Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2021 / 09 / Está no ar o podcast "Copan: edifício em movimento"

Está no ar o podcast "Copan: edifício em movimento"

Pivô, em 27/09/2021.
Ministério do Turismo, Livraria Megafauna e Pivô apresentam:

COPAN: EDIFÍCIO EM MOVIMENTO
Primeiro episódio do podcast estreia em todas as plataformas nesta segunda-feira (27)

Já está no ar Copan: edifício em movimento, podcast que convida o ouvinte a conhecer melhor o maior complexo residencial da América Latina. Em cinco episódios de formato narrativo, a atriz e diretora Mika Lins — moradora do Copan há 20 anos — conduz o ouvinte em uma visita guiada por este cartão-postal tão presente no imaginário coletivo, dentro e fora de São Paulo. Para isso, conta com depoimentos de vários convidados: arquitetos, funcionários, frequentadores do Copan e, é claro, os vizinhos.

A visita começa pelo Térreo. No episódio de estreia, Mika Lins percorre a galeria acompanhada por KL Jay, integrante do Racionais MC’s. Os dois relembram a chegada ao prédio, compartilham lembranças e impressões do que vivenciaram ali, refletem sobre o significado do Copan em suas vidas. “A minha biografia às vezes se mistura com a desse edifício”, comenta Mika, que hoje tem sua mãe e sua filha como vizinhas. KL Jay conta, entre outras histórias, como foi a gravação da primeira fita demo do Racionais em um apartamento do bloco B no começo dos anos 1990 e os bastidores da foto para a capa do álbum Cores e Valores (2014), tirada na parte externa ainda antes de se mudar para o prédio. “É uma mini-cidade. A vida acontece 24 horas aqui. Agora é uma cena, mais tarde é outra, de madrugada já é outra”, observa. Participam também do episódio os arquitetos Humberto Pio e Eduardo Ferroni. “Uma vez a gente tava numa festa no Dudu e chegou um maluco pelo brise, dando um toc-toc na janela, falando: ‘Cheguei!’”, lembra Pio. Ferroni — o Dudu da anedota — faz parte do Instituto Pedra, organização à frente do projeto de recuperação das fachadas do edifício. Em sua participação no podcast, ele destaca como o Copan ecoa a geometria do seu entorno, como sua estrutura em formato de onda é reflexo das ruas ao redor. “Não há nada mais vinculado ao desenho da cidade do que o Copan.”

Térreo, primeiro episódio do podcast Copan: edifício em movimento, está disponível em todas as plataformas. Novos episódios todas as segundas-feiras, até 25 de outubro.

Sobre o projeto

Há 55 anos, o Copan abriga e cria histórias. É um edifício onde tudo é movimento, construção e ruína ao mesmo tempo. Seus significados para a cidade vêm mudando ao longo do tempo, assim como o fluxo dos seus cerca de 5 mil moradores, funcionários e visitantes. Da garagem ao terraço, passando pela galeria e por alguns de seus mais de mil apartamentos e quitinetes de tamanhos variados, o podcast Copan: edifício em movimento revisita o passado e o presente do edifício, trata de suas riquezas e complexidades.

São diversas as histórias e anedotas contadas por gente como a chef Janaína Rueda, o curador Thyago Nogueira, o empresário Luiz Frias, a arquiteta Sol Camacho, o chefe da manutenção Valter Fedorenko e a cabeleireira Massami Ito, os jornalistas Raul Juste Lores e Caio Braz. Além dos depoimentos, em cada episódio dois conceitos-chave de arquitetura e urbanismo são apresentados em verbetes com linguagem acessível. A produção do podcast, que envolveu dois meses de visitas e gravações em diversas partes do Copan, é da Trovão Mídia. Os arquitetos e urbanistas Diego Matos e Sabrina Fontenele são responsáveis pelo trabalho de pesquisa, o roteiro é da Laura Capelhuchnik e a concepção e direção geral é da Paula Signorelli. O resultado tem tudo para agradar quem quer saber mais sobre a história do Copan, podendo ser usado como recurso educacional na sala de aula, fonte de pesquisa ou simplesmente ser saboreado no tempo livre.

Copan: edifício em movimento é o segundo projeto de uma parceria entre Pivô e livraria Megafauna inaugurada em julho com o Entre Livros, série de encontros virtuais entre artistas e escritores.

Serviço | Podcast Copan: edifício em movimento

Período: de 27 de setembro a 25 de outubro
Episódios: cinco de 25 minutos cada
Novos episódios todas as segundas no SpotifyApple PodcastDeezerAmazon Music e principais tocadores
Mais informações: Maíra Pereira (online@livrariamegafauna.com.br)

Ficha técnica

O podcast Copan: edifício em movimento é uma produção da Trovão Mídia para o Pivô e a Livraria Megafauna
Narração: Mika Lins
Criação e direção geral: Paula Signorelli
Pesquisa: Diego Matos e Sabrina Fontenele
Roteiro: Laura Capelhuchnik
Montagem, desenho de som, música-tema e mixagem: Marianna Romano
Som direto: Tomás Franco e Tales Manfrinato
Identidade visual: Elaine Ramos
Divulgação: Maíra Pereira
Assistência de produção e pesquisa: equipe do Pivô
Gravado no Estúdio Trampolim em agosto e setembro de 2021

Sobre a Megafauna

Localizada no térreo do Edifício Copan, a Megafauna abriu as portas em novembro de 2020 com a proposta de expandir a ideia de livraria como um espaço de reflexão, curadoria e criação de conteúdo. O projeto, coordenado por um grupo de profissionais ligados ao meio editorial e literário, busca oferecer programações culturais voltadas à difusão do livro e, de forma mais ampla, à literatura, às ciências e às artes. 

Sobre o Pivô

Fundado em 2012, o Pivô é um espaço de arte autônomo que oferece uma plataforma para a experimentação artística e o pensamento crítico de artistas, curadores, pesquisadores e público em geral. O programa é composto por exposições, residências, palestras públicas e publicações de artistas locais e internacionais. A instituição já realizou mais de 200 residências nos últimos anos e os recentes comissionamentos incluem os artistas Katinka Bock, Eduardo Navarro, Erika Verzutti, Mário Garcia Torres, Letícia Ramos, Rodrigo Hernandez e a mostra coletiva “imannam” de Anna Maria Maiolino, Ana Linnemann e Laura Lima.

Sobre a Trovão Mídia

A Trovão Mídia é uma produtora de podcasts narrativos criada em 2020 por Ana Bonomi e José Orenstein. Há menos de dois anos no mercado, a Trovão tem parceria com os principais players, como Spotify, Deezer e Amazon, e já produziu 17 podcasts, entre projetos originais e feitos sob medida: Nós, com Roberta Martinelli e Sarah Oliveira, um dos cinco podcasts mais ouvidos em 2021; CerradosQue dia é hoje?, na lista do Spotify Brasil dos melhores de 2020; Cadê a receita, Rita Lobo?, de entrevistas, e Só acho engraçado que, apresentado pela atriz Maria Bopp.