Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2020 / 11 / WOW Festival Mulheres do Mundo RIO 2020 ocorre online no sábado, 21 de novembro

WOW Festival Mulheres do Mundo RIO 2020 ocorre online no sábado, 21 de novembro

Por WOW Festival Mulheres do Mundo

O WOW é um movimento global que vem sendo ativado desde 2010 por Jude Kelly, da Fundação WOW, e que já acontece em mais de 20 países. Aqui no Brasil, o WOW ocorre a partir de uma parceria com a Redes da Maré, organização da sociedade civil que atua há mais de 20 anos na Maré.

O Festival Mulheres do Mundo é inspirado no WOW – o Women of the World Festival, um movimento global lançado pela diretora e produtora britânica Jude Kelly em 2010, diretora artística do Southbank Centre, um dos maiores centros culturais na Europa, no centenário do Dia Internacional da Mulher, em Londres. Realizado pela primeira vez em 2010, O WOW já esteve em 23 países da Europa, Ásia e África, além várias cidades na Inglaterra e estará novamente no Rio no dia 21.11.2020.

Neste ano, em razão da pandemia do coronavírus, o evento será realizado em uma versão online, mas continuará promovendo um ambiente para que mulheres troquem experiências e saberes. Mais de 30 convidadas estarão juntas, em uma programação de 12 horas, para refletir sobre esse momento de crise e desafios, através de diálogos, oficinas e intervenções artísticas.

O evento será transmitido no canal do Festival no Youtube, no endereço http://youtube.com/festivalmulheresdomundowow.

Veja a programação completa:

 

9:00 | ABERTURA COM JUDE KELLY E ELIANA SOUSA SILVA

Para dar início às 12 horas de programação, Jude Kelly e Eliana Sousa Silva, curadoras do Festival WOW Rio, conversam fazem um panorama do movimento WOW ao redor do mundo.

 

9:20 | MESA DE ABERTURA COM TAÍS ARAÚJO E ELIANA SOUSA SILVA

A atriz, apresentadora e jornalista Taís Araújo entrevista Eliana Sousa Silva, Diretora Fundadora da Redes da Maré.


10:00 | PERFORMANCE COM MC MARTINA

Em um projeto audiovisual inédito MC Martina levanta a reflexão sobre os desafios de ser uma mulher MC nos tempos atuais e ao mesmo tempo resgata sua ancestralidade em forma de poesia. Com participação especial de Geralda Martina, sua avó e matriarca da sua família.

 

10:30 | TERRITÓRIO DE PARTILHA: EXPERIÊNCIAS COMUNITÁRIAS DE FEMINISMOS NO BRASIL E NA BOLÍVIA.

com Julieta Paredes e Andreza Jorge
Para mobilizar questões cruciais para a vida das mulheres e de suas comunidades, as convidadas desta mesa pensam as lutas daquelas que vieram antes e os caminhos que percorreram e ainda percorrem em seus próprios territórios.

 

11:30 | CURTA METRAGEM MOTRIZ

Dirigido pela cineasta Taís Amordivino, o curta Motriz costura, dentro da narrativa, pautas que atravessam as vivências de mulheres negras: solidão, amor e afetividade.

 

11:45 | RODA DE CONVERSA COM WOWZEIRAS E TAIS AMORDIVINO

Após a exibição do curta|metragem, o grupo de pesquisa de jovens Mareenses, as WOWzeiras, conversam com a diretora e roteirista Taís Amordivino.

 

12:30 | TERRITÓRIOS DE PARTILHA: BRANQUITUDE, GÊNEROS E IDENTIDADES ÉTNICO/RACIAIS

com Geni Núñez, Tatiana Nascimento e Obirin Odara
Quando Geni Núñez põe à prova os limites e os contornos do gênero e Tatiana Nascimento traz a branquitude para o debate racial, que possibilidades de mundo elas fazem surgir?

 

13:30 | OFICINA DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL

com Nina da Hora
A cientista da computação e hacker antirracista Nina da Hora traz uma oficina sobre pensamento computacional com foco em 3 aspectos: educação, arte e cidadania digital.

 

14:30 | POESIA COM RYANE LEÃO E DALL FARRA

A poesia nascida de duas mulheres pretas te convida a escutar seus silêncios para entender se já não é hora de erguer a voz.

 

14:45 | VÍDEO MULHERES NEGRAS DECIDEM

O Mulheres Negras Decidem qualifica e promove a agenda liderada por mulheres negras na política institucional e neste vídeo apresenta um panorama comparativo entre a última eleição municipal local, em 2016, e a atual, em 2020.

 

15:00 | TERRITÓRIOS DE PARTILHA: POLÍTICA COTIDIANA E INSTITUCIONAL PELO DIREITO À CIDADE.

com Thais Ferreira, Benny Briolly e Tainá de Paula / mediação de Tatiana Roque
Benny, Thais e Tainá partilham de experiências comuns mas não iguais: elas são, cada uma a seu modo, mulheres negras, crias da periferia e que se engajam na política cotidiana e institucional para transformar as comunidades em que vivem.

 

16:00 | PERFORMANCE “CORPO CASA - EXPERIMENTO DE CONVIVÊNCIA A DISTÂNCIA” CRIAÇÃO DE MARIANA LIMA, JAQUELINE ANDRADE E CRIS MOURA

Corpo casa é um experimento, uma performance, um encontro. Um experimento de convivência a distancia, entre três artistas mulheres, que de suas casas se aproximam das intimidades e reflexões sobre o corpo, o território, o dentro e fora das atrizes.

 

16:15 | TERRITÓRIOS DE PARTILHA: AMAZÔNIA E OUTROS MODOS DE HABITAR A TERRA

com Juma Xipaia e Eliane Brum
A longa trajetória de luta pela defesa da Amazônia e de enfrentamento direto a grandes corporações | como as envolvidas na construção da Usina de Belo Monte | colocam Juma Xipaia como uma das importantes lideranças indígenas que articulam seus saberes, estratégias e modos de vida para conter e reverter os processos já tão avançados de destruição da natureza e de seu povo.

 

17:30 | SHOW COM JOSYARA

Josyara, cantora e compositora baiana, apresenta show em formato voz e violão com repertório que passeia pelas músicas do seu 2º elogiado disco, Mansa Fúria.

 

18:00 | TERRITÓRIOS DE PARTILHA: QUE RELAÇÕES PODEM SER TECIDAS ENTRE O "FIM DO MUNDO COMO O CONHECEMOS”, E AS POLÍTICAS DE RESTITUIÇÃO ÉTNICO|RACIAL E DE GÊNERO?

com Denise Ferreira da Silva e Fátima Lima
Que relações podem ser tecidas entre o "fim do mundo como o conhecemos", como sugere Denise F. da Silva e as políticas de restituição étnico|racial e de gênero reivindicadas por Fátima Lima?

 

19:00 | TERRITÓRIOS DE PARTILHA: COMO AS POÉTICAS NEGRAS, TRANS E DE MULHERES PODEM CRIAR MUNDOS QUE NÃO CABEM EM UMA PERSPECTIVA BINÁRIA.

com Conceição Evaristo e Jota Mombaça
Se no romance de Conceição Evaristo, Ponciá Vicêncio era capaz de habitar um corpo que chorava e ria ao mesmo tempo, nesta conversa a experiência de habitar uma fenda dentro e fora de si será experimentada como ponto de partida.

 

20:00 | SHOW COM LINN DA QUEBRADA

A cantora, atriz, roteirista e apresentadora Linn da Quebrada apresenta Acusticuzinho, um formato de show super especial para fechar a noite do Festival WOW Rio online 2020.