Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2020 / 10 / VI Seminário Internacional ARTE!Brasileiros / Goethe-Institut

VI Seminário Internacional ARTE!Brasileiros / Goethe-Institut

Dividido em dois dias, evento irá reunir vozes potentes para debater questões atuais sob o tema “Em defesa da natureza e da cultura – a arte do possível”

arte!brasileirosGoethe-Institut têm o prazer de apresentar o VI Seminário Internacional Virtual ARTE!Brasileiros: Em defesa da natureza e da cultura – a arte do possível.

arte!brasileiros é uma plataforma de arte e cultura contemporânea que completa 10 anos de existência em 2020. Somos uma mídia dedicada à arte no Brasil, com canais digitais e impressos, além de seminários e simpósios especializados. Tradicionalmente, nosso seminário internacional ocorre na ocasião da abertura da Bienal de São Paulo, mas com seu adiamento, reformulamos o nosso formato. O Goethe-Institut, instituição do governo da Alemanha para difusão da cultura e da língua alemã presente em 93 países, é parceira do Seminário ARTE!Brasileiros em diversas edições.

Dessa vez em edição digital, irá ocorrer em duas manhãs, nos dias 8 e 9 de outubro, das 9h30 às 12h30 (GMT-3), o encontro vai reunir artistas, especialistas, ativistas do meio ambiente e curadores que vêm enfrentando um cenário complexo. A transmissão será feita pelo Youtube e em diferentes plataformas digitais.

VI Seminário Internacional Virtual ARTE!Brasileiros: Em defesa da natureza e da cultura – a arte do possível busca, como fez em edições anteriores, observar como a arte se posiciona no mundo contemporâneo, agora pautado pelos temas que ganharam ainda mais urgência em um contexto pandêmico.

Assim, reuniremos profissionais, curadores e artistas de duas das mais importantes exposições pautadas para 2020, a Bienal de Berlim e a Manifesta, em Marselha. As duas são mostras que se preocupam em atuar de forma marcante no nível local ao mesmo tempo que abordam temas como o combate ao fanatismo e ao extrativismo, a vulnerabilidade de indivíduos que vivem em campos ou situação de confinamento e a existência de corpos sexodissidentes.

No seminário, a introdução será feira por Franco “Bifo” Berardi, filósofo italiano que tem discorrido sobre o futuro pós-pandemia. Em defesa da natureza e da cultura estarão presentes virtualmente líderes como Ailton Krenak, cientistas como Antônio Donato Nobre, a artista indígena Naiara Tukano, vozes potentes dessa época. Para trazer questões sobre a diversidade e novos lugares democráticos de atuação, teremos os curadores da Frestas – Trienal de Artes, Diane Lima, Bia Lemos e Thiago de Paula Souza, falando de suas respectivas cidades; a pesquisadora e historiadora da arte argentina Andrea Giunta, curadora da última Bienal do Mercosul, que abordou na sua edição questões de gênero em “Feminismo(s)”, falará a partir de Buenos Aires. Curadores da Bienal de Berlim, estarão presentes Lisette Lagnado e Agustín Pérez Rubio, a partir da capital alemã. Além disso, a dupla Bárbara Wagner e Benjamin de Burca comentará sua participação na Manifesta 13, em Marselha.

Em breve, divulgaremos a programação completa do evento. Aguarde.

Confira os links das conferências:

 

 

Saiba mais: https://artebrasileiros.com.br/vi-seminario/