Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2021 / 08 / Morre Francisco Weffort, cientista político e ex-ministro da Cultura do governo Fernando Henrique, aos 84 anos

Morre Francisco Weffort, cientista político e ex-ministro da Cultura do governo Fernando Henrique, aos 84 anos

O Globo, em 02/08/2021.
Morre Francisco Weffort, cientista político e ex-ministro da Cultura do governo Fernando Henrique, aos 84 anos

O cientista político e ex-ministro da Cultura Francisco Weffort Foto: Leo Pinheiro / Valor

Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/morre-francisco-weffort-cientista-politico-ex-ministro-da-cultura-do-governo-fernando-henrique-aos-84-anos-1-25136841

 

RIO — Morreu o cientista político e ex-ministro da Cultura Francisco Weffort, aos 84 anos. Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Weffort participou da fundação do Partido dos Trabalhadores, sigla na qual ocupou o cargo de secretário-geral. A informação foi confirmada pelo hospital Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, onde Weffort estava internado. Ainda não foi divulgada a causa da morte ocorrida no domingo.

O cientista político foi filiado à legenda até 1994, quando foi convidado a assumir o cargo de ministro durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Antes de ser nomeado ministro, Weffort participou ativamente da campanha das Diretas Já, mobilizações populares em prol do restabelecimento das eleições diretas para Presidência no Brasil.

No ano de 1984, foi aprovado como professor titular do Departamento de Ciência Política da USP. Na banca examinadora, estava Fernando Henrique, que foi seu professor no curso de graduação.

Ao ser convidado por Fernando Henrique para assumir o cargo de ministro da Cultura, Weffort deixou o PT para não entrar em conflito com a ala de oposição ao governo tucano no partido. No cargo de ministro da Cultura, entre 1995 e 2002, defendeu o aumento do orçamento da pasta e fez alterações na Lei Rouanet.

Na sua gestão, foi implantada a Lei do Audiovisual, considerada responsável pela retomada da produção cinematográfica no país, ao permitir que o valor dos recursos destinados pelas empresas privadas ao financiamento de projetos fosse integralmente abatido no imposto de renda.

Weffort também foi fundador e presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs), pesquisador do Centro de Estudos da Cultura Contemporânea (Cedec) e lecionou no Wilson Center e no Helen Kellogg Institute, ambas instituições nos EUA.

Também integrou o integrou o grupo do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP). Como pesquisador, dedicou-se a estudar a democracia no Brasil e em outros países do mundo. Entre seus livros publicados estão "Por que Democracia?", de 1984, e "Qual Democracia?", de 1992.

 

Fonte: https://oglobo.globo.com/brasil/morre-francisco-weffort-cientista-politico-ex-ministro-da-cultura-do-governo-fernando-henrique-aos-84-anos-1-25136841