Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Notícias 2021 / 12 / Suécia inaugura a primeira biblioteca de livros censurados do Mundo

Suécia inaugura a primeira biblioteca de livros censurados do Mundo

Juliana Rangel para Click Museus, em 14/12/2021.
Suécia inaugura a primeira biblioteca de livros censurados do Mundo

Crédito da Imagem: Novaterapia

Fonte: https://clickmuseus.com.br/suecia-inaugura-a-primeira-biblioteca-de-livros-censurados-do-mundo/

Este ano, a primeira biblioteca de livros censurada do mundo, chamada Dawit Isaak, foi inaugurada no prédio do Arquivo Geral em Malmö, no sul da Suécia. O nome homenageia jornalistas e escritores presos sem julgamento no país africano da Eritreia desde 2001 por publicarem críticas ao regime.

A coleção inclui obras antigas e contemporâneas cujo uso é proibido em determinados lugares do mundo, incluindo canções e peças de teatro. O objetivo é coletar livros censurados ou livros sujeitos a qualquer forma de proibição, incluindo livros que foram queimados no passado. Deve-se lembrar que não apenas os livros são censurados, mas os escritores geralmente são ameaçados, presos ou exilados.

A biblioteca possui atualmente 1.600 projetos e planos de expansão com novas propostas. Cada livro fornece informações sobre o motivo da revisão, prazo e local. Além disso, existem materiais sobre liberdade de expressão, censura e democracia. Os exemplos incluem títulos como “Versos Satânicos” de Salman Rushdie, que é considerado uma ofensa ao Profeta Muhammad.

Crédito da Imagem: Novaterapia

Existem também obras que foram proibidas por atentarem contra a moral e os bons costumes e causarem escândalos sociais. Considerado subversivo, profano ou obsceno, como “Lolita” de Vladimir Nabokov (1955), que foi afetado em vários países incluindo o Brasil Reveja.

Crédito da Imagem: Novaterapia

O Livro 1984, publicado por George Orwell em 1948, teve como tema comentários sobre regimes totalitários e foi censurado nos Estados Unidos e na União Soviética. A trilogia “Cinquenta Tons de Cinza” de E.L. James foi banida da pornografia em muitos lugares.

Fontes: Nota terapia

Fonte: https://clickmuseus.com.br/suecia-inaugura-a-primeira-biblioteca-de-livros-censurados-do-mundo/