faça um bem a você mesmo e tire um momento para contemplar as fotografias de paisagens da artista norte-americana JoAnn Verburg, que por meio de seus enquadramentos, sobretudo, nos coloca diante de uma natureza plácida e misteriosa. 

© Criterion


SEJA AMIGO DO PIVÔ

Ao participar do programa Amigos do Pivô você contribui com a manutenção da instituição e ainda dispõe de uma série de benefícios.


Ubu Editora é uma das apoiadoras do programa e oferece 20% de desconto em seu catálogo, um dos mais interessantes do mercado editorial brasileiro na atualidade. Entre os livros publicados pela Ubu estão as obras do filósofo italiano Franco “Bifo” Berardi, forte referência teórica para muitos artistas e pesquisadores do campo das artes visuais há décadas. Depois do Futuro (2019) e Asfixia (2020), são títulos importantes para ajudar a compreender este mundo em que vivemos, onde a abstração do mercado financeiro e a lógica conectiva do algoritmo subjugaram as relações sociais e os afetos humanos.

Para ser Amigo do Pivô, escreva para amigos@pivo.org.br.