Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2021 / 09 / 10º encontro da série ENTRETELAS: O Desenho e o Bordado na formação de estudantes e professores

10º encontro da série ENTRETELAS: O Desenho e o Bordado na formação de estudantes e professores

É hoje! Esperamos por você!

 

O Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, da Escola de Comunicações e Artes da USP, transmite, na quinta-feira, dia 23 de setembro de 2021, às 19h, o próximo encontro da série ENTRETELAS.

A série é uma iniciativa de diálogo entre diferentes pesquisadores do campo das artes visuais, evidenciando vínculos e afinidades entre as distintas abordagens das práticas artísticas, teóricas, historiográficas e críticas. Cada encontro reúne doutores em artes visuais recém-formados pela ECA com os atuais doutorandos do Programa de pós-graduação.

Transmitidos mensalmente ao vivo pelo youtube os debates são abertos a todos os interessados, com a possibilidade de participação do público.

 

Ao público participante é oferecido um certificado de presença.

10º encontro: 23 de setembro de 2021

Tema: O Desenho e o Bordado na formação de estudantes e professores

Participantes: Márcio Santos Lima e Vinícius Souza de Azevedo com mediação de Leandro de Oliva Costa Penha

 

Márcio Santos Lima é autor da tese "Desenhar é preciso: o ensino de Desenho como grande área de conhecimento para a formação integral nos Institutos Federais" (2020), desenvolvida sob a orientação da professora Sumaya Mattar. Márcio investigou o ensino de desenho nos Institutos Federais como potencial colaborador no processo de formação integral dos estudantes de cursos técnicos profissionais.

 

Link para a tese: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-25022021-161546/pt-br.php

 

Vinícius Souza de Azevedo é autor da tese "Roda de bordar: atenção distendida em espirais na formação de professores de arte" (2021), desenvolvida sob a orientação da professora Sumaya Mattar. Vinícius propôs e analisou processos formativos que recuperam a dimensão autoral do professor e da professora, tanto quanto sua autonomia, a partir da revigoração de seus projetos pessoais e da instauração de processos criadores, tendo o bordado como campo de estudos, linguagem e dinâmica de relações.

 

Link para a tese: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-10032021-223225/pt-br.php

 

Para este encontro a mediação será de Leandro de Oliva Costa Penha, que atualmente realiza a pesquisa de doutorado intitulada "Escola pública, extensão universitária e periferias: um prisma do ensino de arte a partir de Paulo Freire". Sob orientação da professora Sumaya Mattar, Leandro investiga os processos pedagógicos de professores de arte que estabelecem relações com os territórios periféricos onde escolas públicas estão inseridas e com a universidade, com base na experiência de participação no curso de extensão Arte e Educação para Professores do CAP/ECA/USP (2019-2021).

 

ENTRETELAS

 

Produção e concepção: Dora Longo Bahia, Mario Ramiro e Sumaya Mattar

Trabalhos técnicos de Ronaldo Calixto

Design gráfico de Filipe Barrocas

Colaboração dos doutorandos Ana Paula Albé, Cássia Aranha, Filipe Barrocas, Leandro de Oliva Costa Penha, Milena Durante e Ronaldo Calixto

 

Serviço:

 

• ENTRETELAS: encontros mensais da pós-graduação em artes visuais da ECA/USP, sempre às quintas-feiras, das 19 às 20h30 através do canal no youtube:

Na quinta-feira, 23 de setembro de 2021, Márcio Santos Lima e Vinícius Souza de Azevedo conversam com Leandro de Oliva Costa Penha tendo a conversa o título “O Desenho e o Bordado na formação de estudantes e professores”.

Dia 23/09/2021

Das 19 às 20h30

 

• Canal do youtube: https://www.youtube.com/c/ENTRETELAS_ECA_USP

Para mais informações escreva para ppg.av@usp.br (com Daniela Abbade)

*Agradecemos a divulgação destas informações.