Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2020 / 11 / Auxílio ao setor cultural não deve ter continuidade no pós-pandemia, diz ministro

Auxílio ao setor cultural não deve ter continuidade no pós-pandemia, diz ministro

Eduardo Moura para Folha de São Paulo, em 09/11/2020
Auxílio ao setor cultural não deve ter continuidade no pós-pandemia, diz ministro

Marcelo Álvaro Antônio concede entrevista ao SBT, na qual nega possibilidade de se afastar do cargo de ministro do Turismo para se defender das acusações. Reprodução SBT - 25./02/2019

Em evento da Funarte em Belo Horizonte, responsável pelo Turismo disse que não haverá programa análogo à Aldir Blanc

 

O ministro do Turismo Marcelo Álvaro Antônio afirmou nesta segunda (9) que a Lei Aldir Blanc, de auxílio ao setor cultural, não deve ter continuidade no pós-pandemia e disse que não há planos de uma implementação de programa análogo.

“Esse [programa de auxílio à cultura] é para este momento da pandemia. Passando esse período, deve ser encerrado”, respondeu ele quando perguntado sobre a possibilidade de o auxílio ser estendido.

Álvaro Antônio participou da inauguração da Casa Funarte Liberdade, nesta segunda (9), na praça da Liberdade, em Belo Horizonte. O espaço funcionará num prédio conhecido como Rainha da Sucata, em referência à novela estrelada pela ex-secretaria especial da Cultura Regina Duarte. O apelido pejorativo tem a ver com o fato de o prédio, de arquitetura pós-moderna, destoar dos demais imóveis que circundam a praça, erguidos no final do século 19 com marcada influência neoclássica.

O ministro do Turismo chegou ao local sem máscara dizendo "já estou imunizado", mas colocou a proteção após cumprimentar o governador mineiro Romeu Zema. A pasta da cultura perdeu o status de ministério no governo Bolsonaro e fica sob o Ministério do Turismo.

O secretário especial da Cultura, Mario Frias, não esteve presente. O presidente da Funarte, o militar Lamartine Holanda, também não compareceu ao evento, pois está com Covid-19, segundo a assessoria da Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

O imóvel foi cedido pelo governo de Minas à Funarte, instituição vinculada ao governo federal, que fez um aporte de R$ 1 milhão ao estado.

O espaço deve oferecer programação cultural e programas de formação.

 

Fonte: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2020/11/auxilio-ao-setor-cultural-nao-deve-ter-continuidade-no-pos-pandemia-diz-ministro.shtml