Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2020 / 05 / Relatório da primeira Bienal Black Brazil Art

Relatório da primeira Bienal Black Brazil Art

Produzido pela agência BBA em 2020.

 

Sou Patricia Brito, curadora independente e coordenadora da Black Brazil Art | Escritório de Arte | Curadoria | Exposição, sediado no Rio Grande do Sul, mas atuante no Brasil há mais de 15 anos no mapeamento das artes afro-brasileira, contribuindo para o aprimoramento e a inclusão da arte contemporânea afro-brasileira como ferramenta de transformação, através de uma rede de artistas qualificados para intercâmbios nacionais e internacionais, coletando e distribuindo informações sobre arte com foco na produção de artistas femininas.

 

Recentemente, produzimos a primeira "Bienal Black Brazil Art" dedicada à artistas afro-brasileiros entre novembro de 2019 a março de 2020. O tema escolhido foi Mulheres (in) Visíveis, enfatizando a desconexão e a falta de artistas negros em galerias, museus e círculos de arte estabelecidos em nosso país.

 

Observamos também uma difusão tímida em relação a diversidade num circuito nacional e internacional quando se diz respeito as mulheres da diáspora.

 

Infelizmente, instituições formais pre estabelecem a representação artística no Brasil o que em nada tem haver com a realidade contemporânea da diversidade brasileira. E a Black Brazil Art está convencida de que a capacidade dos artistas brasileiros de capturar e transmitir a exuberância e excelência da arte afro-brasileira é um patrimônio cultural pouco reconhecido dentro e fora do país. E que as artistas femininas, especialmente da diáspora, ainda não receberam o reconhecimento de que o talento merece.

 

Nossa missão, é dar a eles o acesso a essa visibilidade.

 

Conheça os podcasts artistas em conversação e visualize o catálogo ISSUU.

Veja o relatório aqui!

 

Saiba mais: https://bienalblack.wixsite.com/bienalblackbrazilart