Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2021 / 12 / Setor cultural perde mais de 600 mil trabalhadores durante a pandemia

Setor cultural perde mais de 600 mil trabalhadores durante a pandemia

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/12/08/setor-cultural-perde-mais-de-600-mil-trabalhadores-durante-a-pandemia.ghtml

Em 2020, o número de trabalhadores do setor caiu 11,2% em relação ao ano anterior. Os investimentos federais no setor foram os menores em 12 anos.

 

O setor cultural perdeu mais de 600 mil trabalhadores em 2020, durante a pandemia. E os investimentos federais em cultura foram os menores em 12 anos.

Jessica é produtora cultural. Joyce, técnica de som. As duas se viram em apuros quando a pandemia chegou ao Brasil e os teatros foram fechados.

“Começou a bater o desespero. Como a gente vai fazer? Não são só 15 dias, não é só um mês, dois meses”, relembra Jéssica Santiago.

Para conseguir sobreviver, elas criaram uma empresa de entregas, só de mulheres. O negócio deu certo, mas o coração bate mais forte quando o assunto é a cultura.

“A ideia é continuar com os dois. Muito feliz com essa volta, essa possibilidade de exercer o que a gente ama”, afirma Joyce Santiago.

Em 2020, o número de trabalhadores do setor caiu 11,2% em relação ao ano anterior. Na economia como um todo, a redução foi menor, de 8,7% no mesmo período.

O aperto do setor cultural durante a pandemia foi medido em números pelo IBGE. As plateias vazias nos teatros, cinemas, casas de espetáculos e outras atividades culturais impactaram duramente este importante setor da economia. Mais de 600 mil trabalhadores perderam seus empregos.

Para complicar a situação, os investimentos públicos em cultura feitos pelo governo federal foram os menores da série histórica, iniciada em 2009. Naquele ano, de tudo o que foi gasto pelo governo federal, 0,08% foi para cultura, percentual que foi caindo até o ano passado, quando chegou a um terço do pico da série, em 2013.

Entre os municípios, a despesa com cultura também foi a menor da série do IBGE. Já na esfera estadual, houve aumento dos gastos no ano passado. Segundo o IBGE, esse aumento das despesas estaduais foi pontual.

“A gente entende que parte disso pode ser explicada pelo auxílio emergencial Aldir Blanc, mas pelos dados não tem como saber exatamente. A gente imaginaria, no nível municipal, que também recebeu recursos, que sem esse auxilio a queda seria ainda maior”, acredita o pesquisador do IBGE Leonardo Athias.

Para o presidente da Associação dos Produtores de Teatro, Eduardo Barata, a cultura precisa ser reconhecida como um setor importante da economia.

“A gente sabe que cada 1 R$ investido no setor, no mínimo, volta o dobro de impostos para o governo, e isso não se reflete no tratamento. A cultura é transformadora, a cultura emprega. Uma sociedade não se constrói sem cultura e sem as artes”, defende.

A Jéssica tem um recado: “Agora o teatro está voltando e temos que voltar ao teatro. Voltem ao teatro”.

A Secretaria Especial da Cultura não respondeu ao contato do JN.

Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/12/08/setor-cultural-perde-mais-de-600-mil-trabalhadores-durante-a-pandemia.ghtml