Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2021 / 10 / Conheça a programação on-line da Escola Entrópica

Conheça a programação on-line da Escola Entrópica

Instituto Tomie Ohtake, em 02/09/2021.

ESCOLA ENTRÓPICA

INSTITUTO TOMIE OHTAKE

2º SEMESTRE 2021                   CURSOS ON-LINE

 

GRUPO DE ESTUDOS E EXPERIMENTAÇÃO EM ARTE CONTEMPORÂNEA

COM GALCIANI NEVES E VITOR CESAR

13 SETEMBRO - 6 DEZEMBRO 2021

SEGUNDAS-FEIRAS | 15H - 18H

A proposta do Grupo de estudos, coordenado por Galciani Neves e Vitor Cesar, será uma discussão acerca de uma espécie de vocabulário de gestos que se relacionam ao estado de pesquisa/criação. Trata-se de um exercício especulativo que se dá entre a prática e a nomeação de procedimentos que podem integrar narrativas processuais, críticas e descritivas do próprio fazer poético. Cada participante será convocado a conjugar tal vocabulário investigando a sua própria produção e percurso.

 

 

GRUPO DE ESTUDOS E EXPERIMENTAÇÃO EM ARTE CONTEMPORÂNEA

COM VÂNIA MEDEIROS E CLÁUDIO BUENO

15 SETEMBRO - 1 DEZEMBRO 2021

QUARTAS-FEIRAS | 15H - 18H

O Grupo de estudos, coordenado por Vânia Medeiros e Cláudio Bueno, partirá da expressão oral baiana: "Se Plante!" Trata-se de uma interjeição que convoca uma pessoa a se situar, a se localizar diante de determinado contexto. Durante os encontros, as pessoas participantes serão convidadas a propor ao grupo experimentações práticas e reflexivas a partir de suas obras e/ou processos.Espera-se, assim, instaurar um espaço de interlocução e não apenas de orientação das produções.

 

 

CABEÇA MOLHADA

COM LAÍS AMARAL

30 SETEMBRO - 14 OUTUBRO 2021

QUINTAS-FEIRAS | 19H - 22H

CURSO LIVRE

O curso propõe experiências em hidroalfabetização no fazer artístico, como uma possibilidade de experimentar o gesto de criar e conversar sobre nossas produções como ferramentas de transformação do estado de desertificação social em que nos encontramos.

Passaremos por temas como formação artística não institucional, reconhecimento e afirmação de referências, e xercícios de liberdade para umedecer as ideias e práticas. O curso conta com a participação especial de Mayara Velozo.

 

------

 

A Escola Entrópica empresta da termodinâmica, da química, da física e da geologia noções de transformação irrefreável. A entropia é tomada como mote para pensar espaços de ensino, neste caso ligados à arte. O programa da Escola Entrópica, composto por uma Aula “Magma”,  Grupos de Estudos e Experimentação em Arte Contemporânea e cursos e parte do pressuposto de que não há um ponto ideal a ser alcançado, mas, sim, dinâmicas de erosão de certezas, aumento de temperatura de processos, dispêndio concentrado e contínuo de energia.

A pandemia, que coloca em xeque os modos como nos deslocamos, nos obriga a inventar outras formas de convivência. Assim, a Escola Entrópica propõe estratégias de encontro: a Aula “Magma”, os Grupos de Estudos e Experimentação em Arte Contemporânea e cursos acontecerão on-line.

Nesse formato, pessoas de todas as partes do país podem participar.

 

AULA “MAGMA”

No início de cada semestre, a Escola Entrópica realiza uma Aula “Magma” gratuita e ministrada por um(a) artista convidado(a).

Esta edição foi com a Ana Lira, transmitida pelo nosso canal do YouTube:



GRUPOS DE ESTUDOS E EXPERIMENTAÇÃO EM ARTE CONTEMPORÂNEA

Por meio de exercícios desenvolvidos durante a semana e discussões concentradas nos encontros, os grupos, coordenados por artistas e pesquisadores(as) de arte contemporânea, promovem o aprofundamento nos processos criativos dos(as) participantes. Os exercícios são provocativos e elaborados conforme o envolvimento dos(as) alunos(as). Por isso, a densidade das conversas e do semestre depende, em grande parte, da dedicação dos(as) participantes em pesquisar, produzir e refletir sobre seus processos.

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail participacao@institutotomieohtake.org.br ou pelo WhatsApp 011 93483 9628

BOLSA DE ESTUDO: Integral ou parcial para pessoas negras, indígenas, trans e em situação de vulnerabilidade. Mais informações: participacao@institutotomieohtake.org.br.

Descontos especiais para Amigo Instituto Tomie Ohtake.

Seja um Amigo Instituto Tomie Ohtake. Para mais informações, acesse: www.institutotomieohtake.org.br/apoie

 

AULA 'MAGMA, com Ana Lira

24 de agosto

Terça-feira, 19h
Saiba mais [+]

 

GRUPO DE ESTUDOS E EXPERIMENTAÇÃO EM ARTE CONTEMPORÂNEA, com Galciane Neves e Vitor Cesar
20 de setembro a 20 de dezembro
Segundas-feiras, 15h às 18h

Saiba mais [+]

 

GRUPO DE ESTUDOS E EXPERIMENTAÇÃO EM ARTE CONTEMPORÂNEA, com Vânia Medeiros e Cláudio Bueno
22 setembro a 8 dezembro
Quartas-feiras, 15h às 18h

Saiba mais [+]

 

CABEÇA MOLHADA
CURSO LIVRE  Com Laís Amaral
30 setembro a 14 outubro
Quintas-feiras, 19h às 22h


Saiba mais [+]