Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2020 / 05 / Museu do Futebol realiza ciclo de Webinários sobre gestão de museus em tempos de crise

Museu do Futebol realiza ciclo de Webinários sobre gestão de museus em tempos de crise

Divulgado pela Newsletter do ICOM Brasil em 27/05/2020.

O Museu do Futebol realiza, a partir de 02 de junho, um ciclo de webinários voltados a profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área sobre os desafios na gestão das instituições museológicas durante a crise causada pela pandemia de coronavírus.

Realizado com o apoio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil), os webinários abordarão temas como comunicação, ação educativa e gestão de riscos, considerados estratégicos para os museus no contexto atual. O Museu do Futebol e o SISEM-SP integram a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

As inscrições são gratuitas e serão on-line.

Os participantes podem escolher participar de um, dois ou dos três eventos.

Não é necessário ser especialista em cada área.

Os webinários acontecem sempre das 10h às 12h, com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras).

 

O primeiro módulo, sobre Gestão de Comunicação Digital, que acontece no dia 02 de junho, visa a fortalecer a comunicação entre museus e suas comunidades apresentando boas práticas de museus paulistas que estão mantendo viva sua conexão com o público mesmo com os museus fechados, por meio do ambiente virtual. Também serão introduzidas ferramentas digitais acessíveis e que podem ser incorporadas definitivamente em suas rotinas. O módulo será apresentado por Renata Beltrão, assessora de Comunicação e Marketing do Museu do Futebol, com a participação de Cláudia Ribeiro, diretora do Museu Major Novaes (Cruzeiro/SP) e de Flávia Meira, coordenadora de Comunicação Institucional da Rede de Museus da Energia.

 

O segundo módulo, no dia 09 de junho abordará Ações Educativas durante o Isolamento, com apresentação da coordenadora do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, Ialê Cardoso, que vai compartilhar as experiências da instituição com mediações educativas no período de quarentena. A intenção deste encontro é fomentar uma reflexão coletiva sobre que papéis os programas educativos de museus podem assumir neste período de isolamento e como reinventar suas ações para o momento de crise. O módulo terá a participação de Raquel Fayad, diretora-geral da Fundação Marcos Amaro e FAMA – Fábrica de Arte Marcos Amaro (Itu).

 

Gestão de risco em meio à pandemia é o tema do último módulo, no dia16 de junho, com apresentação da diretora do ICOM Brasil e assessora de Diretoria do IDBrasil, Marília Bonas, e a participação de Alessandra Labate Rosso, membro do Conselho de Administração do ICOM Brasil e coordenadora do Núcleo de Coleções da EXPOMUS, empresa com 40 anos de experiência na área de museus no país. Nesse módulo, serão apresentadas e discutidas as recomendações oficiais do ICOM Brasil em relação à pandemia da COVID-19, com foco em gestão de risco. Serão abordados tópicos referentes a conservação de acervo, manutenção predial e medidas de segurança que devem ser tomadas durante o fechamento da instituição.

SERVIÇO

Série de webinários do Museu do Futebol

02 de junho – webinar sobre Gestão de Comunicação Digital

09 de junho – webinar sobre Ações Educativas durante o Isolamento

16 de junho – webinar sobre Gestão de risco em meio à pandemia

Horário: das 10h às 12h

Inscrições: on-line,

https://www.museudofutebol.org.br/noticia/70/museu-do-futebol-realiza-ciclo-de-webinarios-sobre-gestao-de-museus-em-tempos-de-crise

 

INSCRIÇÕES: 

Gestão de Comunicação Digital
is.gd/mdfwebinar1
Ações Educativas durante o Isolamento - is.gd/mdfwebinar2
Gestão de risco em meio à pandemia is.gd/mdfwebinar3

registrado em: