Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2020 / 11 / Carta do MAST à ANPUH

Carta do MAST à ANPUH

Por ANPUH - Associação Nacional de História, em 10/11/2020.

A Revista Maracanan, em apoio ao Museu de Astronomia e Ciências Afins e seus servidores, divulga carta enviada à ANPUH denunciando o desmonte da instituição.


"Em meados de setembro nós, servidores do MAST, fomos tomados de surpresa pela Portaria MCTI n. 3455 que instituiu um novo Regimento Interno, sem a nossa consulta e conhecimento. Além de autoritária, a medida descaracteriza em muito o perfil da instituição e sua missão. A partir desta portaria foram fundidas a Coordenação de História da Ciência e Tecnologia (COHCT) e a Coordenação de Documentação e Arquivo (CODAR), sem nenhuma justificativa plausível sob o aspecto técnico-científico. O novo regimento golpeia o Arquivo e a pesquisa do MAST em história da ciência, marcas do Museu desde a sua fundação em 1985. Este documento cria também uma nova coordenação, de Eventos e Relações Institucionais (COERI), que compete com as áreas finalísticas do MAST, e vem promovendo atividades de divulgação da ciência de péssima qualidade, com imprecisões e erros grosseiros, como pode ser visto em nossas redes sociais. A excelência do MAST, de reconhecimento nacional e internacional, nas áreas de educação museal, museologia, preservação de acervos e história da ciência está sendo atacada e destruída.

 

Através da ANPUH, órgão que sempre lutou pela ciência no Brasil e foi locus importantíssimo de resistência durante a ditadura militar, nós, pesquisadores, tecnologistas e demais servidores do MAST vimos a público denunciar a destruição silenciosa que vem sendo feita nessa unidade de pesquisa do MCTI. O momento atual é grave e coloca em risco o trabalho de gerações que trabalharam e trabalham pela democratização da ciência no país. O caso atual do MAST se soma ao que está acontecendo com outros institutos de pesquisa e na universidade pública. Precisamos lutar contra esse retrocesso anticientífico e autoritário.

 

Pesquisadores, Servidores e Tecnologistas do MAST".