Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2020 / 11 / ENTRETELAS: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP transmite 4º debate da série

ENTRETELAS: Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP transmite 4º debate da série

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Escola de Comunicações e Artes da USP, transmite na quarta-feira, dia 04 de novembro de 2020, das 19h30 às 21h, o quarto encontro da série intitulada ENTRETELAS, que reúne doutores em artes visuais recém-formados pela ECA, com os atuais doutorandos do Programa.

A série de encontros é uma iniciativa para um diálogo entre diferentes pesquisadores do campo das artes visuais, evidenciando vínculos e afinidades entre as distintas abordagens das práticas artísticas, teóricas, historiográficas e críticas. A série quinzenal será transmitida ao vivo pelo youtube e estará aberta a todos os interessados, com a possibilidade de participação do público nos debates. Aos participantes será oferecido um certificado.
Quarto encontro: [04 de novembro de 2020]
A doutora em artes visuais convidada para o quarto encontro da série é Sandra Carezzato de Souza, autora da tese “O lugar onde as dunas falam”, escrita sob a orientação da professora Regina Stela Barcelos Machado.
Sua pesquisa partiu da observação de um grupo de professores de escolas públicas, que desenvolveu recursos pessoais para fazer frente aos desafios da profissão, acrescida de reflexões da autora sobre a paisagem de dunas da Ilha Comprida. A investigação foi realizada com o objetivo de revelar um retrato pouco conhecido dos professores e, a partir do registro das soluções encontradas pelo grupo investigado, estimular a renovação do olhar dos profissionais da educação sobre si mesmos e seu trabalho.
Para este encontro, Sandra de Souza terá como interlocutor o doutorando Leandro de Oliva Costa Penha, que desenvolve a tese intitulada “Entre a escola e a rua: o meio-fio como espaço de potência para as aulas de arte”, sob orientação da professora Sumaya Mattar, na linha de pesquisa Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte do PPGAV. A pesquisa reflete sobre os processos de criação pedagógica dos professores de arte em diálogo com o contexto da escola pública periférica, ou seja, as possíveis relações que envolvem a paisagem urbana e a instituição escolar, a vizinhança, a cultura local e as sabenças populares. O objetivo da pesquisa é discutir o ensino e a aprendizagem de arte na escola pública, tendo como referências os conceitos e as propostas políticas de Paulo Freire para a construção de uma educação democrática na cidade de São Paulo e a produção cultural periférica contemporânea.
A mediação do encontro será de Sumaya Mattar, professorado Depto. de Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA. Os trabalhos técnicos são de Ronaldo Calixto. Design gráfico de Filipe Barrocas. Produção e concepção: professores Dora Longo Bahia, Mario Ramiro e Sumaya Mattar, juntamente com os doutorandos Ana Paula Albé, Cassia Aranha, Filipe Barrocas, Leandro de Oliva Costa Penha e Ronaldo Calixto.
Serviço:
• Programa: ENTRETELAS: encontros quinzenais da pós-graduação em artes visuais da ECA/USP
• Agenda: Programa quinzenal, às quartas-feiras, das 19h30 às 21h.
Na quarta-feira, 04/11: Sandra Carezzato de Souza e Leandro de Oliva Costa Penha debatem a partir da pesquisa “O lugar onde as dunas falam”.
A seguir:
18/11: Cauê Augusto Maia Baptista e Cássia Aranha debatem a partir da pesquisa“Cada caminho é um risco. O livro de artista como tradução da intervenção poética no espaço público”.
02/12: Gustavo de Moura Valença Motta e Milena Durante debatem a partir da pesquisa "Discursos de contrainformação. Coletivos de artistas e curadores-autores no Brasil (2000-2015)”.
• Canal do youtube: https://youtu.be/VXDddLZIm2c
• Para maiores informações escreva para: ppg.av@usp.br (com Daniela Abbade)